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18/03/2017 10h28

Notas

 

Rubão para todos

Maior autoridade brasileira de tecnologia em fixação mecânica, Rubens Cioto está em pleno voo solo com a equipe do CTF  

Basicamente, todos os artefatos, especialmente os metálicos, são feitos para serem integrados a outros conjuntos, como ocorrem em máquinas que muitas vezes irão integrar outras máquinas. Pense em um parafuso e uma porca, que são fixados em um motor automotivo de partida, que por sua vez será montado para a tarefa de ignição em um propulsor de um caminhão. Por este exemplo, vemos que a fixação mecânica está presente em quase todas essas etapas envolvendo a produção industrial. E isso começa – às vezes de maneira errada – lá no briefing, que define como e qual será o parafuso que manterá seguro um determinado sistema de fixação, muitos desses considerados aplicações críticas, e que estarão no mesmo lugar por anos... ou por milhares de quilômetros. Daí, a razão deste texto dedicado a Rubens Cioto e equipe, agora prestadores de serviços a todo o mercado que lida com produtos e serviços que envolvem juntas aparafusadas de A à Z.

Após anos de prestação de serviços exclusivos dentro de renomados fabricantes de fixadores (Metalac e Acument), Rubens Cioto e seus sócios Cesar Zuffo, André Collares, Luiz Marins e Marcos Souza abrem-se ao mercado sob o nome de Centro Tecnológico de Fixação (CTF), uma empresa independente que até então se chamava BCT. Empresa sediada em Sorocaba, SP, em plena atividade desde janeiro último, o CTF dispõe de sede própria uma ampla instalação incluindo um moderno laboratório onde são realizados diversos trabalhos no campo da fixação industrial.

Especializados em pesquisa e desenvolvimento em cálculos de dimensionamento de união de juntas aparafusadas, a atuação da equipe CTF orbita em vários estágios que podem ir do briefing do produto, respectiva definição de materiais, ferramental, sequencial da estampagem, do rosqueamento e demais como tratamento térmico e superficial, bem como a definição dos parâmetros de controle de qualidade. Também se incluem técnicas de montagens em linhas de produção, definição dos parâmetros de aperto e controle, além de investigações de falhas, incluindo “aquelas famosas causadoras de recalls envolvendo uniões aparafusadas”. Cursos, palestras, treinamentos, ensaios, além de desenvolvimento de softwares e equipamentos dedicados a essas rotinas também compõem o escopo do grupo.

O CTF traz consigo um grande know-how, detém publicações de papers com reconhecimento e referência global, tendo em sua patente de aperto citações de pesquisadores europeus e japoneses, incluindo a gigante aérea Airbus.  

 

ArcelorMittal compra área de aços longos da Votorantim

Ao final de fevereiro a ArcelorMittal Brasil S.A. anunciou a aquisição da Votorantim Siderurgia.

Assim, a divisão de aços do grupo brasileiro torna-se uma subsidiária da gigante global, tornando a Votorantim detentora de uma participação minoritária no capital da ArcelorMittal Brasil. Segundo as empresas, a capacidade produtiva anual de aços longos poderá alcançar 5,6 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,4 milhões de toneladas de laminados.

No negócio estão incluídas as plantas da ArcelorMittal Brasil em Monlevade, Cariacica, Juiz de Fora, Piracicaba e Itaúna, e as plantas da Votorantim Siderurgia em Barra Mansa, Resende e a participação acionária na Sitrel, em Três Lagoas. As unidades Votorantim de aços longos na Argentina (Acerbrag) e Colômbia (PazdelRío) não foram incluídas na transação.

A transação busca gerar sinergias e redução de custos, mas para sua conclusão ainda falta o ok do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

ArcelorMittal: líder de aço e de mineração do mundo, presente em 60 países com unidades industriais em 19. Suas receitas em 2016 foram de US$ 56,8 bilhões, com produção 90,8 milhões de toneladas de aço bruto.

