Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 07
Busca::..
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Fundamentos de Marketing: Ano novo, vida nova
30/12/2007 09h49

Lá se foi mais um ano e o Carnaval está logo aí. Impossível fugirmos do impulso à reflexão sobre tudo o que deixamos para trás. E as promessas? As promessas feitas há pouco, na virada do ano, serão cumpridas? Sabemos que não. Ainda ontem desejávamos feliz Natal e próspero Ano Novo. Hoje avisamos que as mudanças começarão após o Carnaval. Parece que foi ontem que, como garantia para o sucesso pulamos sete ondas, guardamos na carteira sementes de ervilha, comemos sete sementes de romã, oferecemos flores à Iemanjá, mordemos uma maçã bem vermelha, vestimos roupas novas e brancas, seguramos a taça de champanha com a mão esquerda, tomamos sete goles e jogamos o resto para trás; enfim, são tantas as “receitas” para o sucesso que poderíamos dedicar um único artigo só para elas.

Pasmem! No mundo dos negócios não é diferente. E é por isso que batemos na tecla do planejamento repetidas vezes. Para que uma empresa busque o sucesso cotidiano, é preciso mais que promessas, é preciso planejamento. Sucesso cotidiano é mais que chegar ao topo uma única vez, é conquistar metas e objetivos todos os dias. Para mim o sucesso não é um lugar aonde se chega um dia, mas a forma com que se passam todos os dias.
Diz o ditado “esperto é aquele que frita o peixe sem perder de vista o gato”, ou seja, “um olho no gato e outro no peixe”. Este é o mote do planejamento. Empresas orientadas pelo planejamento controlam suas operações com a atenção de quem frita um peixe e estão atentas às ameaças e oportunidades que o futuro nos reserva.
Aqui, no país do futebol, existe outra máxima: “Em time que está ganhando não se mexe”. Esta é a antítese ao planejamento. O time que ganha hoje, o faz sob circunstâncias atuais. O amanhã nos reserva novas circunstâncias e sairá vencedor quem tiver o melhor e mais adequado planejamento para o novo momento. Aproveite os tempos de “virada de ano” e Carnaval para refletir sobre passado, presente e futuro. Avalie o passado, controle o presente e planeje o futuro. Senão o gato comerá seu peixe!
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@whiteoak.com.br

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com