Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 26
Busca::..
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Artigos
10/05/2011 04h51

 

Spider Nut: solução inovadora para fixação segura, econômica e fácil


 


Dr. Ing. Mauro M. de Souza

Juliano Savoy

Paulo Cesar Sigoli

Marcelo A. do C. Silva

 


Elevadas cargas axiais aplicadas sobre determinados componentes de montagem móveis podem restringir seus movimentos e, em algumas aplicações, podem levar até o travamento total do sistema. A montagem destes componentes é caracterizada, geralmente, como de segurança e de elevada solicitação mecânica. Para estas aplicações são utilizadas, hoje em dia, porcas autotravantes ou porcas travantes.
As porcas auto-travantes impõem um torque prevalente à junta, o qual evita o afrouxamento e mantém a montagem segura. O torque prevalente pode ser obtido por diferentes formas, como por exemplo, por deformação de alguns filetes da rosca, por diferença entre o passo de rosca da porca e do parafuso, porca com inserto metálico ou de poliamida.
Já as porcas travantes, exigem um componente externo para garantia da função de fi xação da montagem, tais como: cupilhas, anéis e capas de travamento, porém, as porcas travantes também podem ser representadas pela fixação através da deformação de uma determinada região da rosca da porca ou de um colar, simulando uma cupilha, após a montagem. Este procedimento, muitas vezes, envolve diversos componentes para a montagem, restringe a sua reutilização, aumenta custos, e possibilita falhas na linha de montagem e durante a manutenção futura.
A solução inovadora da Neumayer Tekfor Automotive Brasil, chamada de Spider Nut, apresenta, em seu desenvolvimento, um sistema efi ciente, de fácil montagem em linha e em manutenções futuras, sem comprometer a efi cácia e a funcionalidade dos componentes da junta aparafusada. Esta solução combina características de funcionalidade tanto de porcas travantes como de auto-travantes.
 

 


Figura 1 - Exemplo de elementos para fixação de um cubo de roda traseiro

Para demonstrar o seu funcionamento, apresentaremos a Spider Nut em uma aplicação para fixação de cubos de roda traseiro sobre rolamentos cônicos.
A montagem de rolamentos de rolos cônicos em cubos de roda, normalmente requer ajuste na pré-carga axial para evitar o bloqueio do rolamento e o conseqüente bloqueio da roda.
A figura 1 apresenta um exemplo de um conjunto de componentes usado em uma montagem possível de um cubo de roda. Nesta figura pode ser visto o rolamento de rolos cônicos, o disco de pressão, a porca, a capa dodecagonal e a cupilha de segurança que evita a soltura do conjunto.

 


Figura 2 - Exemplo de instalação de um cubo de roda traseiro

A instalação de um cubo de roda segue os passos que estão descritos na figura 2. Primeiramente, o rolamento cônico é instalado (A) e então o disco de pressão é encaixado no eixo (B). A porca é instalada (C) e fixada até o correto ajuste axial do rolamento. Obtêm-se, com isto, o giro livre da roda sem folga axial (D). A capa é inserida sobre a porca de forma que seja possível posicionar a cupilha de segurança em um dos furos do eixo (E).
A cupilha é dobrada nas extremidades para garantir a segurança do conjunto (F).
Neste procedimento, requer-se muito tempo para instalação dos quatro componentes e também para a manutenção, gerando custos de produção, logística e de estoques.

 

Para facilitar esta montagem, foi desenvolvido pela empresa um novo conceito de porca a qual é capaz de manter a segurança do sistema de travamento com maior precisão e eficiência.
A Spider Nut é constituída de um corpo roscado, uma mola em forma de aranha e uma arruela de travamento. Sua utilização é adequada para aplicações em ponta de eixo de roda, aplicações para fixação de rolamentos cônicos ou em qualquer outra aplicação de segurança.

Figura 3 - Porca montada                   


A guia retangular da arruela na figura 4 se encaixa no rasgo de chaveta do eixo o qual evita a rotação entre a arruela e o eixo.

 



                         Figura 4 - Posicionamento da arruela no eixo

 

CONCEITO DE OPERAÇÃO

Com a introdução de uma chave soquete os braços da mola aranha se fecham liberando o movimento rotativo entre a porca e a arruela, e consequentemente permitindo o rosqueamento ou desrosqueamento da porca no eixo, como mostrado na figura 5. Quando a chave de soquete é removida, os braços da mola retornam à sua posição original e um dos braços se acopla em um dos rasgos da arruela bloqueando assim o movimento de rotação entre o corpo roscado e a arruela e, consequentemente, restringindo o movimento da porca com eixo. Dependendo do projeto, são possíveis até 102 posições para o encaixe de um dos braços da mola nos rasgos da arruela, ou seja, uma posição de acoplamento a cada 3,53º. Uma porca com rosca de passo 1mm, por exemplo, possuirá precisão de ajuste axial de 0,01mm.
               Figura 5 - Movimento do Braço da Mola


NOVO CONCEITO DE MONTAGEM DO CUBO DE RODA TRASEIRO

O novo processo inovador de fixação do cubo de roda é feito de acordo com os passos mostrados na figura 6.
Primeiramente, o rolamento cônico é instalado (A). O guia retangular da arruela é posicionado com a chaveta do eixo (B). A porca é encaixada no eixo (C), e uma chave soquete é introduzida no sextavado da porca para liberar o giro da mesma (D). A porca é apertada até que o correto ajuste axial do rolamento seja alcançado, objetivando-se, com isto, o giro livre da roda sem folga axial (E). Após a remoção da chave soquete, a porca permanece fixa no eixo (F), ou seja, o bloqueio ocorre imediatamente quando um braço da mola acopla em um dos rasgos da arruela. (G ).
 

Apesar da montagem de cubos de roda com rolamentos de rolos cônicos ser complexa, devido à restrição das forças axiais atuando em todo o sistema, esta solução atende aos requisitos considerados essenciais para um produto superior e competitivo, como garantia de elevada segurança, redução de custos do sistema e otimização do tempo e recursos de montagem.








        Figura 6 - Novo conceito de montagem do cubo de roda traseiro 

 

 

 

Muitas soluções de sistemas de fixação têm sido desenvolvidas nos últimos anos a fim de garantir a segurança e eficiência de uma junta parafusada. Na maioria das vezes, essas se tornam muito caras e inviáveis para os clientes.
As principais premissas para novas soluções em fixadores são, a segurança, o baixo custo e a facilidade de aplicação e manutenção, porém, um novo produto com a exclusão de um destes três requisitos ficará incompleta.
A solução apresentada neste artigo, resulta de muitos anos de trabalho em sistema de fixação, a fim de reduzir os custos das linhas de montagem, e de ajudar os engenheiros a solucionar problemas freqüentes de juntas aparafusadas.
A Spider Nut pode sempre ser pensada quando nos deparamos com sistemas complexos, onde muitos componentes são envolvidos, e que requerem elevado grau de segurança funcional, baixos custos de montagem ou manutenções futuras do sistema e com precisão de posicionamento axial no eixo roscado.

*Dr.-Ing. Mauro Moraes de Souza
Chief Engineer R&D Brazil
mauro.souza@neumayer-tekfor.com

*Juliano Savoy
R&D Engineering Manager
juliano.savoy@neumayer-tekfor.com

*Paulo Cesar Sigoli
R&D Product Engineer - Fastener
paulo.sigoli@neumayer-tekfor.com

*Marcelo Adriano do Carmo Silva
R&D Product Engineer - Driveline
marcelo.silva@neumayer-tekfor.com

 

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com