Eventos
Feira Internacional da Mecânica
A 28ª Feira Internacional da Mecânica aconteceu de 11 a 15 de maio, e marcou o cinquentenário da mais tradicional e importante feira do setor de máquinas e equipamentos da América Latina
Consolidada como o mais importante evento do segmento de máquinas e equipamentos do País, a trajetória da Feira Internacional da Mecânica foi iniciada em 1959,e caminha juntamente com o desenvolvimento e crescimento do segmento no País, um dos mais relevantes na economia nacional, que no primeiro trimestre deste ano alcançou faturamento nominal de R$ 16,78 bilhões, e o quadro de pessoas com carteira assinada até o final de março, atingiu 241.335 trabalhadores. Com 79 mil m2 de exposição, a 28ª edição da Mecânica, foi realizada de 11 a 15 de maio, no Pavilhão de Eventos do Anhembi, em São Paulo, SP. Reuniu 2 mil expositores de 27 países, envolvendo 12 setores: automação e controle de processos, medição e informática aplicada; ferramentas e dispositivos; solda e tratamento de superfícies; máquinas e ferramentas; máquinas e equipamentos diversos e acessórios; máquinas e equipamentos para plástico e borracha; motores, acoplamentos, redutores e engrenagens; equipamentos para tratamento ambiental e refrigeração; válvulas, bombas, compressores, equipamentos hidráulico e pneumático, equipamentos para movimentação e armazenamento; fornos, estufas, caldeiras e tratamento térmico; e entidades, associações, bancos e revistas técnicas.
Do total dos expositores, 77 empresas participaram pela primeira vez do evento, e da totalidade das nações presentes, quatro delas – Afeganistão, Cingapura, Panamá e Polônia – estrearam na feira. Neste ano foram sete pavilhões estrangeiros: Alemanha, Argentina, China, Espanha, Itália (que ampliaram participação), Taiwan e França. Entre as empresas atuantes na área de elementos de fixação, a reportagem da Revista do Parafuso encontrou:
Belenus do Brasil
Fabricante de parafusos e demais elementos de fixação
Quantas participações na Mecânica: Primeira participação da empresa.
Metragem do estande: 25m².
Investimento: Entre montagem e material de divulgação,aproximadamente R$ 75 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: Apresentar o mix de produtos mais completo do mercado.
Público alvo: Indústrias.
Expectativas na feira: Apresentação e segmentação das marcas Belenus e Beltools, nos segmentos industriais.
Novidades: Beltools: linha de ferramentas manuais e pneumáticas, e outros insumos industriais.
Considerações: “Trata-se do maior evento da América Latina do segmento industrial, pois permite que as diversas subdivisões deste mercado, apresentem suas novidades. Uma vitrine de oportunidades e, conseqüentemente, um encontro de negócios”, disse o gerente de marketing, Thiago Verdenacci.
Planos da empresa para 2010: Inauguração da nova planta industrial com 42 mil m2, e capacidade para 5 mil toneladas por mês de fixadores, permitindo o crescimento e a consolidação da Belenus nos diversos setores industriais que participa. Além disso, a empresa continuará investindo na formação e aperfeiçoamento de profissionais, nas aquisições de novos equipamentos e no desenvolvimento de tecnologias, a fim de tornar-se líder de mercado. Também busca solidificar a marca Beltools, a nova linha de produtos com mais de 2 mil itens próprios, com distribuição de marcas consagradas no mercado mundial.
Prensas Schuster
Prensas para a fabricação de parafusos
Quantas participações na Mecânica: Duas participações.
Metragem do estande: 50 m2.
Objetivo da participação na Mecânica: Lançar a máquina Evolution de multi-estágios.
Público alvo: Empresas que buscam qualidade de máquinas com produtividade, dentro das normas de segurança de trabalho.
Expectativas na feira: Prospecção de novos clientes, além de receber todos os clientes já atuantes e amigos.
Resultados da última participação na Mecânica: aumento de 40% da produtividade e novos projetos gerados pela necessidade desses clientes.
Novidades: A máquina Evolution 2010 é uma prensa automática de multi-estágios, com grande produtividade e precisão de acabamento das peças conformadas a frio. Possui um sistema automático de produção com tela touch Screen 7” de 65 mil cores, com plataforma Windows, saída Ethernet para monitoração externa. É possível visualizar a produção em qualquer terminal externo ou via Internet, gerar relatórios de produção, manutenção e outros.
Considerações sobre o evento: “A Mecânica é a maior feira do setor no Brasil, onde apresentamos nossos equipamentos para o mundo inteiro, pois recebemos a visita de pessoas vindas de diversos países. Também recebemos muitos elogios das indústrias, pela qualidade dos produtos que fabricamos”, salientou o diretor da empresa, Mauro Schuster (foto abaixo).
