Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 06
Busca::..
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Fundamentos de Marketing: Foco no cliente ou foco do cliente?
30/10/2007 03h51

Mais que um jogo de palavras, já foi o tempo em que empresas atuavam com foco no cliente. A ordem do dia é o foco do cliente. Foco no cliente é olhar para o cliente com atenção. Foco do cliente é ver com os olhos do cliente. Empresas que insistem em trabalhar com foco no cliente têm por hábito planejar, dirigir e controlar suas atividades, sobretudo as comerciais, baseando-se em relatórios e opiniões que retratam muito mais o “achismo” que a realidade.

Empresas que se preocupam e realmente entendem sobre as necessidades de seus clientes são aquelas que trabalham sob o foco do cliente. Isto significa que devemos trabalhar na direção dos desejos e necessidades declarados pelo cliente evitando um dos erros mais comuns; imaginar o que o cliente quer. Do ponto de vista econômico seria leviano afirmar que 100% do mercado trabalham em condições de oferta maior do que a demanda, entretanto esta é a tendência para mercados consolidados.
Nestes casos, onde a oferta é maior do que a demanda, preços competitivos e qualidade total são variáveis fundamentais e obrigatórias. A expectativa do mercado industrial é por oferta de soluções. Soluções tecnológicas, soluções logísticas, soluções criativas e efetivas. Em mercados onde ainda prosperam produtos de oferta inferior à demanda a variável preço reina, mas não absolutamente. Fornecedores que desenvolvem estratégias com foco do cliente trocam a venda pela compra, ou seja, procuram clientes para comprar suas idéias e objetivos e transformá-los em produtos e serviços.
Em tempos de mercado tão competitivo e globalizado o posicionamento com foco do cliente é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de toda e qualquer empresa fornecedora de produtos e serviços, especialmente aquelas atuantes no mercado industrial.
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@whiteoak.com.br
COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com