Fornecedora global, líder de automóveis e mobilidade (Tier 1), com headquarter em Detroit, MI, EUA, com quase 80 instalações em 17 países, a American Axle & Manufacturing Holdings, Inc. (AAM), projeta, desenvolve e fabrica itens forjados para uso em veículos elétricos, híbridos e de combustão interna. Ainda em junho de 2022, a AAM concluiu o processo de compra do Tekfor Group por € 125 milhões.
Com duas unidades no Brasil (ainda muito conhecida como Neumayer Tekfor), o Tekfor Group tem sua matriz em Hausach, Alemanha. Entre suas especialidades estão fixadores automotivos e outro componentes metálicos para aplicações em transmissão, powertrain e mobilidade elétrica. Em 2021 suas vendas orbitaram € 285 milhões.
“Esta aquisição alavanca os principais pontos fortes da AAM com significativo potencial de sinergia, diversifica nosso mix geográfico e de vendas, aumentando nosso portfólio de produtos de eletrificação. Além disso, a compra se encaixa perfeitamente com nossa recente abordagem tática de fusões e aquisições”, disse o presidente e diretor executivo da AAM, David C. Dauch. “Estamos entusiasmados em expandir nossas tecnologias de conformação de metal para atender a uma ampla gama de clientes globais”, concluiu. Fonte: www.aam.com/pt-br
SouthWind obtém exclusividade da 3VIEW
Fabricante de monitores de processos para uso em prensas conformadoras, sistemas MES (Machine Execution System) e APS (Advanced Planning and Scheduling) para uso na Industria 4.0, a sul-coreana 3VIEW assinou um contrato com a brasileira SouthWind para representação comercial exclusiva com abrangência entre o Brasil e a Argentina.
Segundo J. Graef, CEO da SouthWind, “no mercado industrial, especialmente o setor forjamento a frio de parafusos e autopeças, a 3View é a líder asiática em monitores de força MachineViewTM de alta tecnologia, avançando fortemente nos sistemas FactoryViewTM em se tratando em monitoramento parcial ou total de plantas industriais em seus processos de manufatura 4.0. Com isso, através da SouthWind, a 3VIEW marca seu processo de avanço em tecnologia de monitoramento e controle de processos nos principais mercados da América do Sul. vendas@southwind.com.br
Faleceu o fundador da Dragão dos Parafusos
Maior e mais tradicional revenda de fixadores e ferramentas do seu Estado, e com forte atuação e liderança nos negócios que envolvem parafusos e ferramentas, a Dragão dos Parafusos perdeu seu líder, que se foi em 23/01/2023, na cidade de Fortaleza, Ceará.
Por outro lado, a empresa fundada por ele em 1957 já tem sua nova gestão consolidada, sendo que Álvaro Machado vinha a tempos integrando suas herdeiras ao comando dos negócios, composta atualmente por 135 colaboradores entre 6 unidades, todas em Fortaleza, sob a direção central de Isabel Machado, há mais de 35 anos na Dragão.
Manassero une forças com a National Machinery
Revendedora de máquinas novas e usadas para uso na produção de fixadores metálicos, a Manassero & C. srl, Itália, passou a representar National Machinery, EUA.
“Com 3 mil m² entre dois warehouse, dispomos atualmente de mais de 200 máquinas usadas prontas para inspeção, onde em breve estará exposta uma laminadora de rosca com pentes planos da Smart, marca da National, de acordo Marco Manssero, diretor. “Para maiores detalhes, uma base de produção Smart fica em Tortona, cerca de uma hora de Torino, sede da Manassero”, disse.
“Marca líder em máquinas de prensagem seriada – a frio e a quente, de artefatos de metais como parafusos e similares, autopeças e outros –, a National foi a primeira a introduzir o sistema de alimentação, setup rápido e outras inovações na qual a concorrência vem tentando se adaptar ao longo dos anos. Suas linhas operam em ranges de até M34.
Nossa convivência de mais de três décadas comercializando com empresas na Europa nos condiciona não apenas vender máquinas, mas dar um robusto suporte aos clientes da National no que se refere a reposição de peças”, concluiu Marco. info@manassero.eu
Parafusos soltos na Tesla
Atualmente uma das mais icônicas montadoras de carros elétricos do mundo, a unidade Tesla nos EUA enfrenta um recall envolvendo 3.470 veículos Model Y, de fabricação entre 2022 e 2023. O problema foi detectado nos parafusos que fixam as estruturas do encosto do banco traseiro, que podem não ter recebido o aperto ideal, segundo nota obtida do portal G1 em 08/03/2023.
Mesmo em face do problema no sistema que envolve risco a segurança em caso de colisão, a empresa relatou a não existência de ocorrências relacionadas.
De acordo com a NHTSA, órgão norte-americano de segurança rodoviária, a existência de um parafuso solto na estrutura do assento pode reduzir o desempenho do sistema do cinto de segurança, aumentando os riscos de ferimentos durante uma colisão. Por sua vez, a montadora relatou ao órgão ter tido cinco solicitações de garantia desde dezembro último, que “podem” estar relacionadas a este problema. Fonte: https://g1.globo.com
Feira Wire & Tube expande fronteiras
Com a Wire Rússia fora do calendário de eventos internacionais devido à guerra na Ucrânia, a organizadora de feiras Messe Düsseldorf GmbH, Alemanha, anunciou a inclusão de novos países que sediarão esses eventos dedicados ao segmento produtos metálicos a partir de tubos e arames.
Agendados já para este ano de 2023, entre 24 e 27 de maio a cidade de Istambul, Turquia, receberá a “Wire & Tube Eurásia”. Por sua vez, o mês de setembro terá no Cairo, Egito, a “Mid East Africa”, entre os dias 02 e 04; enquanto Bangkok, na Tailândia, estreia sua Wire entre os dias 20 e 22. birgitpopovs@emmebrasil.com.br
ZM apoia projeto de jovens aprendizes na Polícia Militar
Tradicional indústria catarinense de autopeças e fixadores, fabricante de itens destinados a sistemas elétricos, suspensão e direção de veículos, a ZM S.A. apoia o projeto pioneiro do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), numa parceria com o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e o 18º Batalhão de Polícia Militar.
Nessa parceria, quatro jovens aprendizes foram selecionados e ofi cialmente integrados ao 18º Batalhão da PM, onde realizarão trabalhos de apoio à entidade. Ao término do período de serviços, os jovens que concluírem o programa receberão, como forma de incentivo, uma bolsa de estudos na universidade apoiadora.
Através do programa, os participantes cumprirão quatro horas diárias de trabalho, mantendo assiduidade escolar, além de receberem acompanhamento de suporte do CIEE.
O grupo que iniciou o projeto é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e, após o período de participação de dois anos, esses aprendizes poderão receber uma bolsa de graduação de 100% em qualquer curso da UNIFEBE, exceto em Medicina. A apresentação contou com aprendizes, o Coronel Luis André P.V. Oliveira (comandante do 7º comando regional da PM), com a professora Rosemari Glatz (reitora da UNIFEBE), Alexandre Zen (CEO da ZM) e Cátia Maffezzolli (coordenadora da agência CIEE, na cidade de Brusque)