Planos da empresa para 2010: Investir no setor de controle de qualidade, comprando máquinas e equipamentos modernos.
Vonder
Ferramentas, ferragens e equipamentos de movimentação de carga
Quantas participações na Mecânica: Três participações (2006, 2008 e 2010).
Metragem do estande: 50 m².
Objetivo da participação na Mecânica: Ampliar participação no segmento industrial, comunicando ao público as novidades e o forte posicionamento de mercado focado no setor profissional e industrial.
Público alvo: Profissionais da industria que necessitam de ferramentas robustas, resistentes e de alta performance, ideais para atividades pesadas e/ou intensas.
Expectativas na feira: A exemplo de anos anteriores, fomente novos negócios e crie aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto os produtos em linha, e em especial, os lançamentos e a forma que os produtos serão encontrados no PDV.
Resultados da última participação na Mecânica: Todas as participações trouxeram excelentes resultados, tanto em volume de negócios e divulgação de produtos, quanto em expertise de mercado.
Novidades: Apresentou durante o evento a nova linha de alicates “Construtor é a solução”, composta por 15 diferentes modelos e tamanhos. “Chaves estrela e combinadas com catraca simples ou articulada”, “soquetes magnéticos” para fixação manual ou com parafusadeira de parafusos em locais de difícil acesso (a ponta magnetizada permite o encaixe do parafuso, facilitando o ajuste em locais onde não é possível o apoio com as mãos. Além disso, é produzido em aço cromo vanádio e possui encaixe sextavado ¼”). Também expôs os novos saca pinos, punção de centro e talhadeiras.
Considerações sobre o evento: “O estande, especialmente desenhado para o evento, atraiu a atenção do público que pode além de visualizar o amplo mix, experimentar as ferramentas da marca. Os resultados superaram as expectativas e marcaram a nova fase de expansão para a Vonder, seus revendedores e consumidores”, disse diretor comercial, Cristiano Zwiener.
Planos da empresa para 2010: Até o encerramento deste ano, a empresa deve incrementar diversos produtos em seu mix e aperfeiçoar vários outros, ampliando as soluções voltadas especificamente para o público industrial.
SouthWind
Fornecedora de máquinas e ferramentas para utilização em processos de forjamento e conformação a frio de elementos de fixação e peças metálicas a partir de arames ou barras
Quantas participações na Mecânica: Sete feiras, desde 1998.
Metragem do estande: 48 m2.
Investimento: R$ 70 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: Divulgação institucional da SouthWind e prospecção de novos clientes de segmentos diferenciados ao de elementos de fixação, e notadamente clientes potenciais para laminadoras de rosca.
Público alvo: Fabricantes de fixadores e de peças especiais conformadas a frio, e empresas que utilizem processos de laminação de rosca.
Expectativas na feira: Aumento do número de clientes que utilizem processos de conformação a frio e laminação de roscas em substituição aos processos convencionais de usinagem, com elevados ganhos em redução de custos.
Resultados da última participação na Mecânica: Grande aumento de clientes potenciais para máquinas conformadoras a frio de parafusos e peças especiais.
Novidades: Lançamento da laminadora de roscas Zurzolo de 45 toneladas de força de laminação, para peças de bitolas até 100 mm ou 4” de diâmetro. São máquinas de alta qualidade e elevado nível tecnológico para laminação de roscas, perfis, entalhados, recartilhas e até dentes de engrenagens.
Considerações sobre o evento: “A feira foi bastante satisfatória, notadamente pelo crescente número de visitantes”, comentou o diretor da empresa, João Batista Graef (foto abaixo).
Planos da empresa para 2010: Crescimento entre 10 e 20%, e aumento de nossa participação de mercado em igual proporção, além da entrada em outros segmentos do setor metal-mecânico.
Cavour Indústria Mecânica
Fabricante de máquinas e ferramentas para laminação de rosca
Quantas participações na Mecânica: Quatro vezes.
Metragem do estande: 42m².
Objetivo da participação na Mecânica: Divulgar a nova máquina “laminadora de perfis”, retenção de novos clientes e reforçar a marca no mercado interno e externo.
Público alvo: Todos os setores da indústria.
Expectativas na feira: Aumentar o índice de vendas em 30% com relação a última.
Resultados da última participação na Mecânica: Cerca de R$ 500 mil em novos negócios.
