Automec trouxe grandes investimentos para o setor de autopeças
Novos negócios e a entrada de capital estrangeiro deverão ampliar o mercadode autopeças, com previsões de US$ 42 bilhões para este ano
A 11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que aconteceu entre 16 e 20 de abril, no Anhembi/SP, deixou um sentimento de otimismo e a ideia de uma retomada do setor de autopeças frente a 2012. De acordo com Rodrigo Rumi, diretor da feira, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a edição 2013 reuniu 1.209 marcas e recebeu 70.450 visitantes, de 31 países. “Esta foi a maior edição já realizada nos últimos tempos, com um crescimento de 3% na área total de exposição”, afirmou o executivo. Isso pôde ser comprovado pela apresentação de projetos de diversas marcas proveniente, por exemplo, da expectativa gerada pelo regime automotivo Inovar-Auto.
Bollhoff
Fornecedora internacional de fixadores, a empresa acumula oito participações na Automec, investiu nesta edição cerca de R$ 100 mil, com um estande de 50m2. Segundo o gerente de negócios, Ricardo Veloso, “além de buscarmos novos negócios, a participação visa principalmente a divulgação da marca, bem como alavancar o posicionamento de algumas linhas de produtos no mercado automotivo. Como nosso público alvo são empresas do segmento automotivo e indústria em geral – tais como sub-montadoras, estamparias e bens de capital – nossa presença é de grande relevância. Aqui, uma novidade foi a linha de fixadores rápidos “Quicklock”, um produto que pode ser disponibilizado na cor e perfil desejado, além de resistente a vibrações. No passado a feira era inteiramente dedicada aos fabricantes de autopeças, com fornecimento OEM, os chamados Tiers. Hoje, o que se vê em cada edição é uma adesão cada vez maior de fabricantes aftermarket, além de distribuidores de componentes automotivos. A interação dentre esses mercados abre novas possibilidades de negócios”, concluiu.
Naschold
“A Automec é uma feira onde a maioria dos nossos clientes também são expositores. Então, estar com um estande junto a eles já vale a pena, pois recebemos visitas e temos a calma e tranquilidade para conversar de assuntos como desenvolvimento e/ou projetos em andamento. Investimos cerca de R$ 27 mil para um espaço de 25 m². Além disso, viemos mostrar que a Naschold está sempre em busca de zero defeito. Adquirimos uma máquina selecionadora de peças para este fim, investimentos cerca de US$ 150 mil, e também conseguimos a patente de uma rosca especial chamada Remform “F”. É uma rosca que está tendo uma demanda muito boa pela indústria automotiva e estamos começando a fornecer parafusos com essa característica. Esse setor representa 70% do nosso faturamento. Ainda, outra novidade, é que esse ano estaremos ampliando o nosso galpão em 2.400 m², totalizando 6 mil m² de área construída”, concluiu Rolando Naschold – diretor.
Fey
Sempre presente na feira, o objetivo da empresa é fazer marketing de relacionamento e divulgar sua marca. “Nossa presença é institucional, apenas para exposição da marca. Investimos cerca de R$ 80 mil em um estande de 50 m². A Fey é uma empresa familiar, que completará 50 anos em 2016, e atua nos setores automotivo, agrícola, motos e tratores. Fornecemos uma ampla linha de produtos de fixação, como parafusos, porcas, grampos de molas etc. O fornecimento para o setor automotivo representa 30% do nosso faturamento, sendo que 70% restantes voltados somente para distribuição, implementos rodoviários e agrícola”, afirmou Edison Boetcher – diretor comercial.
Rex
“Nossa empresa possui 55 anos de mercado e faz somente quatro que começamos a fornecer para o segmento automotivo. No primeiro momento, estamos atendendo a linha de reposição e em uma segunda etapa partiremos direto para as montadoras. Hoje, este setor representa 15% do faturamento e pretendemos chegar em 30% até 2015. Oferecemos uma linha completa standard, agrícola, e também exportamos para toda a América Latina. Nosso estande possui 25 m², com um investimento aproximado de R$ 70 mil”, explicou Jaison Stüve – gerente comercial.
