Eventos
1º Workfastener Brazil
Nenhum incêndio começa grande
Workfastener Brasil é um novo evento, organizado pela Revista do Parafuso, que busca transformar-se num ponto de encontro de profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com sistemas de fixação. Na primeira edição, o evento começou de uma forma modesta devido a pequena presença. Mas, este é um preço a pagar pelo começo do trabalho.
Entre as 10 maiores economia global e as 10 mais importantes nações produtoras de automóveis em todo o mundo, o Brasil precisa ter pelo menos um evento por ano para tratar sobre este assunto crucial. Durante o encontro inaugural, realizado na Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramentas e Automação, na cidade de São Paulo, SP, o Workfastener Brasil contou com três palestrantes: J. Graef, CEO da SouthWind International, que demonstrou por meio de slides e filmes a nova tecnologia já presente nas linhas de máquinas de prensagem automática Nedschroef, denominado Nedform Hybrid;
Em seguida foi a vez de Hans Müller, que já escreveu para a Revista do Parafuso. Müler é um especialista em “marketing e suas ferramentas” e tratou sobre tema “Fundamentos de Marketing”;
No final foi a vez de Rubens Cioto, o mais importante expert brasileiro em projeto, produção e aplicação de fixadores. Cioto é o chefe do Centro de Tecnologia de Fixação (CTF) e apontou cases que findaram em recall no setor automotivo, no qual ele expôs algumas de suas origens. O próximo Workfastener Brazil acontecerá no próximo dia 21 Novembro, na sede da M. Shimizu, em São Bernardo do Campo, SP.
“Inovação tecnológica nas prensas de conformação mecânica de peças seriadas, eliminando sistemas mecânicos convencionais”, J. Graef
O evento foi aberto pelo CEO da SouthWind, J. Graef, que jogou luzes em um novo tempo, o tempo em que os morosos setups podem estar se tornando páginas de um período obsoleto. Graef apresentou em vídeo a nova tecnologia das prensas de estampagem seriada da Nedschroef, um modelo já comercializado dotado de um revolucionário sistema de acionamento direto por servo-atuador da alimentação linear do arame e do transporte (transfer) entre as matrizes. Esse sistema revoluciona a agilidade em setups, com memorização de todas as regulagens e de fácil operação a partir do painel, por tela de toque, ajustado em poucos segundosos tempos de abertura e fechamento do transfer sem o uso de qualquer ferramenta. O sistema gera a remoção do conjunto de ferramentas completo, simultaneamente, fazendo a prensa retomar sua operação em cerca de 15 minutos.
“Fundamentos de Marketing”
Hans Müller, professor, é especialista em Marketing e suas Ferramentas. Colaborou escrevendo para a coluna Gestão & Negócios nesta RP. Sua palestra teve como finalidade explicar os fundamentos do funcionamento dos negócios, dentro de um ambiente de troca onde haja vantagens comerciais. Segundo Hans em suas colunas, muitos esquecem das coisas óbvias, tornando as coisas ainda mais complicadas. “Muitas vezes é só chover no molhado”. A Palestra transita entre as denominadas 4 ferramentas P: Produto, Preço, Ponto e Promoção. O empresariado do setor parafuseiro pode não acreditar, mas ele orbita permanentemente nesses 4 P.
“Principais modos de falhas e a participação dos fixadores nos comunicados de recalls”
Como já anunciado nesta RP, o especialista em projeto, fabricação e aplicação de fixadores, Rubens Cioto assumiu de vez seu voo solo junto com seus colegas do Centro Tecnológico de Fixação (CTF). Isso por si só é um up no mercado de fixação e suas carências de conhecimento. O Workfastener Brazil foi um passo inicial nessa busca de disseminação de conhecimento, partindo de um problema de conhecimento geral, que são os recalls automotivos. Segundo Cioto - corroborado por colegas do meio, como o dr. Roberto Garcia, que se fez presente no evento – cerca de 70% das convocações de manutenção das montadoras automotivas emanam de problemas na fixação mecânica. Sendo assim, Cioto fez um apanhado de recalls já publicados nesta RP, apontando com detalhes a origem e as possíveis razões que levaram ao reparo. Num dos casos, relatou o caso da montadora Renault no Brasil, em 2017, que levou a convocação de quatro diferentes modelos devido à aplicação de torque abaixo do recomendável na fixação do eixo traseiro e berço dianteiro do motor. Segundo ele, “a variação do coeficiente de atrito elevaram a força de união, mesmo mantendo o torque constante. Isso resultou na deformação plástica sem qualquer controle do fixador”.