Notas
Mostruários para fixadores e outros pequenos itens
Dentro das revendas que comercializam artefatos pequenos como parafusos, materiais elétricos e outros, a disposição de mostruários contendo peças reais ajuda muito, pois, uma rápida e simplificada visualização abre os caminhos tanto para quem compra quanto para quem vende.
Nesse cenário, em 1997, Salvador "artesão" Soares começou sua trajetória como produtor desses tipos de mostruários patrocinados e não parou mais, criando assim a Mostrar Mostruários, em Belo Horizonte, MG.
“Em nossa oficina projetamos e produzimos exclusivamente mostruários de peças pequenas: parafusos, porcas e similares, ferragens, buchas, molas, fios, carvões e terminais elétricos, perfis de alumínio, componentes elétrico/eletrônico, e incluo também ilhoses, botões e por aí vai... Demandados por indústrias e atacadistas/distribuidores, esses mostruários são redirecionados para serem “displays”, ficando expostos em balcões de varejistas e especificadores”, disse Salvador, relatando usar resina epoxi transparente como revestimento das placas de MDF, bem como na fixação das peças que irão compor cada tipo mostruário. Empresa única nesse ramo, as encomendas são personalizadas, mas em parafusos é possível comprar mostruários para pronta entrega, com envio para qualquer parte do Brasil. mostrarmostruarios@gmail.com
Ciser amplia atuação na Ásia-Pacífico
Com novo escritório na província de Jiangsu, a maior fabricante de fixadores da América Latina expande suas atividades e avança no mercado asiático
Como parte de sua estratégia de expansão de mercado, a Cia Industrial H. Carlos Schneider (Ciser), líder na brasileira fabricação de fixadores, anunciou algumas ações para marcar sua posição como fornecedora relevante na região da Ásia-Pacífico.
Em 21/10/2022 aconteceu a inauguração de um novo e moderno escritório na cidade de Changzhou, província de Jiangsu. O evento contou com a presença de executivos de grandes clientes Ciser como a WEG, Marcopolo, Progeral e Karl Mayer, além de Henry Osvald, presidente da BraCham (Associação de Empresas Brasileiras na China para Indústria, Comércio e Tecnologia), e de Susan Zou, a representante do governo chinês. Na ocasião, foi apresentada a nova empresa: Ciser Fasteners Jiangsu Ltda.
A aproximação da Ciser com o território asiático vem acontecendo gradativamente desde 2011, ano da inauguração da Ciser China. “A região vem crescendo exponencialmente e é desejo da empresa estar ainda apta às as oportunidades por vir”, avaliou Wang Chong, head das operações na China.
O novo office local conta com um laboratório de pesquisa, capaz de reproduzir importantes testes de qualidade. Também dispõe de um canal de comunicação local com o mercado asiático, o site www.ciser.com.cn. “O domínio, totalmente em mandarim, visa ampliar nossa comunicação e facilitar o relacionamento com clientes e consumidores. Também apresenta um histórico da empresa, seus produtos e serviços, prêmios e certifi cações. Com uma comunicação focada no cliente, queremos que nossa marca seja reconhecida por sua credibilidade e solidez”, finalizou Chong.
Böllhoff Brasil amplia produção com nova linha de porcas de alta resistência
Unidade brasileira do grupo alemão iniciou uma linha de produção de porcas prensáveis de alta resistência, itens demandados pelos segmentos automotivo, agrícola e de energia elétrica
Expert em tecnologia de fixação para sistemas de montagem, a Böllhoff Brasil iniciou ao final de 2022 uma nova linha de produção de itens denominados KAPTI NUT®, peças de aplicação em chapas metálicas finas pré-furadas, resultando na criação de um elemento de fixação roscado para aplicação de um terceiro componente, produto demandado principalmente pelos setores automobilístico, agrícola e energético.
O sistema de fixação é especialmente projetado para se adequar à perfuração múltipla de tiras e chapas metálicas finas, apto a ser aplicado em aço carbono e inox, além de alumínio.
"O investimento nessa nova linha tem o objetivo de beneficiar o mercado local e a exportação, com mais velocidade no atendimento, preços competitivos e na oferta de um produto fabricado com padrão global de qualidade do Grupo Böllhoff", destacou Flávio Silva, CEO da unidade Brasil. "São porcas prensáveis de alta resistência aplicáveis via processo mecânico ou também através das possibilidades de automação que agregam mais praticidade e elevam a produtividade de nossos clientes".
O Brasil é um dos mercados chave para o Grupo Böllhoff, sendo que a unidade brasileira tem comercializado 620 milhões de fixadores/ano, em média, com cerca de 30% exportados para países como a França, Alemanha, EUA, Itália, Polônia, México, Japão, Argentina, Chile e Colômbia. Dentre as demais indústrias atendidas pela companhia com a produção brasileira estão a de construção civil, aeroespacial e máquinas.
Sacma em Taiwan
No segundo semestre de 2022 o Grupo Sacma inaugurou seu primeiro escritório de negócios na Ásia, em Kaoshiung, sul de Taiwan. A gestão comercial local ficou a cargo de Carol Shen, com o engenheiro Mu-Po responsável pelo pós-venda.
“A adoção dessa nova unidade reafirma o compromisso do Grupo Sacma em estar mais próximo do cliente”, segundo Luca Romanò, executivo internacional´, responsável pelas operações comerciais no Brasil.
Recall Fiat: possibilidade de quebra do parafuso na bomba de alta pressão do sistema de injeção
25/11/2022: A Fiat está convocando unidades dos carros Fastback, Pulse e Toro para um recall na bomba de alta pressão. Todos os veículos envolvidos são de fabricação em 2022.
A montadora detectou a possibilidade de quebra nos parafusos que fixam a bomba de alta pressão, que faz parte do sistema de injeção direta. Em casos extremos pode ocorrer o vazamento do combustível e gerar um incêndio. Fonte: https://autoesporte.globo.com de 30/12/2022.
Forjamento e Extrusão
Destinado aos participantes da edição de 2022 do Seminário Internacional de Forjamento Senafor, este livro é composto de diversos casos já aplicados. "Embora as possibilidades de realizar trabalhos com o software QForm UK seja muito maior do que o conteúdo apresentado no livro, ele nos alimenta com diferentes perspectivas e contribui para que seja possível vislumbrar a aplicação em diversos processos, para diferentes produtos, incluindo todas as plantas de fabricação dotadas de conformação mecânica", segundo nota do autor. alisson@sixpro.pro
Autor: Prof. Dr. Alisson S. Duarte, da SIXPRO Virtual&Practical Process, Universidade Federal de Minas Gerais - MG.
Recall para reaperto ou troca de parafusos nas pinças dos freios
Em junho passado a Nissan do Brasil iniciou uma convocação de 237 proprietários do modelo Frontier 2023, produzido na Argentina, para inspeção, adequação do torque ou a substituição dos parafusos que fixam as pinças de freio, na traseira dos carros.
Segundo a montadora, foi identificado um potencial risco por montagem incorreta desses parafusos, condição capaz de gerar ruídos, danos aos componentes do sistema de freio traseiro e, em casos extremos, redução da potência de frenagem do veículo e riscos da ocorrência de acidentes. Informações: www.nissan.com.br ou 0800 011 1090. Fonte: https://brazil.nissannews.com.
E novos baianos passeiam na tua garoa...
Sergio Milatias e José Alcione, no Restaurante Terraço Itália, SP
Neto de sérvios e pernambucanos, de certa forma o editor desta Revista do Parafuso (RP), Sergio Milatias (ou Miletitsh), é um “baiano”, mesmo sendo natural de Santo André, SP. Enquanto o diretor da Parafusos Bahia, José Alcione, esse é baiano da gema, de Feira de Santana.
Em visita na Grande SP, em novembro passado, Alcione celebrou a matéria da Parafusos Bahia na seção Balcão (publicada na edição RP95 de setembro), com um jantar no Terraço Itália, restaurante ícone da cidade (ao fundo), que inspirou um outro baiano, Caetano Veloso, a escrever as linhas e a melodia de “Sampa”, música que parcialmente intitula esta nota.
Recall Jeep: possibilidade quebra do parafuso na bomba de combustível
29/11/2022: A Jeep detectou problemas na fixação da bomba de combustível dos veículos modelo Renegade, Compass e Commander. Segundo a montadora, foi detectada a possibilidade de quebra do parafuso que faz a fixação da bomba de alta pressão de combustível ao motor. Em casos extremos poderá ocorrer vazamento do combustível com risco de incêndio e, claro, potenciais danos materiais e em pessoas. O tempo estimado do reparo orbita duas horas. Informações: Central de Serviços ao Cliente Jeep, (31) 2123 4000 ou 0800 703 7150.
Equipe ParafusoPar na Corrida de São Silvestre 2022
Sergio Milatias, Ademir Rota, Guilherme Zambuzi (estreante) e Roberto Piva
Simbologia quase centenária do fechamento do ano, a linha de chegada da Corrida Internacional de São Silvestre é também, ou melhor, é principalmente uma festa ímpar. Após tantas idas e vindas com cancelamentos desde 2020, a equipe da ParafusoPar, revenda paulistana de fixadores, se fez presente, bem longe dos vencedores, mas vitoriosa no espirito de correr e ser livre.
Taos encara recall devido à fixação em banco do passageiro
SUV da Volkswagen, carros da marca Taos fabricados entre 29 de julho a 01 de outubro de 2022 estão em processo de recall, iniciado em outubro passado.
Em caso de colisões ou capotamentos o comportamento da fixação no banco dianteiro de passageiros pode não funcionar adequadamente, com os artefatos de fixação se desprendendo, elevando assim o risco aos ocupantes dos veículos e terceiros danos materiais, ferimentos graves ou até mesmo fatais.
Esse recall visa a substituição dos fixadores envolvidos, com tempo estimado de reparo de 1 (uma) hora. Informações: www.vw.com.br ou 0800 019 8866.
Alvissaras, a nobreza da emoção sobrevive...
Nota: “Contém esta obra a visão do autor sobre eventos marcantes em sua vida num percurso especialmente dinâmico e produtivo, registrados em estilo próprio, segundo sua maneira fortemente empreendedora de ser. Não segue a métrica convencional, foge-se da retórica, pois sua linguagem busca atingir a expressão mais pura e simples das emoções e sentimentos. Pode-se notar, entretanto, que seu trabalho intenso e produtivo o fez, reconhecimento mais do que um excelente e humanista profissional, que no dizer do ilustre autor e comunicador, membro da Academia Botucatuense de Letras-ABL, José Ângelo Pótiens, mais propriamente um “engenheiro de letras”. Autor: Alfredo Colenci Jr.
O autor é dono de uma longa e relevante história no setor de parafusos, tendo ocupado entre 1967 a 1987 a gerência de engenharia da Metalac, além de ser pioneiro na Educação Superior Tecnológica, autor de alguns artigos publicados nesta Revista do Parafuso. colencijr@yahoo.com.br
Ciser tem novo coordenador comercial industrial em São Paulo
Por meio de um post no LinkedIn em dezembro passado, Fagan Carlos Cezar comunicou ter assumido a coordenação comercial industrial no Estado de São Paulo pela Ciser, uma das maiores indústrias de fixadores da América Latina. Desde 2015, Fagan vinha atuando como gerente da área Comercial e da Engenharia de Aplicação na Metaltork, também fabricante de parafusos e afins. carlos.fagan@ciser.com.br