Gestão & negócios
Nunca antes na história desse país...
...a propaganda política foi tão baixa e maquiavélica. As novas tecnologias de comunicação, sobretudo as redes sociais,tem servido de instrumento para a disseminação de informações falsas. Pessoas engajadas na extrema direita e extrema esquerda e alguns debilóides insistem que a melhor arma é o ataque rasteiro e mentiroso. Criam notícias deturpando e invertendo fatos ou até mesmo criando-os.
Acreditar na bancarrota da Petrobrás, como queremnos fazer crer a facção oposicionista ao governo Dilma, é tão pernicioso quanto acreditar que o céu é de brigadeiro como o governo nos quer fazer crer. Da mesma forma,acreditar que Eike Batista foi Midas e fez fortuna sozinho é tão nocivo à sociedade quanto acreditar que só ele “quebrou”. A emissora de televisão de maior audiência do Brasil é acusada pela direita de ser um instrumento do governo, enquanto a esquerda a acusa de fascismo.
Muitas das notícias veiculadas pela imprensa alternativa, seja de direita ou esquerda, seriam cômicas se não fossem trágicas para o mundo corporativo, tanto para a indústria, como comércio ou serviços.
Este é um ano político e as “mentiras” se tornarão cada vez mais presentes na mídia.
Aos gestores “muita calma nessa hora”. Equilíbrio é a palavra de ordem. Toda tomada de decisão deve ser realizada com muita parcimônia sem que se deixe levar pelas ondas do caos ou pelo brilho do arco-íris. O Brasil não vai afundar e também não será o melhor de todos os mundos. O melhor mesmo é trabalhar com afinco, otimismo e pés no chão.
Vale lembrar uma estória atribuída à lógica de Einstein: Duas crianças estavam patinando num lago. De repente, ogelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa numa fenda.A outra tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, até libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram perguntaram ao menino como teria conseguido fazer isso. Nesse instante, Einstein que passava pelo local, comentou: “Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz. Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”.
Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.
Feliz 2014!!!
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@wocs.com.br |