David X Golias
Enfrentar a concorrência está longe de ser uma queda de braço onde vence o mais forte. Nesta luta, cabe ao cliente declarar o vencedor
Conta a história que um pequeno pastor de nome David enfrentou Golias, um grande e poderoso inimigo. A vitória de David foi possível com uma pequena funda e muita determinação. O crescente processo de globalização aponta para o surgimento de muitos “Golias” vindos do oriente a serem enfrentados nos mais diversos setores industriais. Sob o ponto de vista de marketing, chamamos este enfrentamento de concorrência. Uma extensa bibliografia aborda este tema sob os mais diversos aspectos, mas a essência é reconhecer que empresas concorrentes não são apenas aquelas que atuam em um mesmo mercado, mas principalmente aquelas que disputam o mesmo cliente.
Enfrentar a concorrência está longe de ser uma queda de braço onde vence o mais forte. Nesta luta, cabe ao cliente declarar o vencedor. Sendo assim, fica clara a necessidade de uma estratégia de marketing dinâmica e criativa que busque satisfazer às necessidades do cliente, sobretudo quanto à qualidade de produtos e preços competitivos. As indústrias chinesas obtiveram altíssimas taxas de crescimento na última década, em função de sua grande capacidade de produção e preços baixos. Estudos econômicos indicam que a próxima década será marcada pela melhoria na qualidade de seus produtos.
Observar os movimentos do concorrente tem efeito positivo apenas para responder à pergunta: “Estaria meu concorrente melhor preparado para satisfazer às necessidades de meu cliente?”. Assim como na história de David, serão necessárias muita determinação e criatividade para vencer a concorrência, qualidades estas que não faltam ao empresariado brasileiro.
*Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@whiteoak.com.br |