Que a inovação é importante e é fator de sobrevivência, todos nós já estamos cansados de ler e ouvir. Porém, se isso resolvesse tudo, poderíamos, por exemplo, eliminar a falência, bastando às empresas apenas a tarefa de inovar. No Brasil, ela ainda é pequena se tomarmos como base o índice anual de registro de patentes, onde nós temos 1,68 registro para cada 100 mil habitantes. Simplificando, em 2009, o País 480 registros, contra 45,7 mil dos Estados Unidos, 8 mil da Coréia do Sul e 7,9 mil da China. Sobre metodologias para inovação, um dos mais interessantes é o sistema utilizado na americana Minnesota Mining and Manufaturing ou 3M. Famosa pela extensa linha de produtos (cerca de 60 mil, que vão de lixas até lentes de contato), a marca incentiva, não só os engenheiros, mas todos os seus colaboradores, como fontes de aprimoramento e criação de novos produtos, premiando-os (inclusive proporcionalmente à rentabilidade) durante períodos específicos. Em princípio, a companhia permite ao seu efetivo a utilização de 15% do tempo de trabalho em projetos de interesse pessoal.
Deste sistema surgiu o Post-it, aqueles pequenos papéis adesivados e de fácil remoção, utilizados para escrever à mão lembretes, recados etc. Dos bilhões de dólares faturados anualmente, a 3M tem como meta que pelo menos 30% deste valor seja de produtos com menos de quatro anos de mercado. Em resumo, o mapa para o sucesso pode estar aí, do seu lado. Sobre eventuais fracassos ou sucessos, um dos slogans desta ilustre norte-americana diz: “é preciso beijar muitos sapos até encontrar um príncipe”.
Inovações não se restringem aos novos produtos, sendo ela obtida também através da melhoria dos processos produtivos. Em 2006, realizamos uma reportagem – publicada em nossa primeira edição – com o CEO da TBM Consulting, Anand Sharma, indiano radicado nos Estados Unidos, que, ao lado de Patrícia E. Moody, é autor do livro “A Máquina Perfeita”, onde são apresentados sistemas de melhorias nos processos produtivos, aliando as metodologias Lean Manufacturing e Six Sigma. Nesse encontro, Sharma citava que em uma montadora de automóveis asiática, os responsáveis utilizavam uma câmara fotográfica apontada para uma célula de produção. Após coletada as imagens eles as levavam para um grupo que analisavam e discutiam como e onde poderiam eliminar desperdícios nos processos e obterem ganhos de produtividade. Após a implantação dessas alterações, eles cronometravam o tempo utilizado em comparação ao anterior. Segundo o ilustre publicitário americano, David Ogilvy (1911 – 1999): “O melhor meio de aumentar as vendas de um produto, é melhorar o produto”.
Boa leitura!
Sérgio Milatias
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