Eurásia News
UE impõe nova taxação sobre fixadores importados
Instituições da União Europeia (UE) concordaram em aplicar uma taxa de carbono sobre manufaturados metálicos comprados de países terceiros. O CBAM (Border Carbon Regulation Mechanism), que é o mecanismo de regulação de carbono de fronteira, entrará em vigor a partir de 1º de outubro de 2023, incluindo produtos similares de ferro e aço, como parafusos e similares, além de alumínio, ferro e aço, cimento, fertilizantes, eletricidade e hidrogênio.
O Conselho Europeu anunciou ter chegado a um consenso nas negociações sobre o CBAM entre os Estados membros e os negociadores do Parlamento Europeu (PE). Assim, sob o EU Emissions Trading System – ETS, sistema de comércio de emissões da UE, será estabelecido um mecanismo para equalizar o preço do carbono pago pelos produtos da UE com o preço do carbono pago pelos bens importados.
Com esse mecanismo, quem vende para a UE será obrigado a comprar certificados CBAM, para assim pagar a diferença entre o preço do carbono em seu país de fabricação e o preço do carbono na UE. O novo aplicativo incentivará os países não pertencentes à UE a aumentarem suas metas climáticas.
Somente países com a mesma meta climática da UE poderão exportar para ela, isentos assim de obter tais certificados. As novas regras impedirão que a produção se desloque da UE para países com clima e políticas ambientais mais amenas.
Primeira lei sobre o assunto, em vigor a partir de 1º de outubro de 2023, o CBAM será elaborado para atender integralmente às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)
PIMSAN - fornecedor de fixadores
A empresa Ana Bağlanti Elemanlari (Pimsan), Turquia, atua em fixação desde 2008, lidando com importações e no fornecimento de pinos standard/especiais, e outros itens feitos em processos de usinagem, forjamento a frio e quente, peças feitas em chapas metálicas, além de molas e similares provenientes do arame. Prestando serviços com seus centros industriais na Turquia, Alemanha e Bulgária, a Pimsan exporta para a Rússia, EUA, nações na Europa, Oriente Médio e África.
Além de suas linhas de pinos, ela fornece parafusos, porcas e arruelas para o setor automotivo e suas subindústrias; aos setores fabricantes de linhas brancas, máquinas, construção, eletricidade, moveleiro, indústria de defesa (de iluminação), indústria naval, portas e janelas, vidros, itens médicos, elevadores, reboques, moldes, plásticos, máquinas agrícolas, de aquecimento-resfriamento.
• Usinados
Itens standard e especiais de fixação e outras peças metálicas são produzidos em usinagem, feitos em aço inox, autômato, latão, alumínio e cobre, processados em máquinas CNC e tornos.
• Forjadas a frio
Produzidas a partir de materiais como aço (carbono e inox), cobre, latão, alumínio e ligas especiais em máquinas de multi-estágio, com dimensões entre M2 e M36, de 5 a 350 mm de comprimento.
• Pinos produzidos, importados e exportados
DIN 1, ISO 2339, DIN 7, DIN 6325, ISO 8734, DIN 7979, ISO 8735, DIN 7978, ISO 8736, DIN 7977, ISO 8737, ISO 2338, DIN 1444, DIN 1481, ISO 8752.
• Feitas de chapas
Produzidos em máquinas CNC e prensas, destinado aos setores automotivo, linha branca, maquinário, indústria de defesa, vidros e outros. Peças especiais como molas e outros provenientes do arame, também são feitas em aço carbono, inox e ligas especiais em máquinas CNC.
Exportação automotiva turca atingiu US$ 2,7 bi em janeiro
Com um aumento de aproximadamente de 22% em relação ao mesmo período de 2022, a exportação do setor industrial automotivo da Turquia foi de US$ 2,7 bilhões, somente em janeiro passado, período que em que foi alcançado o melhor resultado em exportação da sua história, representando 14% de participação no total das exportações do país.
Presidente do conselho da Otomotiv Endüstrisi İhracatçıları Birliği'nde (OİB), a associação dos exportadores da indústria Automotiva de Uludag (uma região da Turquia), Baran Çelik, disse: “Tivemos um bom começo para atingir nossa meta de exportação, de US$ 34 bi, neste ano. Em automóveis de passageiros a exportação aumentou dois dígitos em janeiro. Registramos altas na França, Espanha, Polônia e Bélgica. Da mesma forma, nosso maior mercado que envolve os países da UE aumentaram as compras em 35%, enquanto o Oriente Médio atingiu 40% de alta”.
Aumento de 20% no fornecimento do maior grupo de produtos
A exportação da indústria de suprimentos, o maior grupo de produtos automotivos, cresceu 20,5%, chegando a US$ 1,143 bilhão, só em janeiro. Enquanto a exportação de autos de passeio subiu 37% (total de US$ 893 milhões). A exportação de veículos comerciais caiu 14% (US$ 399 milhões); caminhões subiram 151% (US$ 155 milhões); enquanto ônibus subiu 55%.
Maior destino dessas exportações, na Alemanha a elevação foi de 31%. Nos demais foram 20% para a Itália, 36% na França, 34% na Rússia, 25% na Polônia, 11% na Espanha e 10% para a Romênia. Em contraste, a exportação caiu no Egito -27%; na Eslovênia -36%.
A exportação ao Reino Unido cresceu 115%, 104% na França, 56% na Espanha, 58% na Polónia e 46% na Eslovénia, importantes mercados de automóveis de passageiros, enquanto isso o crescimento foi de 95% nas vendas para o Egito, e 90% para a Hungria. Dentro da UE, a elevação foi de 35%.
US$ 1.863 bilhões foram exportados para países da UE, maior mercado e que absorve 68,6% de participação nas exportações automotivas turca, com um aumento de 35% no período. As exportações aumentaram 15% para outros países europeus, 28% para a Comunidade de Estados Independentes e 40% para países do Oriente Médio.