Editorial
Torneira$ aberta$
Recentemente um colega da Ásia nos perguntou se a economia brasileira estava realmente melhorando. Fizemos esta tabela abaixo, sobre o setor automotivo, e pedimos que ele tirasse suas próprias conclusões.
No período recessivo recente sempre buscamos mostrar neste espaço "onde havia água", ou seja, melhorias, oportunidades... Mesmo consciente que os estragos eram grandes sempre foi possível encontrar boas oportunidades no Brasil, que nunca deixou de ser atraente.
Ok, aqui não é o único lugar no mundo com atrativos para se lucrar, mas lembremos que somos 2,5% do PIB mundial e quinta população global. Num simples exemplo de potencial, só em smartphones o país possui cerca de 71,9 milhões de usuários, segundo ranking da www.emarketer.com, que é liderado por China (704 milhões), Índia (279) e EUA (220).
Atualmente é intensa a quantidade de notícias positivas, com anúncios de empresas "abrindo suas torneiras", ou seja, desengavetando projetos, despejando dinheiro no mercado. Por exemplo:
- A Toyota espera produzir 225 mil veículos no Brasil, 7,6% mais que em 2018;
- Após vender 75% a mais em 2018, a Scania anunciou R$ 2,6 bilhões de investimentos na operação brasileira;
- A Volvo anunciou investimento adicional de R$ 250 milhões, além do R$ 1 bilhão já programado entre 2017 e 2020;
- A Volkswagen Paraná está implantando uma nova linha, demandando R$ 2 bilhões, além de resgatar 500 colaboradores que estavam em lay-off.
Concluindo, sequer citamos aqui setores como a agricultura, construção, energia, móveis e até fabricantes de torneiras.
Boa leitura!
Sérgio Milatias