Votorantim: atua em diversos setores como cimento, polimetálicos, alumínio, aços longos, energia, celulose, suco de laranja e banco. Suas receitas em 2015 alcançaram cerca de US$ 10,1 bilhões.

 Mercedes-Benz faz recall para substituição dos parafusos nos eixos dianteiros e traseiros do ML 350

Em meados de fevereiro, a Mercedes-Benz do Brasil Ltda. deu início a convocação dos proprietários do modelo ML 350, SUV Sport Diesel, fabricado em outubro de 2014. De acordo com a nota, os parafusos fixados nos eixos dianteiro e traseiro podem não estarem fixados adequadamente, implicando em perda de dirigibilidade e riscos aos usuários e terceiros, já que a falha poderá causar sobrecarga mecânica nos outros parafusos dos eixos, provocando sua ruptura. Recall que teve início em 16/2/2017, demanda 3 horas de manutenção e requer a troca de todos fixadores. Fonte: sistemas.procon.sp.gov.br/recall Informações: www.mercedes-benz.com.br

 

Linha Nedschroef é aposta da Metaltork no investimento em máquinas

A Indústria de fixadores Metaltork segue investindo na expansão do seu parque industrial. Forte player no fornecimento aos setores automotivo e energia eólica, Ivan Reszecki, presidente, relatou que entre suas novas aquisições inclui-se a conformadora Nedform de 6 matrizes da belga Nedschroef Machinery, um conjunto com força de estampagem de 275 toneladas para fazer peças até M24, comprimento até 200 mm e máximas de 140 pçs/min.

O modelo NH-622L, virá equipado com sistema de corte e transferência de peças extra curta, o que possibilita fazer porcas, buchas e outros itens, perfurados ou sólidos numa conformadora longa de parafusos. Nedform traz o sistema computadorizado Nedcontrol, utilizado em regulagens automáticas sem a interferência do operador, na troca-rápida de ferramentas, além de outros recursos. Segunda a Nedschroef, a NH-622L é uma das mais flexíveis disponíveis no mercado mundial.

“Incansavelmente, buscamos o que há de melhor em práticas e tendências tecnológicas globais para nossa produção, inclusive em itens de aplicações críticas como parafusos de biela, mancal e cabeçote de motores e outras peças especiais”, disse Reszecki.  

 

Recall do Fusion está no cabo de fixação dos cintos de segurança dianteiros

A Ford Motor Company Brasil Ltda. está convocando os proprietários do Ford Fusion, ano/modelo 2013 a 2016, para aplicação de isolante visando proteger o cabo de fixação do mecanismo de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros.

A montadora informou que em eventual colisão, este cabo ficará exposto a altas temperaturas geradas pelo acionamento do pré-tensionador do cinto, o que pode diminuir a resistência dele à tração, resultando na retenção inadequada dos ocupantes, aumentando riscos de lesões em eventual colisão do veículo. Informações: www.ford.com.br  

 

Manzato Parafusos aposta no reforço do departamento comercial

Fabricante de fixadores para segmentos industriais – como o setor automotivo, bem como sua cadeia de fornecedores, além de indústrias de máquinas e implementos agrícola e rodoviário, construção civil e moveleira – a Metalúrgica Manzato está concentrando ainda mais seus esforços no seu departamento comercial.

Em sua sede em Caxias do Sul, RS, a direção da Cia acaba de inaugurar um novo departamento comercial, em uma nova e ampla unidade com 750 m², gerando mais conforto e condições técnicas para a equipe Comercial Manzato, visando elevar ainda mais os níveis qualidade no relacionamento com cliente.

“Consideramos que para vender mais não basta esperar acontecer, temos que fazer acontecer. É preciso ampliar contatos remotos e visitas aos clientes, auxiliando-os a identificar e desenvolver opções mais versáteis”, segundo comentário em nota.

