Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 31
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Artigos
24/03/2012 10h06

Artigos

Especificação de apertadeiras e rastreabilidade
Parte III de IV

                                                                                                                                                                

A especificação de uma ferramenta de aperto de uma junta aparafusada requer uma análise profunda de vários fatores. Nem sempre a ferramenta mais rápida, mais precisa ou com mais recursos é a mais indicada para um determinado processo. O ideal é que a pessoa que especificará a ferramenta possua conhecimento de todas as funcionalidades dos equipamentos que, por ventura, possam ser utilizados na aplicação ou que possa efetuar testes com as ferramentas para conhecê-las. O teste e participação em demonstrações da operação e funcionalidades das ferramentas e controladores deve sempre ser efetuado de forma a ser possível a especificação do equipamento mais adequado para cada aplicação.

 

Se tivermos de considerar um “check list” para a especificação de uma ferramenta podemos utilizar o seguinte:

 

1- A primeira análise a ser efetuada consiste na verificação da acessibilidade da ferramenta a ser utilizada para a realização dos apertos no produto. A decisão pela utilização de uma ferramenta reta, angular ou tipo pistola requer uma análise crítica de acessibilidade, da necessidade do uso de eventuais acessórios tipo “Crowfoot” acoplados à mesma para ser possível o acesso e de ergonomia. Existem casos onde nem mesmo uma ferramenta com acessórios permite o aperto de todos os parafusos a serem ajustados. Para estes casos, existem torquímetros digitais que efetuam aperto por torque, torque + ângulo e até yield point, efetuam coleta e reportam os dados de aperto, constituindo-se em “verdadeiras apertadeiras sem motor”.

2- O processo de aperto está diretamente ligado a especificação do máximo torque que a ferramenta deve possuir. Se o processo de aperto for apenas por torque, a especificação é relativamente simples. Para ferramentas elétricas, uma boa especificação é que o torque a ser aplicado no processo seja de 60 a 70% do máximo torque da ferramenta. Exemplificando, para um aperto 60 Nm, a especificação de uma ferramenta que possua um torque máximo de 100 Nm certamente atenderá a necessidade com uma maior durabilidade da ferramenta, e também garantirá uma reserva para o caso da necessidade de aumento do torque do processo, fato este relativamente frequente quando do início de produção de um produto. 

Para o caso de uma ferramenta pneumática deve-se utilizar o mesmo processo, porém considerando-se o máximo torque que a mesma disponibilizará quando a mesma estiver montada com todo o conjunto de preparação de ar, mangueira e engates (nipples) de conexão. Lembrando que a avaliação do máximo torque é efetuada considerando-se a pressão dinâmica (com a ferramenta funcionando) e que, se a mesma não for a especificada para a ferramenta, ocorrerá a diminuição do máximo torque disponível. Em casos críticos, além da diminuição drástica da velocidade da ferramenta, pode ocorrer que o máximo torque disponível chegue a ser apenas 70% do máximo torque nominal da ferramenta, fenômeno este decorrente da perda de carga nos componentes do sistema de alimentação de ar comprimido.

 

Para processos de aperto por torque + ângulo ou yield point, caso não esteja especificado o máximo torque a ser atingido quando o processo for completado, a maneira mais rápida para a sua determinação é por meio da realização de testes na junta aparafusada. Determinado o seu valor, a especificação da ferramenta segue o processo anteriormente explicado. 

Com o valor nominal e limites de engenharia, determina-se a tolerância percentual do processo que, em conjunto com o Cp e Cpk desejados (índice de capacidade e capacidade centrada do processo), permite a especificação do tipo de ferramenta quanto à precisão de controle da mesma.

