Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 64
Busca::..
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Eventos - Workfastener Brasil
06/08/2017 05h23

 Eventos

1º Workfastener Brazil

Nenhum incêndio começa grande

Workfastener Brasil é um novo evento, organizado pela Revista do Parafuso, que busca transformar-se num ponto de encontro de profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com sistemas de fixação. Na primeira edição, o evento começou de uma forma modesta devido a pequena presença. Mas, este é um preço a pagar pelo começo do trabalho.

Entre as 10 maiores economia global e as 10 mais importantes nações produtoras de automóveis em todo o mundo, o Brasil precisa ter pelo menos um evento por ano para tratar sobre este assunto crucial. Durante o encontro inaugural, realizado na Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramentas e Automação, na cidade de São Paulo, SP, o Workfastener Brasil contou com três palestrantes: J. Graef, CEO da SouthWind International, que demonstrou por meio de slides e filmes a nova tecnologia já presente nas linhas de máquinas de prensagem automática Nedschroef, denominado Nedform Hybrid;

Em seguida foi a vez de Hans Müller, que já escreveu para a Revista do Parafuso. Müler é um especialista em “marketing e suas ferramentas” e tratou sobre tema “Fundamentos de Marketing”;

No final foi a vez de Rubens Cioto, o mais importante expert brasileiro em projeto, produção e aplicação de fixadores. Cioto é o chefe do Centro de Tecnologia de Fixação (CTF) e apontou cases que findaram em recall no setor automotivo, no qual ele expôs algumas de suas origens. O próximo Workfastener Brazil acontecerá no próximo dia 21 Novembro, na sede da M. Shimizu, em São Bernardo do Campo, SP.

 

“Inovação tecnológica nas prensas de conformação mecânica de peças seriadas, eliminando sistemas mecânicos convencionais”, J. Graef

O evento foi aberto pelo CEO da SouthWind, J. Graef, que jogou luzes em um novo tempo, o tempo em que os morosos setups podem estar se tornando páginas de um período obsoleto. Graef apresentou em vídeo a nova tecnologia das prensas de estampagem seriada da Nedschroef, um modelo já comercializado dotado de um revolucionário sistema de acionamento direto por servo-atuador da alimentação linear do arame e do transporte (transfer) entre as matrizes. Esse sistema revoluciona a agilidade em setups, com memorização de todas as regulagens e de fácil operação a partir do painel, por tela de toque, ajustado em poucos segundosos tempos de abertura e fechamento do transfer sem o uso de qualquer ferramenta. O sistema gera a remoção do conjunto de ferramentas completo, simultaneamente, fazendo a prensa retomar sua operação em cerca de 15 minutos.

 “Fundamentos de Marketing”

Hans Müller, professor, é especialista em Marketing e suas Ferramentas. Colaborou escrevendo para a coluna Gestão & Negócios nesta RP. Sua palestra teve como finalidade explicar os fundamentos do funcionamento dos negócios, dentro de um ambiente de troca onde haja vantagens comerciais. Segundo Hans em suas colunas, muitos esquecem das coisas óbvias, tornando as coisas ainda mais complicadas. “Muitas vezes é só chover no molhado”. A Palestra transita entre as denominadas 4 ferramentas P: Produto, Preço, Ponto e Promoção. O empresariado do setor parafuseiro pode não acreditar, mas ele orbita permanentemente nesses 4 P.

“Principais modos de falhas e a participação dos fixadores nos comunicados de recalls”

Como já anunciado nesta RP, o especialista em projeto, fabricação e aplicação de fixadores, Rubens Cioto assumiu de vez seu voo solo junto com seus colegas do Centro Tecnológico de Fixação (CTF). Isso por si só é um up no mercado de fixação e suas carências de conhecimento. O Workfastener Brazil foi um passo inicial nessa busca de disseminação de conhecimento, partindo de um problema de conhecimento geral, que são os recalls automotivos. Segundo Cioto - corroborado por colegas do meio, como o dr. Roberto Garcia, que se fez presente no evento – cerca de 70% das convocações de manutenção das montadoras automotivas emanam de problemas na fixação mecânica. Sendo assim, Cioto fez um apanhado de recalls já publicados nesta RP, apontando com detalhes a origem e as possíveis razões que levaram ao reparo. Num dos casos, relatou o caso da montadora Renault no Brasil, em 2017, que levou a convocação de quatro diferentes modelos devido à aplicação de torque abaixo do recomendável na fixação do eixo traseiro e berço dianteiro do motor. Segundo ele, “a variação do coeficiente de atrito elevaram a força de união, mesmo mantendo o torque constante. Isso resultou na deformação plástica sem qualquer controle do fixador”.

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com