Completando, “De modo isolado, apenas os parafusos podem não fazer a diferença, mas somados a eficientes sistemas de armazenamento e entregas operantes com ações estratégicas são ganhos a médio e longo prazo na qualidade e durabilidade. O produto final na mão do cliente dentro do prazo, de acordo com normas e sem retrabalhos, evitam custos às vezes incontroláveis. E este é o preço e a segurança que oferecemos. Por isso, apostamos nesta retomada econômica em descobrir e atender as necessidades de quem é e de quem será cliente Manzato”.  

 

Mais de 5 mil robôs até 2020 na indústria nacional

A consultoria TCP Latam divulgou um estudo, através do portal Usinagem Brasil, prevendo a implantação de 5.150 robôs na indústria brasileira até 2020, o que demandará cerca de R$ 2,1 bilhões. Ela relata que a agroindústria e o setor metal/mecânico responderão por 50% dessas compras, seguida pelas indústrias de móveis (15%) e de eletroeletrônica (10%).

Comparando, nos Estados Unidos as vendas de robôs somaram mais de 15 mil unidades só no primeiro semestre de 2016, enquanto na China o volume foi de 60 mil robôs em 2015, mesmo ano em que se registrou 10 mil robôs industriais em operação no Brasil.

Em nossa edição RP56 (março 2016) publicamos uma matéria sobre a unidade industrial da AGCO, em Mogi das Cruzes, SP, fabricante de máquinas para o agronegócio, onde recebemos um gráfico indicando que a proporção recomendável para robotização é de 250 robôs por 10 mil colaboradores (2,5%). Nesse caso, o Brasil tem cerca de 10 robôs por cada grupo de 10 mil (0,1%), tendo a Coreia do Sul com 347 (3,5%), Japão 339 (3,4%) e Alemanha com 261 (2,6%).  

 

Porsche realiza recall devido a parafuso do tubo de combustível

Em 27 de janeiro a Porsche iniciou uma chamada envolvendo os modelos 911 Carrera, 718 Boxter e 718 Cayman (modelos produzidos entre 01/10/2015 e 26/09/2016) devido a uma falha no tubo coletor de combustível do combustível. Segundo a montadora, o parafuso que fixa essa área pode não ter recebido o aperto adequado, cabendo sua substituição, algo que demanda 4 a 5 horas de manutenção.

Em nota, a empresa informa que os proprietários podem continuar a utilização do veículo com segurança, mas se algo de anormal no veículo for percebido, como cheiro de combustível, o mesmo deverá acionar uma concessionária. A Porsche está inspecionando 16.429 veículos em todo o mundo, das quais 2.576 são na Alemanha e 73 unidades no Brasil. Fonte: www.porsche.com/brazil  

 

Fastener Fair Índia 2017: Mumbai e New Delhi

A Índia possui um território de quase 3,3 milhões de km², um pouco mais que um terço do Brasil, 8,5 milhões de km². O produto interno bruto (PIB) indiano é bem mais que o dobro do nosso, mas sua população é quase sete vezes maior, tornando sua renda per capta bem menor que a brasileira.

Porém, o Brasil não faz mais parte do calendário da Fastener Fair, feira do setor de fixação, limitando-se apenas às três edições, com a última em 2014. Já a Índia irá completar a quarta em Mumbai e a segunda em Delhi. As duas sedes do evento são as cidades indianas mais populosas, tendo Mumbai com 18,4 milhões de habitantes, considerada a capital financeira. Enquanto New Delhi, que ocupa o posto de capital política e cultural, possui 21,7 milhões de habitantes.

Feira de padrão mundial, a Fastener Fair Índia terá visitantes e expositores de toda cadeia de produtos e serviços para fixadores, bem como fabricantes, distribuidores e empresas consumidoras, vindos de diversas partes do globo.  

 

Porca de retenção é pivô do recall da moto Ducati

Está em vigor desde o mês de fevereiro uma convocação realizada pela unidade Brasil da Ducati, envolvendo a motocicleta Scrambler, ano/modelo 2015 a 2017, produzida entre 19 de junho de 2015 e 23 de dezembro de 2016. Segundo a fabricante italiana, são cerca de 326 motocicletas que deverão passar por manutenção de aproximadamente 30 minutos.