 

Uma forma prática e rápida para se verificar qual ferramenta atenderá a dispersão máxima requerida pelo processo é dividir a tolerância do processo pelo Cpk desejado, sempre lembrando que estamos considerandose que o Cpk é igual ao Cp e que s (Sigma) seja igual a S (Desvio Padrão da amostra). Assim, podemos escrever:

 

Portanto, uma ferramenta que possua uma dispersão menor do que 5,988% certamente atenderá ao processo em questão. Vale lembrar que o valor final de Cpk somente poderá ser encontrado quando da aplicação da ferramenta diretamente no processo de aperto.

 

3- A criticidade da junta aparafusada determina a necessidade (ou não) do uso de uma ferramenta transdutorizada que possibilite a leitura e/ou armazenamento dos valores das variáveis controladas. Apertos críticos são aqueles que podem afetar a funcionalidade do produto provocando danos ao mesmo ou seu usuário. Como exemplo, temos suspensão de automóveis, biela e mancais de motores, fixação da turbina em aviões, tambor de máquina de lavar etc. 

As características da junta aparafusada quanto a sua rigidez e a análise dos componentes da junta são importantes para se determinar se a ferramenta especificada poderá efetuar o processo dentro das condições necessárias à aplicação, operando sem danos à mesma. Uma junta que possua porca com sistema de trava mecânica fará com que a ferramenta tenha de aplicar um torque elevado durante todo o processo de rosqueamento da porca ou parafuso. Se a mesma for elétrica, certamente aquecerá durante a produção causando tanto o desconforto ao operador, além de ser possível que a mesma pare por super aquecimento. 

4- O número de apertos a ser efetuado no produto e a produção desejada devem ser levados em consideração de forma a se avaliar a capacidade da ferramenta em atender a produção. Considerando-se a análise apenas sob o ponto de vista de velocidade de aperto aparentemente parece ser fácil a especificação de uma ferramenta para efetuar o aperto de todos os parafusos em um posto de trabalho. Este trabalho torna-se muito difícil, chegando ser até impossível, quando se depara com uma alta produção e tempo de ciclo muito curto. Se a ferramenta especificada for elétrica pode ocorrer que a mesma não consiga dissipar o calor gerado pelo seu motor durante o processo de aperto. Nestes casos, uma análise cuidadosa deve ser efetuada considerando-se inclusive a instalação de mais ferramentas ou sistemas de dissipação de calor na ferramenta. 

5- A necessidade de sistema à prova de erros, na maioria dos casos, direciona a escolha para uma ferramenta elétrica. Sistema de contagem de lote de parafusos apertados e emissão de sinal para a liberação do produto na estação, bem como monitoramento para o caso de reaperto em parafusos já apertados por ferramentas pneumáticas, são de alto custo e, muitas vezes, praticamente impossíveis de serem efetuados e rastreados. 

A maioria dos sistemas de controle das ferramentas elétricas possuem parâmetros de programação que permitem a contagem de lote de aperto e verificação de tentativa de reaperto. Bandejas com seleção de soquetes associados à seleção de programa de aperto também são disponíveis de forma a evitar erros de operação. 

6- Como regra geral, deve-se utilizar o soquete mais curto possível. Caso a aplicação requeira a troca de soquetes, o sistema de troca rápida a ser utilizado deve ser o mais justo possível, visto que a somatória de folgas acarreta um desalinhamento entre o centro da apertadeira com o centro do parafuso provocando desvios no torque aplicado durante o processo. 

Extensões devem ser utilizadas apenas quando estritamente necessário. No caso do uso das mesmas em processos de aperto por torque + ângulo, ou yield point, o sistema de controle deve possuir algoritmo de correção para compensar o erro entre o ângulo aplicado e o lido pela ferramenta, ocasionado pela torção que ocorre na extensão, muito significativo quando o ângulo final de aperto for um valor pequeno (30 a 45º). 

As barras de reação devem ser utilizadas quando o torque final de aperto for maior do que 50 Nm. As mesmas devem atender a realização de todos os apertos do produto de forma segura. No caso da observação de eventual possibilidade de apoio parcial, o sistema deve ser substituído por outro tipo tal como braço de reação. Outros acessórios, como sistemas de sustentação, balancim e sistemas de repouso da ferramenta, devem ser previstos previamente para se verificar eventual interferência com a realização do processo de aperto na linha de montagem. 

