Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 44
Busca::..
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Persona
20/03/2014 11h00

 Persona

 
 

Crise pode ser enfrentada como “desafio” ou “dificuldade”, dependendo dos olhos que veem  

 

Para superar momentos de crise e sair dela com algum ganho é necessário sabedoria e esforço, seja ele pessoal ou da equipe. Não temos controle de tudo que acontece no mercado, na economia, nas ações governamentais, mas temos noção de como vamos nos comportar frente a estes desafios. Estamos próximos ao lançamento do EBRATS 2015 - Encontro Brasileiro de Tratamento de Superfície, o maior evento do setor na América Latina, oportunidade de muitas empresas mostrarem aos seus clientes, e potenciais clientes, que eles têm estratégias atraentes e bem definidas.

Os nossos colegas de BRICs, os chineses, que são famosos pela sabedoria milenar, compõe a palavra “crise” por “wei-ji”, que é a composição de “perigo e oportunidade”, que podemos traduzir em “desafio”, para os que buscam ser ganhadores e “dificuldade” para os que simplesmente tendem a aceitar as diversidades - muitas vezes só reclamando do que não podem e não se encorajam a mudar.

Sei que participar do Ebrats é um bom investimento, pois um evento desta magnitude, que só ocorre a cada três anos, marca na cabeça dos seus visitantes, boa parte deles formadores de opinião, que levarão as sementes de ideias bem trabalhadas. Uma frase que costumo usar evidencia que só reclamar não leva a vitória: “Razão se dá a quem não tem, pois quem tem não precisa dela”. Se esperarmos que o mercado esteja melhor para que façamos os investimentos em nossas empresas, quando a oportunidade vier pode não haver tempo da semente do investimento fertilizar e colhermos os frutos. Por sua vez, os visionários que encaram isso como desafio, já estarão com seus frutos nas cestas dos clientes, pois a velocidade dos avanços tecnológicos tornam rapidamente as coisas obsoletas. Considerando que estamos na era da informação, e que as distâncias entre os mercados mundiais praticamente inexistem, quem permite que o concorrente o alcance poderá ir para o fim da fila, restando apenas esperar uma nova oportunidade.

Há tempos atrás ter um diploma de sustentabilidade era um “algo mais” para as empresas que tinham uma preocupação diferenciada com o “Meio Ambiente”. Hoje é no mínimo obrigação para manter-se no mercado, pois a pa- lavra “sustentabilidade” transgrediu essas fronteiras básicas, significando também inovar tecnologicamente com olhos no menor impacto ambiental possível e com qualidade de vida aos seus colaboradores. Isso tudo sem se descuidar um só momento dos seus concorrentes, e satisfazendo as necessidades de seus clientes. Para isto, a palavra “sustentabilidade” precisa se fazer presente e ser notada de forma marcante.

Uma empresa que buscar ser igual a qualquer outra já é ultrapassada, assim, buscar estar em evidencia é ser eficiente, encantando o cliente...    

Antônio Carlos de Oliveira Sobrinho

Especialista em tratamento de superfície, atua há 36 anos no ramo Automobilístico, além de ser o atual presidente da Associação Brasileira de Tratamento de Superfície (ABTS) antonio.sobrinho@abts.org.br www.abts.org.br

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com