Índia News
Sundram Fasteners vive quebra de paradigma
Filha do fundador busca redesenhar o futuro dos negócios, além de contratar mais mulheres
A diretora administrativo da Sundram Fasteners, Arathi Krishna, vive um paradigma na empresa. Ela está abrindo uma joint-venture contra seu próprio pai, Suresh Krishna, que fundou a empresa em 1966. Em suas cinco décadas no comando, o sênior Krishna sempre sustentou que dois parceiros fazem estranhos companheiros de cama. Embora não esteja totalmente desiludida com as idéias de seu pai, Arathi está atrás de seus sonhos de expandir os horizontes da empresa.
Ela e sua irmã Arundhati querem levar a Sundram Fasteners a condição de uma das maiores empresas de engenharia da Índia. Sobre as apreensões de Suresh Krishna sobre a parceria, Arathi diz que sonhos diferentes podem funcionar juntos e que o relacionamento pode ser sim compatível.
Por sua vez, Arathi tem feito brilhantemente trabalho a frente da Cia. Todas as 17 fábricas da empresa estão qualificadas para o Deming Award, o maior prêmio dado no setor de engenharia. Nos últimos cinco anos, os investimentos em P&D aumentaram quatro vezes, de 0,5 para cerca de 2%, quase o dobro da produtividade por funcionário nas fábricas. Manter as operações e preparar a organização para mudanças na indústria automotiva são os principais desafios. Arathi busca dobrar o número de mulheres empregadas e aumentar a receita de vendas de novos produtos para 35% a mais que os atuais 20%.
ARaymond abre nova fábrica em Chennai
A francesa ARaymond está instalando uma nova unidade na cidade de Chennai, a ARaymond Fasteners India, visando atender seus clientes de O&M. A empresa iniciou suas operações na Índia em 2007 devido ao projeto do carro Tata Nano. Agora, ela planeja expandir sua rede de armazéns em todo o país.
Um porta-voz da empresa informou que a ARaymond construiu recentemente um depósito em Chennai e planeja instalar uma fábrica na mesma cidade. Ele também falou sobre os muitos desafios em infra-estrutura e estações de recarga para veículos eletrônicos.
A nova planta deve começar a funcionar a partir do segundo semestre de 2019, e quando ela estiver operacional serão compradas máquinas para ela. Chennai foi escolhida pela presença significativa de muitos OEMs, como a Ashok Leyland, a Ford, a Hyundai etc. Com a entrada da BSVI no mercado indiano, a ARaymond está procurando fornecer aos clientes os produtos de que necessitam. Os novos produtos incluirão fixadores com uréia para controlar e manter a pressão em um certo grau. A empresa também venderá conectores de refrigeração para manter a temperatura em níveis seguros em carros elétricos.
PSA planeja retorno à Índia
Grupo reingressará com sua marca Citroen
O retorno anunciado pelo maior conglomerado francês do setor automotivo será regido por uma parceria de longo prazo entre o Grupo PSA e o Grupo CK Birla. Tratam-se de dois acordos de joint venture (JV). Sob o primeiro, a PSA irá deter uma participação maioritária na JV para a montagem e distribuição de seus carros de passeio na Índia. No segundo, uma JV 50:50 é formada entre a PSA e a AVTEC Ltd para fabricação e fornecimento de powertrains.
Hosur é a cidade escolhida para produção powertrain e a fábrica de veículos será em Tiruvallur, perto de Chennai (polo indiano de O&M), ambas em Tamil Nadu. A capacidade anual da unidade powertrain será de três milhões de caixas de câmbio e dois mil motores, enquanto a capacidade da montadora de veículos será de um milhão de veículos por ano.
No início de 2017, quando os acordos da JV foram anunciados, o investimento foi estimado em quase US$ 10 milhões. O Grupo PSA revisou seu investimento em cerca de US$ 17 milhões em ativos fixos elegíveis.