7- A avaliação da ergonomia na aplicação é fundamental para se garantir que a qualidade desejada para o processo de aperto seja atingida, bem como para se evitar problemas com acidentes ou doenças que provoquem o afastamento dos operadores.

 

Em operações de alto torque, acesso difícil ou ainda noscasos onde a ferramenta fique acima da linha do ombro do operador é recomendável o uso de braços articulados para sustentação e absorção da reação.

 

Embora cada empresa possua suas próprias normas quanto ao peso das ferramentas, torque de manuseio e nível de ruído, os seguintes valores são aceitáveis:

 

8- A rastreabilidade dos processos de aperto é fundamental em juntas aparafusadas críticas, tornando-se a única garantia para assegurar o perfeito controle de qualidade do processo. Sistemas de leitura de códigos de barras já se encontram incorporados a muitas ferramentas de aperto e torquímetros proporcionando o total “link” por meio da leitura do código do produto e do operador. O avanço neste campo é tão grande que softwares como o ToolsNet 4000, da Atlas Copco, possuem transmissão de dados e envio de gráficos de aperto em tempo real, avaliação do comportamento do equipamento quanto a tendências de desvios, alarmes em tempo real via internet ou fone direcionado à produção, manutenção e qualidade para imediata identificação e solução de problemas no processo. Os dados da produção, armazenados em servidores do cliente, são uma garantia legal para o caso de eventual futura necessidade jurídica. 

9- Os períodos de manutenção preventiva e calibração devem ser considerados quando da especificação do equipamento. Um aspecto importante é o número de apertos que um equipamento pode efetuar antes de sofrer uma manutenção preventiva lembrando-se que, caso uma ferramenta seja desmontada ou tiver peças substituídas, deve-se proceder à calibração da mesma. 

10- O custo efetivo da ferramenta durante a sua vida útil é formado pelo gasto com a aquisição, manutenções preventivas e eventuais corretivas e calibrações. Os valores referentes a perdas de produção normalmente não são considerados, mas, dependendo do caso, este é maior do que o dispendido na compra da ferramenta. A avaliação técnica de quaisquer equipamentos deve ser de tal forma que a equalização dos mesmos vise valor gerado para a empresa e não preço. Devidamente equalizadas não ocorrerá o risco da aquisição de uma ferramenta de menor qualidade e durabilidade que possui alto custo efetivo, muitas vezes mais do que o dobro do gasto na aquisição. Se considerarmos uma planta inteira adotando esta filosofia, certamente, ao médio prazo, o custo do investimento em ferramentas será cerca da metade do valor gasto quando da compra das mesmas. A compra por preço, aparentemente um grande negócio, é muitas vezes a origem de graves problemas de qualidade e produção. Na indústria devem ser utilizadas apenas ferramentas industriais. Ferramentas para Hobby ou Profissionais além de não atenderem às normas de segurança e qualidade não possuem durabilidade para atender alta produção. 

Apesar das informações apresentadas serem a base para a especificação das ferramentas de aperto, certamente outras dúvidas surgirão e apenas os fabricantes das próprias ferramentas podem esclarecê-las de forma clara e objetiva. Um grave erro é cometido quando se tenta generalizar determinado tipo de ferramenta achando que o funcionamento e funcionalidades das mesmas são iguais para todos os fabricantes. 
 

A sequência deste artigo será publicada em nossa próxima edição.

Alcides Ferrari Jr.
Gerente de Produto – Apertadeiras Múltiplas / Aplicações Especiais e QAT
Atlas Copco Tools Brasil

Físico – Universidade Mackenzie
Eng. Elétrico – Faculdade de Engenharia São Paulo
alcides.ferrari@br.atlascopco.com

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com