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Sinan Topuk, membro conselho da Bolt Civata, fala do segmento e do futuro da indústria turca
A Bağlantı Elemanları A.Ş. (Bolt Civata) foi fundada em 1986, mudando-se para a cidade de Bursa em 1993. Desde 1997 passamos a investir em máquinas de multi-estágios, e em 2008 começamos a nos focar na produção de itens especiais, realizando mais investimentos ampliando o número de máquinas já existentes. Em 2016 tínhamos num total de US$ 3,5 milhões para investimentos, com US$ 2,8 milhões aplicados na compra de máquinas e equipamentos e o restante em infraestrutura. Investimentos em laboratórios e instrumentos de medição para a qualidade tiveram continuidade entre 2019 e 2020, incluindo um programa de simulação. Máquinas de escolha terão sua vez neste ano.
P&D
As instalações da Bolt Civata estão numa área total de 6500 m2, 1500 m2 de área não construída. Dos 200 colaboradores, 17% são engenheiros e 25% graduados em universidades. Nosso laboratório ganhou o título de centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Turquia. Temos projetos de P&D em andamento entidades governamentais, como o Tübitak (conselho de pesquisa científica e tecnológica) e no Kosgeb (órgão de desenvolvimento e suporte as pequenas e médias empresas). Fabricamos peças completamente especiais por conformação a frio, com 70% da produção e exportação destinada à indústria automotiva, com a maioria desses produtos fornecidos para empresas da Alemanha, Inglaterra e França. Também exportamos, embora pouco, para China e América.
Uma planta integrada
Com máquinas de 5 a 6 estágios podemos fabricar de M3 a M24 e comprimento de até 200 mm. Todos os processos em tratamento de superfície são realizados dentro de nossa própria planta, incluindo o e tratamento térmico, na qual operamos com dois fornos com capacidade de 750 kg e 500 kg. Atualmente, terceirizamos apenas serviços de revestimento, mas logo teremos uma linha própria de revestimento, que já está entre nossos novos planos de investimentos. Temos um segundo departamento de operações secundárias, onde parte do que é fabricado não pode ser concluído no processo de forjamento a frio. Temos unidades de produção, de rosqueamento, fosfatização, trefi lação e embalagem. Estamos no caminho de nos tornarmos uma instalação totalmente integrada. Somos certifi cados pela IATF 16949, ISO 14001, OHSAS 18001.
Produtos inovadores
Vivemos entre sonhos e esforços para fazer produtos inovadores. Prevemos que os motores de combustão interna existentes e, portanto, as tecnologias que produzem fumaça, voltarão nos próximos 10 a 15 anos e queremos desenvolver alguns produtos de acordo. Podemos considerar setores como automotivo, indústria de defesa e indústria naval nesse grupo. Também consideramos que haverá desenvolvimentos em nossa indústria de máquinas juntamente com nossa produção de automóveis elétricos. Acredito que a Turquia terá voz nesse setor num futuro próximo, pois ela tem muita força na fabricação de itens standard e especiais. Creio estarmos progredindo ao ponto de nos tornarmos a base de produção da Europa.
Saindo da crise
Embora o setor esteja um pouco fraco em relação a anos anteriores, as empresas tomaram as precauções necessárias, mesmo embora existam problemas em alguns setores devido à conjuntura atual. Nossa população é de 80 milhões de pessoas e, além disso, há uma grande geografia ao nosso redor a uma distância de 4 horas de voo. Não vejo uma situação que nos leve a ser pessimistas. Após uns três ou cinco anos, talvez estejamos falando de outras coisas. É necessário acompanhar as mudanças e acompanhar as inovações.
Com molas e clips Telsama, os primeiros carros elétricos serão feitos no TRNC
O lançamento dos modelos B9 (foto) e J9 ocorreu em uma cerimônia realizada em 02/02/2020 na TRNC (Turkish Republic of Northern Cyprus), oficialmente a República Turca do Norte de Chipre. Este evento teve participação de quase todos os políticos e quase 3000 convidados, incluindo o sr. İrfan Günsel (prof. dr., reitor fundador da Near East University), que realiza o sonho de infância do sr. Suat Günsel (prof. e dr. e presidente do Conselho de Administração da mesma universidade).
Do design ao P&D e ao protótipo todo o processo de surgimento desses veículos elétricos emana de apenas seis anos de trabalho. A P&D e o design são feitos na Near East University envolvendo quase 100 pessoas entre engenheiros e estudantes de várias universidades da Turquia. Os softwares e ferramentas de mobilidade são feitas inteiramente por suas próprias equipes.
O primeiro modelo foi introduzido em 2016 e o primeiro protótipo em 2020. O objetivo é produzir quatro mil unidades em 2022 e 20 mil em 2025, com o modelo J9 incluído. O número de peças utilizadas no veículo é de aproximadamente dez mil, bem mais alto que um veículo elétrico clássico, incluindo molas e clips da indústria turca Telsama.
Aproximadamente 800 empresas de 28 países diferentes trabalharam na produção do carro, sendo o motor fabricado na Bélgica. As peças usadas no protótipo (farol, assento etc.) são importadas, mas quando o veículo entrar em produção serão produzidas peças customizadas. A planta de produção do veículo está pronta, mas as linhas ainda não. As compras de produção continuam com grandes investimentos. Essa produção é vista como uma oportunidade de reconhecimento do TRNC no mundo, e não como uma mera questão comercial.
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