Marginal Tietê ganha ponte estaiada
Nos barcos movidos à vela, estai é o termo usado para designar os cabos, normalmente feitos de aço, que colocados no sentido longitudinal mantém o mastro fixo.
Desta forma, uma ponte estaiada é um tipo de ponte suspensa por cabos, composta de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.
As chamadas pontes estaiadas costumam ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma pêncil (suspensa).
Uma nova ponte com este conceito construtivo será inaugurada a partir do dia 30 de abril na Via Professor Simão Faiguenboim, mais conhecida como Marginal do Rio Tietê (SP-15), na cidade de São Paulo. A nova instalação está sendo construída sobre a embocadura do rio Tamanduatei com o Tietê, possibilitando assim a ligação da Avenida do Estado com os dois sentidos da marginal, próximo ao Anhembi.
A obra será uma construção mista, onde uma parte terá pilastras comuns, mas contará também com uma grande parte estaiada, para sua sustentação, assim como ocorreu com a ponte Octávio Frias de Oliveira, na Marginal Pinheiros (citada em nossa edição 10, com acesso disponível em www.revistadoparafuso.com).
Serão 88 estais presos a um mastro central de 55 metros, o que equivale a um prédio de 18 andares. De acordo com Aristides Vieira Machado, engenheiro responsável pela obra, foram utilizados 1.232 parafusos, porcas e arruelas em toda sua extensão. A iluminação, por sua vez, ainda está em processo de licitação, mas tudo indica que ela terá o mesmo da similar sobre o rio Pinheiros.
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