
De comprador a revendedor de parafusos
Empresário muda de setor para se dedicar a venda de parafusos
|
Por mais de 30 anos José Tavares atuou no departamento de compras de diversas empresas, trabalhou em construtoras como a Constran, no qual participou, desde o inicio, das obras do Terminal Rodoviário Tietê e da implantação do Metrô em São Paulo, esteve presente também nas obras do Aeroporto de Cumbica em Guarulhos e na Barragem de Sobradinho na Bahia, comprando, inclusive, muitos fixadores.
Durante dez anos, até 1994, no comando do setor de suprimentos de uma indústria de papel e celulose, na região de Pindamonhangaba no interior de São Paulo, Tavares sentia grande difi culdade em comprar elementos de fixação, principalmente em aço inoxidável, já que a revenda mais próxima era em Taubaté, e com muitas limitações às necessidades. Desta maneira, em muitas compras só restava recorrer a São Paulo.
Desligado da papeleira, mas com o conhecimento das dificuldades nas compras dos materiais, Tavares decidiu criar o seu próprio emprego, a primeira loja de parafusos de Pindamonhangaba.
Determinado a cuidar do setor comercial, Tavares contou com o apoio de Júlio Barros, profissional de longos anos no banco Bradesco, que ficou responsável pelos assuntos administrativos e financeiros, dando assim a criação da Valpar Parafusos.
Ao longo desses 15 anos de atuação, a Valpar cresceu muito, num período em que vários novos fornecedores, nacionais e internacionais, surgiram, encorajando outras pessoas a criarem novas revendas.
No município e região, a pioneira Valpar possui uma clientela sólida, busca ampliação no mercado sem esquecer da base que os impulsionaram. Para exemplificar, durante a entrevista, Tavares mostrou com orgulho uma fatura para Contagem em Minas Gerais.
“Entre muitas de nossas linhas, temos como fornecedores a Rex, Ciser e Belenus. Em chumbadores temos a Tecnart e a Âncora, além de alguns importados. Temos grandes clientes como a Gerdau, Confab, além de industrias de médio e pequeno porte, atendendo cerca de setenta clientes ao dia, só no balcão, fora os pedidos via e-mail e telefone”, afirmou Tavares.
Por conta da experiência que Tavares possui seu atendimento é especializado, já que ele já esteve do outro lado do balcão, comprando, e todo e qualquer problema que ele enfrentou em compras, hoje ele cria soluções para atender melhor seus clientes. |
|