Prezado leitor,
Conforme publicado em nossa edição de dezembro 2006/janeiro de 2007, um carro popular de duas portas, como o VW Gol City, contém cerca de 1.220 componentes de fixação: 706 parafusos, 337 porcas, 177 arruelas, sem considerar rebites. Concluímos que esta montadora consumiu mais de 289 milhões de fixadores no ano passado ao produzir em torno de 236 mil unidades similares deste modelo, número divulgado no site Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. O mercado de parafusos e similares não é destinado apenas ao setor automobilístico, mas esses números refletem a imensa importância das montadoras em nossas atividades; e também uma considerável dependência. E, em tempos de “vacas magras”, nada melhor do que ampliar o foco em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), utilizando a inovação e diversificação como caminhos para encontrar um “oceano azul” (frase extraída do livro de Chan Kim e Renée Mauborgne, A Estratégia do Oceano Azul, 2005, ed. Campus, 268 páginas).
Além de P&D, outras ações devem ser consideradas. O jornalista Joelmir Beting – Rádio Bandeirantes, de São Paulo, SP –, destacou recentemente um estudo da consultoria americana McKinsey, feito durante as três últimas crises mundiais anteriores à atual. A empresa monitorou cerca de mil companhias americanas e concluiu: àquelas que, durante “as turbulências”, mantiveram ou ampliaram seus investimentos em ações de marketing – como propaganda, publicidade e outras atividades promocionais – alcançaram lucratividade na média de 14% acima do obtido antes da crise.
Na mesma linha, a London Business School, analisou aproximadamente de 2,3 mil empresas na zona do euro, entre 2000 e 2001, onde 74% delas adotaram a postura de marketing citada acima e ampliaram em 11% a rentabilidade após o período. Em analogia, “estando dentro de um avião em pleno vôo, num momento crítico que requer a redução de peso da aeronave, não podemos nos desfazer justamente dos paraquedas”. Esta edição marca o início do terceiro ano de circulação da Revista do Parafuso. Tenha uma ótima leitura e um excelente 2009, na saúde, na família e no trabalho!
Sérgio Milatías
milatias@revistadoparafuso.com.br |