Nos dias 13 e 14 de abril, 77 empresas – 47 nacionais e 30 importadores – se encontraram para 436 reuniões de negócios. Essa iniciativa foi realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O encontro é resultado do Projeto-Comprador, realizado por ambas instituições e sempre realizado durante a Automec. Segundo Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças, este tipo de evento não tem somente a importância de conhecer novos compradores, mas também de abrir portas para novos mercados.
Na mesma noite foi lançada a segunda edição do Guia Oficial dos Fabricantes de Autopeças Brasileiros, também em parceria com a Apex. Nesta publicação podem ser encontradas empresas de diversos setores, inclusive de tecnologia e produtos para fixação, como a Esperança Forjados a Frio e Usinados, Mecano Fabril, Neumayer- Tekfor Automotive e TransTecnology Brasil.
O evento também marca o primeiro contato de 20% dos importadores com fabricantes brasileiros, o que pode resultar em novos negócios, parcerias e investimentos.
Vale lembrar que o mercado automotivo nacional vem crescendo nos últimos anos. Em 2010, as exportações de autopeças brasileiras somaram US$ 9,6 bilhões e produtos levados para 183 países.
Financeiramente, esse número significa um aumento de 44,7%, comparado ao valor somado em 2009.
Ainda assim temos importado mais, sendo o saldo de US$ 13,1 bilhões.
Informações:
Cibele Pugliesi
Hotmarketing Soluções em
Comunicação Ltda.
11 5078-6361
cibele@hotmarketing.com.br
|