Evento de introdução dos mais recentes lançamentos da Atotech, especialmente em linhas decorativas e metalização de plásticos, o DECO/POP CUSTOMER SEMINAR aconteceu em Barueri, SP, dia 28/09/17. Pela Atotech Brasil, Milton Silveira, diretor executivo, abriu o evento com as boas vindas, seguido pela apresentação institucional de Maurício Bombonati, gerente de negócios, tendo Anderson Bos, gerente de Produto DECO/POP, interagindo entre palestrantes e espectadores.
“A metalização plástica está em avanço constante, ampliando sua presença na substituição de metais em diversos produtos, algo facilmente notado em eletroeletrônicos, carros e outros. O domínio plástico é fácil de entender já que se trata de materiais versáteis, econômicos, modernos, leves e totalmente metalizáveis. Além disso, eles conferem grande resistência e excelentes propriedades mecânicas”, disse Bos. “Nossos convidados atuam em empresas aplicadoras e indústrias em geral que injetam e cromam ou àquelas que executam apenas a cromação”, concluiu, relatando que dentro das empresas que cromam plásticos no Brasil – o chamado POP (Plating on Plastics), envolvendo setor automotivo e de industrialização de metais sanitários – o market share Atotech está torno de 60%. Na Europa, EUA e Ásia essa fatia gira de 50 a 60%.
No raio-x institucional o papel coube a Bombonati, que demonstrou uma visão geral da Atotech no mundo e o que o cliente deve saber sobre a unidade Brasil e seus investimentos: estação de tratamento de efluentes, auditório para treinamentos, cinco laboratórios: central, corrosão, físico, instrumental, e o Tech Center. Vale destacar a instrumentação disponível para dar suporte à clientela, como o microscópio eletrônico de varredura, equipamento capaz de fazer investigações precisas sobre defeitos e encontrar a raiz de problemas em processos. Em conjunto, esses investimentos estruturais ocorreram entre 2013-2014 consumindo cerca de RS 1 milhão.
Já a palestra principal do evento ficou a cargo do alemão Konstantin Schwarz, engenheiro químico há dez anos na Atotech, hoje Gerente Mundial de Projetos Especiais. Schwarz abordou os temas “REACH - Atualização das legislações ambientais europeias”, “Metalização de Plásticos: o que está por vir?” e “Inovações e tendências em acabamentos decorativos”. Numa palestra ele apresentou números globais do avanço plástico, que saltou de 230 milhões de toneladas (t) em 2005, para 322 milhões t em 2015 (não considerando plásticos como PET, PA, PP e fibra poliacrílica). Crescendo nessa média de 4,5% anual, ao final de 2017 podemos estar com 365 milhões t.
O evento foi concluído com a palestra “Uma Visão de Futuro do Mercado Automotivo no Brasil - 2025”, apresentada por Paulo Cardamone, estrategista-chefe da Bright ISD Consulting. Um ponto a ser destacado em sua visão foi que nossa retomada econômica não será tão rápida devido a queda dos salários, o que explica muita coisa. O consumo interno subirá lentamente, salvo pela exportação, algo simples de se constatar pelos relatórios da Anfavea, Fenabrave e outros.