Notas
Empresa do setor de Defesa recebe Roberto Garcia para palestra sobre fixação
Em palestra promovida pela Odebrecht, Roberto Garcia, seguindo a mesma linha de seus textos publicados nesta revista, fundamentou a importância dos parafusos e similares. O especialista interagiu com a plateia, formada por técnicos da empresa envolvidos com itens de fixação de alta precisão e pequenas escalas, utilizados em equipamentos que, em ação, podem mudar o rumo da história.
Segundo o site da Odebrecht, o Brasil tem 23 mil quilômetros de fronteiras, 7,4 mil quilômetros de litoral e é o quinto maior país do mundo. Para contribuir com as Forças Armadas, no contexto da implantação da Estratégia Nacional de Defesa (END), a holding criou, em 2011, a Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), incorporando a Mectron, empresa existente desde 1991, atuante no segmento e sediada em São José dos Campos, coração do maior polo da indústria aeroespacial do hemisfério sul.
A Mectron desenvolve e fornece soluções tecnológicas integradas de alto valor agregado no âmbito nacional e internacional (armamentos inteligentes, radares, sistemas de comunicação, sistemas aviônicos ou embarcados em outros tipos de plataformas, dentre outros), tendo como clientes as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e a Marinha do Brasil). A companhia também atende Forças Armadas de outros países e é a única empresa na América Latina que fabricou míssil antirradiação e uma das três no mundo que possui essa expertise.
Recall em fixação e isolação no Amarok
A montadora Volkswagen anunciou em novembro, segundo o portal Estadão, um recall para veículos Amarok ano/modelo 2011, 2012 e 2013. Segundo a empresa, em função de vibrações e eventual atrito entre tubulações de combustível, foi constatada a possibilidade da ocorrência de fissuras nessas tubulações, podendo ocasionar vazamento de combustível com risco de incêndio e danos materiais e físicos aos ocupantes e terceiros.
A convocação envolve os veículos produzidos de 15/4/2010 a 28/6/2013 com chassis B_000200 até B_082605; C_000997 até C_079233 e D_001659 até D_061695. Os proprietários foram convocados a comparecer a uma concessionária da marca para instalação de componentes de fixação e isolação nas tubulações de combustível. A empresa disponibilizou o telefone 0800 0195775 para mais informações.
Obrigado Cláudio Tozzi!
Entre suas muitas obras, o artista plástico Cláudio Tozzi sempre deu um importante espaço e valor aos parafusos. Essas obras já estiveram presentes em capas de diversas edições desta RP, algo que se repete nesta edição, onde a imagem principal se funde com um painel colorido. A junção das duas imagens ficou por conta do nosso produtor, Erick Barzi. Informações: claudiotozzi@uol.com.br
Taiwan International Fastener Show 2014 reunirá grandes expositores mundiais
O mercado mundial de fixadores prepara-se para um importante evento do setor, a 3ª Taiwan International Fastener Show, que será realizada nos dias 14 e 15 de abril, na cidade de Kaohsiung. O evento, que vai das 9h às 17h, vai estrear o suntuoso pavilhão Kaohsiung Exhibition Center. Com 18.000 m² de área interna e espaço para 1.100 stands, a construção apresenta um moderno telhado em formato de ondas ideal para suportar os ventos intensos comuns na região portuária. Capitaneado pela Secretaria de Comércio Exterior de Taiwan em parceria com o Taiwan External Trade Development Council (TAITRA) e o Taiwan Industrial Fasteners Institute (TIFI), o evento reunirá grandes fabricantes de fixadores, além de produtores de máquinas e equipamentos dedicados. De acordo com a organização da feira, o setor de fixadores em Taiwan tem se consolidado, nos últimos 60 anos, por sua alta qualidade, prazos de entrega flexíveis e preços competitivos. Só em 2012, a exportação de Taiwan atingiu mais de 1,3 milhão de toneladas, o que representa US$ 3,8 bilhões/ ano, tornando o país o segundo maior exportador mundial. Informações: www.fastenertaiwan.com.tw
Cintos de segurança causam Recall na Pick Up Strada
A FIAT anunciou, no fim de dezembro, recall para os veículos Pick Up Strada modelos Working CD 1.4 Flex 3 portas; Trekking CD 1.6 16v Flex 3 portas; Adventure CD 1.8 16v Flex 3 portas, com número de chassis de 7692036 a 7749028. Os proprietários foram convocados a comparecer à rede de concessionárias da marca desde 23 de dezembro de 2013 para substituição dos parafusos de fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do passageiro do banco dianteiro.
O eventual risco de segurança ao consumidor, de acordo com o comunicado publicado no site da empresa, se dá pela utilização de um parafuso de menor comprimento (33 mm) em relação ao que foi concebido no projeto (38 mm), trazendo como consequência uma redução no comprimento útil de resistência entre a porca e o parafuso, predispondo, em caso de colisão, à perda de ancoragem inferior do cinto, podendo afetar a segurança do usuário.
