GESTÃO & NEGÓCIOS
Educação no Brasil - Reflexões
Passei uma vida escutando que o maior problema do Brasil é a educação. Já li estudos sobre o tema que apontam a herança imperial como um fator preponderante. Pergunto: a França não tem tal herança?
Há quem diga que é falta devisão estratégica de governo e outros, opostamente, entendem que a educação deficiente é obra da estratégia do governo. Difícil acreditar, posto que nos últimos 40 anos o governo andou da direita para a esquerda alterando toda a estrutura educacional e no final das contas só mudaram as moscas.
O desencontro entre União, Estado e Município, característica do federalismo, poderia ser apontado como um obstáculo, mas mesmo assim questiono: não haveria de ter, pelo menos, um município destacado como excelência em educação dentre os 5.564 municípios do Brasil?
Existem outras centenas de argumentos, inclusive o de que o povo brasileiro é complexado e vagabundo. Darwin talvez dissesse que o ser evolui para vencer os obstáculos do meio ambiente; não havendo tais obstáculos nesta Terra que tudo dá, não há como promover evolução.
Uma coisa é certa: educação é anseio da sociedade e é função do Estado. Educação é Objetivo Nacional de Estado e deveria ser de Governo.
Educação não pode nem deve ser vista como oportunidade de mercado para grupos empreendedores.Também é certo que crianças e jovens preferem o lazer ao estudo, assim como adultos preferem o lazer ao trabalho; é da natureza humana.
Por isso, encerro esses meus apontamentos com algumas citações para reflexão:
- “Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.” Sócrates (470-399 a.C.).
- “Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.” Hesíodo (720 a.C.).
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@wocs.com.br |