Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 38
Busca::..
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Case
14/03/2013 10h57

 CASE

 
Demanda por peças complexas fez surgir a Usimetal
 
Prestes a completar 30 anos, empresa está sediada numa região onde estão instaladas grandes empresas do cenário econômico nacional
 
 
 
 
Nascida em 1984, no município de Sete Lagoas – município com mais de 214 mil habitantes, localizado há 70 quilômetros de Belo Horizonte/MG, próximo de grandes empresas como a Ambev, Bombril, Iveco, entre outras – a Usimetal é comandada pelo seu fundador, Ildebrando Cunha, um mineiro de 65 anos, segundo de nove filhos de um agropecuarista de uma pequena fazenda situada na mesma cidade.
 
Quando garoto, Cunha trabalhou em uma empresa chamadaAutomecânica, fabricante de peças para manutenção de máquinas, com forte atuação com usinagem. Tempos depois foi para Belo Horizonte para trabalhar em outra empresa como Técnico Contábil, além de estudar Administração e adquirir novas experiências.
 
Mais tarde, formado e mais gabaritado, voltou por saudades da “terrinha” e pela oportunidade de comprar a Automecânica, algo que só foi possível com certa disposição do proprietário em se adaptar às condições do então comprador, já que desejava ver Cunha no comando. A empreitada contou com a participação capital do pai, com recursos da venda de uma fazenda.
 
Já no comando, Cunha cita que a pujança da Fiat no estado mineiro fez alguns clientes pedirem a fabricação de itens cada vez mais complexos, o que fez surgir a Usimetal Industrial Ltda., especificamente para desenvolver e fabricar peças com destinação à indústria automotiva, e que funcionava paralelamente às atividades da Automecânica.
 
Quando ainda estava focado na usinagem, a diversidade de peçascomplexas passou a fazer Cunha se interessar pelo processo de conformação mecânica, levando-o a iniciar um processo de análise para compra de prensas horizontais automáticas e iniciar uma nova fase. Em 1996, por convite do representante no Brasil da National Machinery, foi para uma feira do setor em Chicago, concluindo seu ciclo de análises na sede da anfitriã, em Tiffin, Ohio, EUA. Em 1997, uma primeira prensa modelo FX de 5 estágios foi comprada. “Começamos nesse negócio comprando aquilo que havia de melhor, visando produzir, desde o início, com alta tecnologia”, comentou Cunha.
 
Hoje, além de elementos de fixação roscados, a Usimetal produz uma infinidade de peças, como pino-dobradiça, terminais, fixadores de estruturas de bancos automotivos, cubos para freio de mão, entre outros. A sede da empresa, que é própria, possui 10 mil metros quadrados, cabendo três mil à fábrica. As melhorias na infraestrutura no estado propiciam acessos rápidos, feitos através de pistas duplicadas e bem sinalizadas, o que facilita também o escoamento da produção.
 
“Desde a fundação, a Usimetal tem buscado a excelência no atendimento, a melhoria contínua de seus processos e maior competitividade, adotando uma gestão mais moderna, treinamento de seus colaboradores, atualização de seus equipamentos, especialmente através da Certificação ISO 9001:9002, enquadrando-se nos padrões internacionais. O objetivo é estar sintonizada e integrada com seus clientes, buscando oferecer serviços e produtos que possam atender às suas principais demandas de maneira satisfatória. Produzir peças com qualidade para atender as necessidades dos clientes, deixando-os
totalmente seguros e satisfeitos”, explica Cunha.
 
 
Em 2012, a empresa alcançou 16 milhões depeças fabricadas, sendo que sua capacidade produtiva atual está em 100 toneladas/mês. Esta Tier2 (designação de fornecedor complementar) atualmente possui prensas e laminadoras de rosca que permite a produção de diâmetros entre 6 e 14,80 milímetros, além de manter parte da atividade de usinagem como complementar da produção, com tornos automáticos e CNC. Tem em andamento a implantação de uma trefilação própria, além de dispor de laboratório, equipe de projetos e ferramentaria.
 
 
 
“Para fazer toda essa mágica acontecer, conto com 50 funcionários aqui na empresa, onde se incluem os ‘cinco mosqueteiros´, pessoas chave em sua atuação que fazem toda a diferença para o resultado final do nosso trabalho”, explica Cunha.
 

                                                Os cinco mosqueteiros:  Hélio Diniz (Gerente Comercial),  Arnaldo Cardoso                                                                                                              (Gerente de Produção), Elaine Jesus (Compras), Fernando Santana (Logística)                                                                                                                                               e Jordane Lúcio (Engenharia de Produto)

A Automecânica, por sua vez, encerrou seu ciclo em 2000, pois toda a prioridade foi para a Usimetal. Na sua carteira de clientes constam empresas de renome, como a Sila do Brasil e Sodecia, além de Magna Seating e Dura Automotive. Nesses dois casos ela atua como fornecedor global, levando as peças mineiras a alcançarem os mercados europeus, asiáticos e norte-americanos, além das Américas do Sul e Central.

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com