A FIAT afirmou que, “com essa atitude, demonstra o profundo respeito aos seus consumidores e o seu reiterado compromisso de comercializar e garantir produtos da mais elevada qualidade e confiabilidade”, e colocou o telefone 0800 707 1000 à disposição para esclarecimentos.
Peugeot Citroën anunciou recall de 3 modelos por fixação de rebites
Conforme informações do Portal Estadão, o Procon-SP comunicou, em novembro, que a Peugeot Citroën anunciou recall dos modelos Novo C3, C3 Picasso e Aircross para verificação da fixação dos rebites dos braços da suspensão dianteira e, se necessário, a substituição da peça.
No caso do Novo C3, foram convocados os veículos fabricados de 23/7 a 9/8/2013, com chassis de EB528618 a EB533959. Os veículos C3 Picasso que necessitam de verificação são os fabricados no mesmo período e com chassis de EB529938 a EB535280. Integram a lista de convocação para o Aircross os modelos fabricados de 29/7 a 10/8/2013 com chassis de EB530986 a EB535745.
O comunicado da empresa, segundo o Procon, informou que o defeito pode causar o desprendimento do pivô da roda e contato do pneu com a carroceria do veículo, com consequente perda da dirigibilidade e risco de acidente grave. Para mais informações, a empresa disponibilizou o telefone 0800 0118088.
Bacalhoada ISO 9000 na Jomarca
Ao encerramento de 2013, estivemos com a diretoria da Jomarca, um dos principais nomes em se tratando de fixadores no Brasil. O encontro se deu em meio a um almoço com uma “bacalhoada ISO 9000”. Imperdível! Da esquerda para a direita: Erivaldo Bezerra (Himafe), Ricardo, Marlene e João Marques Castelhano (Jomarca) com José Perdigão (Comfix).
National Machinery prepara técnicos atuar no Brasil
Em novembro de 2012, a fabricante norte-americana de máquinas para produção de fixadores iniciou a preparação de dois técnicos para suporte aos usuários brasileiros. Representada no país pela Cold Forming, a National disponibilizará seus serviços a partir do segundo semestre de 2014, através de Reginaldo Alves Ferreira e Mateus Parra e Silva, ambos graduados engenharia mecatrônica e técnicos em mecânica. Eles estarão disponíveis em tempo integral para serviços exclusivos em máquinas da marca após o treinamento que se encerrará em agosto de 2014, quando a empresa deverá informarão mercado.
Heinz Gruber, diretor da Cold Forming, afirmou que este serviço, que poderá ser prestado em horário comercial e estentido, proporcionará aos clientes um rápido atendimento, garantindo um mínimo tempo de resposta.
VJ Parafusos: expansão e sangue novo
Fundada e dirigida por Valdemir Oliveira Vieira há 21 anos, a VJ Comércio de Parafusos Ferramentas e Fixação, localizada em São Bernardo do Campo (SP) e homologada ISO 9001:2008, anuncia expansão em sua sede. A empresa também está apostando em maior diversificação em parafusos, produtos abrasivos, colas, máquinas, ferramentas manuais e de corte, entre outros itens.
Destaca-se, nessa nova fase, a atuação de Vanessa Vieira, 23, atual diretora de Administração e Marketing, filha e braço direito de Valdemir. “Além dos 530 m² da atual estrutura, um galpão ao lado da sede da VJ foi anexado, ampliando em 250 m² e sendo essa área exclusiva para o estoque de fixadores. Ampliamos, também, o showroom e o atendimento direto ao cliente, saltando para 70 m². Nossa demanda diária aqui é de 300 atendimentos, e isso exige mais rapidez e conforto para o cliente. Inclusive, oferecemos a ele estacionamento e sistema de senha eletrônica. Nossa atuação comercial também conta com sete profissionais entre atendimento in loco e telemarketing”, explica a jovem executiva.
Apesar de 2013 ter frustrado o mercado, a empresa aposta numa forte demanda para os próximos 10 anos e está se preparando para esse crescimento do setor.
Aí vem a Fontana
A italiana Fontana Gruppo anunciou, no primeiro semestre de 2013, a construção de sua nova planta industrial. O empreendimento, no município de Mogi Guaçu (distante 170 km da capital paulista e com 140 mil habitantes), já começa a tomar forma. Ainda na fase de estruturação de metal, a nova Fontana terá área total de 160 mil m², com 40 mil de área coberta. Focada na produção de fixadores automotivos de alta resistência, a fábrica será a primeira do grupo na América do Sul – a empresa possui outras 15 unidades entre Europa e EUA. A nova unidade fabril fica em um distrito industrial às margens da rodovia Mário Heritage, km 176, vizinha de grandes empresas do setor automotivo, como a Mahle América do Sul, a 1 km de distância.
|