Azevedo Tubos
Com 30 anos de mercado, a empresa atende o setor de reposição de autopeças e pequenas montadoras. Em sua oitava participação na Automec, investiu aproximadamente R$ 17 mil em estande de 15 m². “Estamos ampliando cada vez mais a nossa linha. Já dominamos a linha de carros de passeio, utilitários e caminhões, e agora estamos entrando na área agrícola. Oferecemos não só a parte de canos de freio como também tubos injetores, conexões usinadas e flexíveis de freio. Inclusive, estamos ampliando consideravelmente nossa penetração no mercado global em peças de reposição. Somente nesse ano, investimos R$ 130 mil em máquinas. Considero vital a participação nessa feira para que você seja conhecido nacionalmente, pois ela centraliza grande parte dos fabricantes e recebe muitos visitantes de todas as partes do País”, declarou Milton Azevedo – diretor.
Grupo GRX Mundi - Macrosul e Metalmatrix
Um dos grandes objetivos do grupo na Automec é fortalecer as marcas que estão envoltas sob o nome GRX Mundi: Autotravi, Metalmatrix e Macrosul. Segundo a gerente de marketing, Cláudia Pontel, o braço da Metalmatrix está bem fortalecido com o fornecimento de abraçadeiras para a cidade de São Paulo, gerando grandes perspectivas para a área. “A principal ação é a abertura de mercado, que já estamos fazendo há um bom tempo. É importante mostrar que as empresas têm uma unificação e que para o cliente isso é bem importante, pois ele pode ser beneficiado por esse grupo. Investimos cerca de R$ 50 mil em nosso estande de 25 m², mas pretendemos voltar em 2015 com um espaço bem maior para atender a demanda de clientes”, explicou.
Para os clientes serem bem atendidos, é preciso uma proximidade com eles – segundo o diretor-executivo César Resadore. Por isso, a empresa anuncia para maio de 2013 a inauguração de um novo centro de distribuição em Jundiaí/ SP. “Fizemos uma parceria com o Expresso Jundiaí e iniciamos as atividades dentro do CD deles. Essa empresa será nossa parceira na distribuição, abastecimento e estocagem dos produtos. É a nossa grande novidade. A previsão é de que faturemos R$ 8 milhões por ano com esse novo centro. Por isso, essa feira é propícia para recebermos clientes de todas as regiões e ainda gerar futuros negócios”, finalizou.
Belenus
A empresa está em sua terceira edição e investiu cerca de R$ 120 mil para exposição em um estande de 50 m². “Especificamente nessa feira, o foco principal foi fixação. Trouxemos todas as linhas de fixadores, que já temos desenvolvidas, e também uma série de itens de produtos especiais desenvolvidos conforme desenho. Estamos aproveitando para trazer duas outras linhas de produtos também: uma de ferramentas inerentes ao mercado automotivo – ferramentas manuais utilizadas nas oficinas mecânicas e nas concessionárias – e uma de mangueiras e conexões, produtos relativamente novos no Brasil, que estamos trazendo em parceria com empresas da Europa, mais voltada para a parte de biodiesel. O fornecimento para o mercado automotivo é uma área que ainda está em crescimento para nós, representa cerca de 10 a 15%, mas pretendemos aumentar para 25% nos próximos cinco anos”, relatou Paulo Roberto Santos – diretor comercial da divisão de fixadores.
Suprens
“A nossa participação na feira é muito mais institucional, para fortalecimento de imagem. Fabricamos abraçadeiras, fornecemos para quase todas as montadoras, para o mercado de reposição e também exportamos. Estar presente aqui ajuda a melhorar a divulgação da marca Suprens dentro do mercado automotivo, que representa cerca de 70% do nosso faturamento. Investimos aproximadamente R$ 50 mil em estande de 50 m², declarou Marcos Carvalho – gerente comercial.
ZM
A empresa iniciou suas atividades com desenvolvimento de solenoides e relês para motores de partida. Com a conquista de novos mercados, acabou estendendo sua produção também para parafusos e porcas de roda e peças especiais conformadas a frio. “Nosso grande forte é a linha elétrica. Porém, estamos ampliando a linha mecânica pois sentimos a necessidade do mercado em adquirir produtos de fixação. Hoje, essa linha já representa 40% do nosso faturamento. Por isso, investimos cerca de R$ 150 mil neste estande de 120 m² para mostrar nossas principais linhas de produtos: parafusos e porcas, parafusos e porcas de roda, cruzetas, motores de partida e alternadores”, explicou Poliana Pinotti – responsável pelo marketing. A empresa comemora 30 anos em 2013, possui três unidades em Brusque, Santa Catarina, e está em fase de construção de um novo centro de distribuição. |