Novidades: Máquina laminadora de perfi s TLR-50, que conta com um novo sistema de transmissão e servomotoredutores. Controlados por movedrives, o equipamento faz laminação de recartilhas e splines de precisão, possibilitando assim, um sincronismo perfeito e de qualidade no acabamento das peças laminadas. Tem como algumas características, o design arrojado, painel touch screen, pintura personalizada, hidráulico acoplado na máquina, entre outras novidades.
Considerações sobre o evento: “O maior do setor no Brasil foi marcado pela retomada das indústrias após crise, e mostrou o crescimento do mercado industrial. As empresas estão otimistas, e a feira proporcionou ainda mais confiança para investimos na indústria nacional. As expectativas são ótimas e isso mostra o quanto o evento foi bom e será capaz de acelerar o crescimento do setor industrial”, comentou Roney Di Angeli (foto), da área de marketing da empresa.
Planos da empresa para 2010: Expansão da unidade fabril localizada em Santo André, SP, gerando mais empregos, além de se tornar mais competitiva no mercado. Aumentar o índice de vendas, atuando em regiões onde ainda está se estruturando e, também, entrar em segmentos mais complexos, tais como a indústria petrolífera, naval e automobilística
Naschold
Fabricante de peças especiais e elementos de fixação
Quantas participações na Mecânica: Dez participações.
Metragem do estande: 20 m2.
Investimento: R$ 15 mil.
Público alvo: Engenheiros de projeto que procuram solução final.
Resultados da última participação na Mecânica: Excelentes, com o fortalecimento da marca e o fechamento de novos negócios, que pagam o investimento realizado na Mecânica. Considerações sobre o evento: “Para nós, essa feira é especial, porque não é típica uma ação como essa para uma empresa como a nossa. Mas essa feira é visitada por técnicos que procuram por soluções, e temos isso para oferecer”, comentou Ricardo Naschold (foto), diretor da marca.
Planos da empresa para 2010: Crescimento próximo de 20%, pois houve investimos fortes em 2009 e início de 2010, em equipamentos para a área de produção. Dar o início de um processo que dobre o orçamento da fábrica. Espera-se que em 2011 e 2012, a Naschold esteja com a fábrica ampliada. Almejam ser no ramo, a fábrica mais moderna e mais bonita do Brasil.
Fiofort
Arruelas e peças estampadas
Quantas participações na Mecânica: Duas vezes (2008 e 2010).
Metragem do estande: 15m².
Investimento: R$ 20 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: Divulgação da marca e relacionamento com novas empresas.
Público alvo: indústrias de forma geral.
Expectativas na feira: Fechamento de novos negócios a projeção da Fiofort no mercado.
Considerações sobre o evento: “O maior, com grandes expectativas de negócios. O público é selecionado e direcionado à indústria de maneira global”, avaliou a gerente comercial, Cintia Martins Sallas (foto).
Planos da empresa para 2010: Investir em equipamentos mais modernos e ampliar a ferramentaria da empresa.
New Direction
Fornecedora de soluções para a indústria de fixadores e conformação a frio. Representou na Mecânica a Carlo Salvi (estampadora de conformação a frio ), ORT (laminadora de rosca) e Sala Punzoni (Punções e pentes de laminação)
Quantas participações na Mecânica: Carlo Salvi três, Sala Punzoni e ORT com uma participação cada.
Metragem do estande: 20 m2 e 15 m2.
Objetivo da participação na Mecânica: Reafirmar nossa presença junto ao mercado nacional, apresentando todos os nossos diferenciais de tecnologia para melhorar e ampliar a produtividade e reduzir significativamente os custos de produção em parafusos, rebites, pinos e demais peças estampadas. Descobrir novos mercados, demonstrar o interesse das empresas Italianas em participar do mercado brasileiro como forte parceiro.
Público alvo: Fabricantes de fixadores em geral.
Considerações sobre o evento: “Os equipamentos de nossas representadas são utilizados em diversos países, em indústrias globais renomadas, nas mais diversas áreas como automotiva, eletrônica, aeroespacial, entre outras, o que nos credencia no mercado brasileiro como fornecedor sólido e confiável”, explicou Marcelo Pontes Rodrigues (foto acima), representante das marcas no Brasil.
Bollhoff Service Center
Fornecedor internacional de elementos de fixação
Quantas participações na Mecânica: Três participações.
Metragem do estande: 35 m2.
Investimento: R$ 60 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: Divulgação da linha de produtos.
Público alvo: Indústria em geral.
Expectativas na feira: Novos negócios.
Resultados da última participação na Mecânica: Satisfatória, pois foram conquistados novos clientes.
Novidades: rebitadeira RB 207.
Fale sobre a novidade: Ferramenta hidropneumática para montagem de porcas rebites RIVKLE® e RIVKLE® plus, com ajuste e controle de pressão de rebitagem.