Ducati disse ter identificado a necessidade de substituição do parafuso ao realizar testes de segurança e qualidade do modelo Scrambler. Ela constatou a possibilidade da porca de retenção do pivô do suporte lateral da motocicleta se soltar, o que poderia gerar falha no sensor do interruptor do suporte lateral ao não detectar a sua posição correta, e isso impede o piloto dar a partida no motor quando a motocicleta está estacionada. Também pode ocorrer da motocicleta pode entrar em movimento com o suporte lateral ainda estendido ou o sensor do interruptor pode desengatar com a motocicleta em movimento, provocando o desligamento do motor. Apesar dos riscos, ainda não há registros de ocorrência. Informações: www.brasil.ducati.com  

 

Multikit avança no mercado de kits de montagens

Empresas que utilizam kits de fixadores agregados aos seus produtos, como kits contendo parafusos, similares e itens complementares, como buchas e/ou peças especiais, tem na região sul do Brasil uma opção, a Multikit, em atividade desde 2009.

“Com sede em Joinville SC, estamos estrategicamente próximos dos principais polos fornecedores, o que confere à A Multikit – Kits de Fixação confiabilidade, agilidade e garantia de excelentes produtos e serviços aos clientes”, comenta Geovani de Oliveira, diretor, que tem em seu currículo a experiência de anos como gerente nacional de vendas de uma grande indústria brasileira de parafusos.

“Tempos atrás eu via meus clientes montarem manualmente seus kits, daí veio a ideia de lhes dar a opção de terceirizar, aliviando-os dessa tarefa fora de sua atividade fim. Nosso trabalho gera ao cliente redução nos processos de compras, na manutenção dos estoques dos componentes e, principalmente, promove a flexibilização na gestão dos funcionários envolvidos na montagem, relocados às outras áreas internas”, comentou.

“Com minha experiência tenho lhes proporcionado alívio, bem como fixadores de excelente qualidade e quantidade assegurada. Além disso, temos melhorado a apresentação dos produtos do cliente”. Atendendo empresas em diversas partes do Brasil, a Multikit é fornecedora, dos segmentos de plástico, elétrico, eletrônico, automotivo, decorações, utilidades para o lar, metais sanitários, entre outros. Informações: contato@multikit.ind.br  

 

Barrados no baile: 4 modelos Renault perderam o Carnaval 2017 devido a recall

O Carnaval 2017 mal começava e os modelos Renault eram barrados nas blocos, bailes e nas avenidas. No dia 23 de fevereiro, uma quinta-feira, fora emitido o comunicado pela Renault convocando os proprietários dos modelos Duster Oroch, Duster, Logan e Sandero, todos fabricados entre 3 de agosto a 29 de setembro de 2016. Segundo o portal g1.globo.com a ação envolve 28.814 unidades, sendo 13.559 do modelo Sandero (todas as versões), 5.111 Logan (Authentique, Expression e Dynamique), 4.237 Duster (Expression e Dynamique) e 1.907 Oroch (Expression e Dynamique).

O problema vem da linha de montagem, onde os parafusos situados no eixo traseiro e no berço dianteiro do motor foram fixados com torque inadequado. Isso pode ocasionar uma deformação ou, nos casos mais severos, até a ruptura dos parafusos, podendo gerar a perda das características originais de dirigibilidade, resultando até em acidente com lesões graves e/ou fatais. O tempo de reparo previsto é de 1 hora. Informações: www.renault.com.br  

 

Amatools na Expomafe

Iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, organizada pela Informa Exhibitions, o São Paulo Expo vai receber nos dias 9 a 13 de maio a 1a. Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

O evento promete ser o palco dos últimos avanços tecnológicos globais em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica e outros. Muitas empresas relacionadas ao mercado da fixação estarão presentes, dentre elas a Amatools.

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