Fundamentos de Marketing
Existe luz no final do túnel?
A primeira coluna do ano é sempre a mais difícil. A tentação de prever o futuro e oferecer ao leitor um horizonte estratégico é um grande desafio. Em 2011 fui feliz ao mencionar as oportunidades de mercado como Pré-Sal, Olimpíadas e Copa do Mundo. Estes foram os assuntos que dominaram os jornais durante todo o ano. “Arrisquei” sobre a possibilidade de compra de aviões para a FAB, que não só não se efetivou como sumiu da pauta. Na área política, previ uma luta de 12 rounds para que a “presidenta” Dilma Rousseff ostentasse o cinturão do Poder. Sete ministros caíram e vem mais por ai. Fosse vivo, Drummond diria: - “E agora, José? Tem um ministro no meio do caminho, no meio do caminho tem um ministro”.
Aos trancos e barrancos, a construção civil terá grande peso na economia brasileira; existe capital e vontade política para sustentar seu crescimento. Este setor deverá manter o nível de emprego e ajudará o Governo a esconder o declínio no índice de empregos na indústria de transformação que teve em 2011, segundo a Fiesp, o pior novembro desde 2006.
No panorama internacional, a Grécia nos fez esquecer o Japão; a Itália provou que nem tudo acaba em pizza; a França ainda é o maior produtor agrícola da Europa; e a Alemanha comemorou 20 anos de reunificação. No Oriente Médio, o Irã, a bola da vez, já provoca alta no preço do petróleo.
Aqui no Brasil esquecemos que o México existe e a América do Sul está mais para questão de segurança nacional que para oportunidade de mercado. Enquanto isso, a China é nosso maior parceiro comercial e os Estados Unidos tem o maior PIB do mundo.
A crise europeia ainda não demonstrou todo seu vigor. Para nós, a pior consequência será de percepção de desempenho. A decadência europeia está mascarando a incompetência brasileira que comemora ao ultrapassar a Inglaterra no ranking do PIB sem prestar conta do vergonhoso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Afinal, existe luz no final do túnel? Sim. Sempre há. O Governo dá sinais claros de que promoverá medidas protecionistas, pelo menos assim prometeu a “presidenta”.
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@wocs.com.br
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