Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 25
Busca::..
Eventos
16/03/2011 02h03

Aluna da Udesc é a vencedora do
2° Prêmio Ciser

 Como meio de incentivar a pesquisa científica e tecnológica do País, a Ciser premiou os melhores trabalhos do seu concurso, vencido em 2010 por uma aluna da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ações como esta indicam as razões para a obtenção do selo de Empresa Inovadora, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – Anpei

 

 

 

A segunda edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica foi entregue no dia 17 de novembro, 2010, no V12 Lounge de Eventos, em Joinville, SC, em meio a uma grande festa. Seis projetos estudantis de São Paulo, Paraná, Paraíba e Santa Catarina foram finalistas, sendo que os quatro primeiros colocados dividiram a quantia de R$ 48 mil. A grande vencedora da noite foi Anezka Popovski Kolaceke, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – Joinville/ SC), com o tema Fixadores com Atrito Seletivo, sob orientação do professor Luís César Fontana.
Os seis projetos finalistas, do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (Unerj), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Udesc, passaram por três etapas de avaliação: comitê interno, composto por profissionais com conhecimentos técnicos e científicos que avaliam as propostas e selecionam dez para concorrerem a fase seguinte; jurado interno, com conhecimento técnico sobre produção e produto, que triam o material e escolhem seis participantes; e jurados externos, personalidades de órgãos de fomento e empresas patrocinadoras que
possuem vasta experiência em tecnologia e inovação.

 

 

 

Ao todo foram 52 trabalhos julgados pelo Coordenador de Engenharia de Aplicação da Ciser, Valdecir Lourenço Furtado; Analista de Projetos do Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação, Delci de Castro; Consultor Técnico de Produto e Processo da Gerdau AçoMinas, Fábio Domingos Pannoni; engenheiro e diretor da Anpei, Mário Barra; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina, Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz.
Os demais premiados foram: Trava Mista de Aperto, segundo colocado; Parafuso com Galerias para Penetração de Lubrifi cante, terceiro colocado e menção honrosa para Parafuso com Dupla Opção de Fixação. Foram lembrados também os demais finalistas: Conjunto Fixador em Paredes de Alvenaria e Dispositivo Bipartido de Fixação para Barras Lisas e Roscadas.
Criado em 2008, o Prêmio é um concurso científico anual, com inscrições gratuitas, aberto a estudantes de instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil.
O objetivo é buscar avanços nos processos produtivos de elementos de fixação, sejam eles confeccionados através dos processos de conformação a frio ou quente. Esta edição voltou-se para a inovação em produtos ou novas aplicações. “A falta de profissionais bem preparados é um dos gargalos no desenvolvimento do Brasil. Ao investir em educação, não basta volume e sim uma cuidadosa e devida canalização dos mesmos”, afirma Carlos Schneider, presidente da Ciser.

 

Pioneira, a empresa é a única no Brasil a realizar e manter um concurso educacional neste segmento. Segundo Schneider, “Baseado nesta rica fonte de informações, temos inúmeros estudos em andamento”. Recentemente a Ciser obteve o selo de Empresa Inovadora, concedido pela Anpei, incluindo-a num seleto grupo de 91 empresas certificadas pela entidade. Ao lado de ações como o Prêmio, a empresa ratifica a sua real condição de inovadora.
Ainda segundo o presidente, a inovação só se realiza quando um produto que passa pelas fases de Pesquisa & Desenvolvimento é inserido no mercado e tem resultados mensuráveis, geralmente acima da média. “Os projetos que passarem por este ciclo se traduzirão em produtos reconhecidamente inovadores no mercado de atuação da Ciser. São produtos tecnológicos inéditos, de alto valor agregado e desempenho”.
“Consideramos nossa missão cativante e desafiadora, pois dispomos de matéria prima abundante para inovar, que é a nossa juventude.
Apesar disso, lembremos que nossas autoridades devem dar maior atenção do que vem dando ao setor metal-mecânico”, finalizou durante seu discurso, o gerente de P&D da Ciser, Guido Ganassali (foto), agradecendo a todos os apoiadores e parceiros, em especial ao presidente Schneider, por acreditar nesta ação.
A Gerdau, White Martins e SAP foram os parceiros do Prêmio. Já os apoiadores foram a Anpei, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Ministério da Ciência e Tecnologia.
A solenidade contou com profissionais de países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. A terceira edição do concurso, que entre as novidades terá o apoio do HSBC, cresceu e distribuirá R$ 70 mil em prêmios para participantes do ensino superior e técnico. Uma equipe da Ciser esteve em 19 cidades divulgando a ação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premioinovacao.ciser.com.br a partir do dia 1 de fevereiro até 31 de agosto.

 

 

 
1º Lugar: Aneska Popovoski Kolaceke

 

 

 
2º Lugar: Giuliano Bergamin

 

 

 
3º Lugar: Dalton Wolgrand da Silveira Rocha

 

 

 
Menção honrosa: Alex Sandro Viel Pulici

 

 

 
Antônio Diomário (Fapesc), Mário Barra (Anpei), Carlos Schneider (Ciser), Cesar Flores (SAP) e Domingos Pannoni (Gerdau)

 

 

 
Regina Weber, Francine Guntert, Alexandre Foyth, Paulo Antonini, Élcio Horstmann, Alexandre Zimmermann e Marcus Ávila (Ciser)

 

 

 
Pedro Pastorelli, Maria Pastorelli, Cecília Pastorelli, Paulo Pastorelli (Ciser), Cássio Andrade (Tupy) 

 

 


César Edil Costa (Udesc), Walter Weingeerther (UFSC), Diomário Queiroz (Fapesc), Guido Ganassali (Ciser)

 

 


Ronaldo Nass (Wetzel), Vinícius Alage (Ciser), J. Gianesi (Sinpa) e Mário Barra (Anpel)

 

 

 
Diane Deuschle (Ciser), Carlos Bardanca (Torbul), Emily Nielson (Ciser), Nordahl Siemens (Atlântica), Hemrique Singlet e Gabriel Bardanca (Torbul)

 
Rodrigo Ramirez (Matyseg - Chile), Lic. Gonzalo Vargas Rivera e esposa (Pertec - Bolívia), Fernando Wortmann e Valdecir Furtado (Ciser) e Marvin Hooge (Alas - Paraguay)

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS: