Livros
Kaizen: o DNA do sucesso, livro eletrônico de Ronaldo de Fávero
O desperdício não percebido nas corporações e o imperativo de Mudar para Melhor fascinou o autor, consultor em gestão empresarial
Segundo o autor, Ronaldo de Fávero, seu interesse pelo tema foi despertado a partir de um livro sobre Kaizen, escrito por um amigo que ele assessorava em sistemas de gestão, desde 1996. Segundo ele, um determinado capítulo dizia: “como regra geral, empresas usam quatro vezes mais espaço, duas vezes mais pessoas e 10 vezes mais tempo do que realmente necessitam; elas ocupam em seus escritórios o dobro da área necessária e possuem o triplo da capacidade de computadores de que necessitam, mencionando que 50% dos relatórios das empresas podem ser eliminados e que 20% a 50% dos que restam podem ser consolidados”. Todo este potencial de melhoria fascinou o nosso o autor no tema.
Entre suas fontes bibliográficas, de Fávero cita o guru da produtividade Anand Sharma, indiano radicado nos EUA, coautor com Patrícia E. Moodyo do livro “A Máquina Perfeita: Como vencer na nova economia produzindo com menos recursos” (Prentice Hall, 2003). Sharma esteve como nossa reportagem em São Paulo, sendo destaque na edição número 1 da Revista do Parafuso (Jan./2007).
Consultor em gestão empresarial, professor de pós-graduação pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, pós-graduado em Qualidade, especialização em Meio-ambiente, graduado em Matemática, MBA em RH, pós-graduando em Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural, técnico em Mecânica, Ronaldo de Fávero apresenta métodos para praticar e alcançar a melhoria contínua através de sua longa experiência em 25 anos de atividades, acumulando cerca de 1.300 projetos Kaizen, descritos nos seguintes capítulos:
1) Teoria sobre os Kaizens
2) Pensamento Enxuto (Lean Thinking)
3) Oportunidades de melhorias
4) Envolvendo as pessoas nos problemas
5) Como implantar os Kaizens
6) Como documentar os Kaizens
7) Continuidade
8) Mais de 160 exemplos comentados
Informações: