Eventos
Taiwan Fastener Show retorna após 5 anos
Em sua 6ª edição, a já consolidada feira do setor de fixação reabriu suas portas para mais de dez mil visitantes



Um dos maiores fabricantes globais de parafusos e similares, além de ser um grande de player na manufatura de maquinário e ferramental, Taiwan realizou entre 3 e 5 de maio último a sua feira de negócios que abrange na totalidade a fixação mecânica, a Taiwan International Fastener Show (TIFS). Cerca dez mil visitantes e mais de 300 expositores fizeram do encontro, mais uma vez, um grande sucesso, neste evento tradicionalmente realizado na cidade de Kaohsiung, sul do país.
Segundo o Taiwan Trade Center (Taitra) um dos departamentos governamentais envolvidos na organização, comparado ao TIFS 2018, essa edição foi 7,2% mais movimentada. Mas é necessário que os efeitos da pandemia ainda não dissiparam, além dos desvios da rotina global protagonizado por Rússia vs. Ucrânia e, principalmente, por Taiwan viver com uma vizinha como a China, que não disfarça o desejo de “invadir suas praias”.
De certa forma, a comparação acentua o sucesso do evento, mesmo sem expositores vindos da “grande vizinha” e a sensação de haver um pouco menos estrangeiros, sobretudo os europeus, um tanto abaixo 2018.
O evento também contou com o Global Fastener Forum, encontro composto por dois temas: um dedicado a temas sobre os impactos da importação, com representantes do mercado europeu e norte-americano; outro envolvendo questões ambientais, este com palestrantes asiáticos.
Concluindo aqui de forma bem resumida, Taiwan finalizou o evento sinalizando a 7ª edição já para abril de 2024. Suas vendas de parafusos e afins representa cerca de 3,5% da importação de fixadores do Brasil. Nessa TIFS 2023 o mercado local contou com a presença de brasileiros –oriundos de fábricas e agentes de vendas de máquinas e ferramentas–, também presentes nas páginas seguir.
Boa leitura!
Chum Yuan (CYC)

Wang (Haichiuan), Rodrigo Wents (RWD), Ray Hsieh (CYC), Deives e Renan Duran (RWD)
Em atividades desde 1980, com sede em Taipei, Taiwan, a Chum Yuan Co., Ltd (CYC) tem em seu portfólio máquinas para diversas operações que envolve a produção de parafusos, similares e autopeças, seja na produção seriada do fixador em si, seja em operações complementares. Conta ainda com prensas de multi-estágio e laminadoras de rosca em modelos com opção de pente de rolo e pente plano. Diretor da CYC, Ray Hsieh destacou na feira sua linha de máquinas HC-P14, que faz pontas/chanfros em parafusos, por usinagem mecânica em alta velocidade, uma operação rotineiramente feita de forma ineficaz por usinagem em tornos convencionais. Na TIFS a CYC teve a companhia da RWD International, agente de negócios no Brasil há mais de uma década.
Yeswin

Joanne Hsueh
Fabricante de máquinas multi-estágios para conformação a frio de peças entre Ø 3 mm e Ø 45 mm, comprimento de corte até 390 mm, a taiwanesa Yeswin Machinery Co., Ltd. é fornecedora global para indústrias de parafusos e fixadores em geral, bem como peças de bicicletas, itens automotivos, aeroespacial, aeronáutico e outros. Como diferencial, seu portfólio dispõe de modelos servo-assistidos (alimentação, extração e batente), transfer rotativo universal. No Brasil e América do Sul a Yeswin conta com a Latam Fastener como agente de negócios, sendo que ela possui máquinas em operação entre clientes na grande SP e interior do estado, bem como na região Sul do país.
Accuvision

Leandro Lopes (Latam) e Susan Wen (Accuvision)
Marca frequente na TIFS, a Accuvision Technology (Taiwan) é fabricante de máquinas de inspeção óptica, com modelos com capacidade de inspeção de até 1,2 mil peças por minuto (ppm), em operações que envolve dureza, detecção de trincas, defeitos em roscas e mistura de peças. Indicadas para sofisticadas linhas manufatureiras de parafusos e similares, usinados, grampos, clips, itens de plástico, borracha e autopeças em geral. Suas linhas se destinam, em especial, para produção de itens para aplicações de elevados níveis de segurança, tal como o automotivo. No evento, a Accuvision contou com a presença da Latam Solutions, agente exclusivo de vendas no Brasil.
Patta

David Huang (presidente) Pablo Pérez exibe itens Padom
Atuante em mais de 120 países, com cerca de 600 colaboradores e 6,1 mil ton./mês de capacidade produtiva divididos entre suas plantas industriais na China, Vietnã e na principal fábrica, e headquarter, na cidade de Kaohsiung, Taiwan, a Patta International Limited é um dos mais importantes players de fixadores na TIFS, que teve como destaque neste ano sua nova linha Padom de rebites pop, item de altíssima resistência, destinado principalmente às aplicações com alta vibração, como o ferroviário e o automotivo no qual a empresa é certifi cada IATF 16949.
Diretor internacional de vendas para a América Latina, Pablo Pérez Moreno afirma não existir mais que cinco fabricantes no mundo capazes de produzir rebites com o tipo de arremate que o Padom tem. Após um difícil processo de desenvolvimento nessa linha, a empresa alcançou um elevado patamar de qualidade que permite combinar alta performance com preço muito competitivo.
“Como o Brasil tem uma indústria automotiva muito forte buscaremos distribuidores que melhor operam nesse mercado, que é extremamente técnico e complexo em requisitos. Além de fixadores, estamos nos abrindo para revender itens que não produzimos, permitindo assim atender a clientela de forma mais ampla, tendo em andamento a construção de um amplo Warehouse para essa finalidade”, finalizou Pérez.
Chun Zu

Completando 50 anos na fabricação de prensas de conformação, especialmente ao setor de parafusos e similares, a equipe da Chun Zu Machinery Industry Co. participou do retorno da TIFS com uma jovem e ampla equipe de vendas com: Cristina Chang, Ying-Mei e Yivone Chen; Eric Lin (gerente de pós-venda), Fu-Chang (depto. técnico e Bin-Tzur, Lin (vendas), na foto. No estande foi apresentada a CBP-85S, prensa que opera com diâmetro máximo de 10 mm x 15-77 mm abaixo da cabeça, e força de estampagem de 80 toneladas, com sistema de troca rapida e com ajuste de comprimento, stopper e extração por servo motor, segundo informou Fernando Kay Jr. agente comercial da Chun Zu Brasil.
Jern Yao

Celebrando 30 anos de fundação, a Jern Yao Enterprises Co., Ltd. é uma marca consolidada globalmente na fabricação de máquinas multiestágio para conformação a frio. Suas linhas se dividem em três séries: bolt formers, de 2 a 5 estágios, para conformação de parafusos; nut formers, de 5 a 6 estágios, para porcas; part formers, com 5 a 7 estágios, para peças especiais. Sob a coordenação de Carol Tsai (chefe do departamento de vendas) e Paul Lin (gerente geral), o estande contou com exibição de uma bolt former de 5 estágios, com range até M23. Com produção média anual é de 240 máquinas na matriz, em Taiwan (com 18 mil m² e 185 colaboradores), e 200 na planta da China (com 50 mil m² e 110 colaboradores), suas máquinas são demandadas por manufaturas de nações europeias, como Alemanha e Itália; norte-americanas, como EUA e Canadá; sul-americanas, como Argentina e Brasil; asiáticas como China e Japão, além de África do Sul e outras.
TSLG (Taiwan Self-Locking Group)

David Wang, Jack Chen e Jack Chang (TSLG); Adrian Price (omniTECHnik); Eva Hsieh (TSLG); Dr. Sebastian Thau (omniTECHnik)
A TSLG é a maior empresa do mundo no ramo de pré-aplicação de produtos para travamento de rosca, vedação, proteção/mascaramento de rosca, antigripagem, isolamento elétrico e outros. Estabelecida desde 1984, com seu headquarters em Taiwan, ela implantou oito centros de serviços, incluindo cinco fábricas, distribuídas entre Taiwan e China, todas bem equipadas em laboratórios e equipe de P&D, operando assim com as linhas de adesivos precote, 3M, Loctite e produtos licenciados da Nylok USA, com tudo que há de mais avançado em tecnologia de aplicação de pré-revestimento em parafusos, porcas e outros elementos de fixação.
Grupo Sacma

Luca Romanò, Mu-Po e Carol Shen
“Entre 2016 e 2020, o Grupo Sacma vendeu 25 máquinas no mercado taiwanês, algo tão expressivo que decidimos ter um escritório e equipe local em Taiwan, tal como no Brasil. Mas, planejado para 2020 a ideia se viu adiada pela Covid. Então, operação local começou no Q4 de 2022, mesmo em meio a instabilidade gerada pela China”, disse Luca Romanò, executivo internacional do Grupo, que também responde pelas operações na América do Sul. “Apesar desses percalços, a feira em si –que numa escala de 0 a 10 mereceu uma nota entre 7 e 8– está sendo um bom meio de nos sintonizarmos mais nesse mercado, fornecendo linhas de máquinas com grau diferenciado dos players locais”, concluiu Luca, ao lado dos agentes Sacma responsáveis pelos mercados de Taiwan e Sudeste Asiático, Carol Shen (gerente de vendas) e Mu-Po (pós-venda).
Made in Brazil – Taiwan 2023 No pós-pandemia, estarmos juntos e misturados não tem preço. Portanto, estar de volta a Taiwan, esse lugar exemplar, foi e sempre será agradável e relevante. Aqui, o lado informal da presença brasileira e amigos de outras bandeiras, nessa que é, para o nosso setor, uma das mais importantes feiras do mundo. Até a próxima...