Considerações sobre o evento: “É bastante concorrido”, salientou Ricardo Veloso (foto), gerente comercial da divisão automotiva.
Jamo Aquecimento Indutivo
Máquinas para aquecimento de metais
Quantas participações na Mecânica: Oito vezes.
Metragem do estande: 70m2.
Investimento: Estande: R$ 120 mil
Equipamentos: R$ 1 milhão.
Objetivo da participação na Mecânica: Divulgar novas tecnologias e produtos, e realizar vendas.
Público alvo: Fabricantes de parafusos, porcas e componentes de autopeças e forjarias.
Expectativas na feira: Objetivo de vendas em R$ 1,5 milhão.
Resultados da última participação na Mecânica: vendas de R$ 2,2 milhões.
Novidades: Totalforge – forno de forjamento total e parcial, destinado a fabricante de porcas e parafusos com grande flexibilidade. No mesmo equipamento é possível forjar parafusos e porcas de 14 a 76 mm de diâmetro. Um forno de 60 kW, produz 360 parafusos por hora na bitola de 1”.
Considerações sobre o evento: “Nosso principal evento. Sucesso Absoluto. Recebemos a visita de 1.600 empresas”, disse o diretor da empresa, Giovano Ghizoni (foto). Planos da empresa para 2010: vendas totais em R$ 20 milhões.
Metaltrend Equipamentos Industriais
Fornos contínuos para tratamento térmico
Quantas participações na Mecânica: 20 participações, inclusive como Brasimet.
Metragem do estande: 50 m2.
Investimento: R$ 65 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: É um evento institucional que propicia uma interação intensa com o mercado (clientes, fornecedores e concorrentes).
Público alvo: Clientes, formadores de opinião e pessoas que tem poder de decisão.
Expectativas na feira: Maximizar o investimento feito no evento.
Novidades: Aprimoramento dos produtos existentes, com foco em automação, meio ambiente e eficiência energética.
Considerações sobre o evento: “Sensível aumento de interesse das empresas, mostrando a retomada da atividade econômica, e principalmente, da disposição em investir em máquinas e equipamentos”, declarou o diretor presidente da Metaltrend, Alexandre Ufer.
Planos da empresa para 2010: Expansão da atividade e ampliação das instalações.
Lumafix
Fabricante de elementos de fixação não roscados e peças
estampadas em geral
Quantas participações na Mecânica: Primeira.
Metragem do estande: 20 m2.
Investimento: aproximadamente R$ 20 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: Projeção da empresa, novos clientes e negócios, e até mesmo a compra de máquina. Nosso foco está no crescimento.
Público alvo: Indústrias que expuseram no evento e visitantes compradores de máquinas.
Expectativas na feira: Excelente, pois temos visitantes que conhecem os produtos e tem poder de decisão. A feira permite ter o alcance a novos clientes, o objetivo também é aumentar as vendas mensais em R$ 20 mil.
Novidades: Lançamento de loja virtual, cartela de caixas.
Considerações sobre o evento: “A feira é muito concorrida, é difícil para o expositor conseguir espaço (devido a procura), o que demonstra a magnitude da mesma. O evento é bem movimentado e interessante, que nos permite fazer um trabalho de divulgação mais forte”, analisou o gerente comercial, Fernando H. Klomfahs (foto).
Planos da empresa para 2010: Participação na Autopar (Curitiba, PR) e lançamento da loja virtual, com meta de 12% de crescimento em 2010.
Macrosul/Metalmatrix
Distribuidora de borrachas e parafusos
Fabricante de abraçadeiras
Quantas participações na Mecânica: quatro.
Metragem do estande: 25 m2.
Investimento: R$ 40 mil.
Objetivo da participação na Mecânica: Relacionamento, captação de novos negócios e fortalecimento da marca.
Resultados da última participação na Mecânica: Atenderam as expectativas.
Considerações sobre o evento: “Público qualificado e focado na busca de novos fornecedores”, comentou Daniela Amaral (foto), coordenadora de marketing.
Arcellor Mittal
Fabricante mundial de aço
Quantas participações na Mecânica: em quase de todas as edições. Em 2010, a ArcelorMittal participou da feira em conjunto com a Belgo Bekaert Arames.
Metragem do estande: 60 m2.
Objetivo da participação na Mecânica: Divulgar a marca ArcelorMittal, associada com as soluções em aço para indústria.
Público alvo: Indústrias.
Expectativas na feira: Estreitar relacionamento com clientes, futuros clientes e parceiros.
Considerações sobre o evento: A participação foi interessante e positiva para a empresa, levando em conta que mais de 100 mil profissionais da indústria visitaram a feira.
|