Eventos
Fastener Fair Global, a feira de Stuttgart
A mais importante feira europeia do setor de parafusos na mais importante cidade alemã no contexto industrial

Tradicionalmente realizada na cidade de Stuttgart, Alemanha, sob novo nome a Fastener Fair Global (FFG) retomou sua rotina bianual entre os dias 21 e 23 de março de 2023, a primeira edição após os adiamentos da pandemia. Com presença recorde, mais de 11 mil visitantes puderam circular, livres das restrições recentes, entre os mais de 23 mil m² ocupados por “estandes parafuseiros”, no centro de esposições Messe Stuttgart, ao lado do aeroporto local.
Global mesmo, pois, essa feira é a maior da Europa e, talvez, a mais cosmopolita entre todos os encontros de players da cadeia de produção mundial que envolve tudo em fixação mecânica. Além disso, o evento acontece na cidade que é o berço da Mercedes-Benz e Porsche, um lugar que respira mobilidade e, sobretudo, fixação.
Bem, as páginas a seguir trazem um pouco do muito que lá encontramos, mas com um detalhe muito especial para nós, pois, foi nesse evento que a Belenus ousou protagonizar o ineditismo de ser a primeira fabricante brasileira a participar como expositora, um feito e tanto.
Belenus

Filipe Bailoni
“Após experiências com bons resultados na Europa, em 2022 visitamos alguns países e feiras locais. Com surpreendente aceitação fomos adiante, expondo na FFG pela primeira vez, com Filipe Bailoni, gerente de exportação, coordenandor na exposição. Evento nota 10, com visitas o tempo todo, em meio a um mercado entusiasmado com a alternativa de fornecimento ‘Made in Brasil’, que reduz a dependência do oriente. O mais difícil foi fazê-los crer que no Brasil existe uma fabricante com o tamanho e a capacidade tecnológica e produtiva da Belenus. Ponto mais positivo foi mostrar a força da indústria brasileira, e nossa maneira séria e eficaz de trabalho, e o quanto estamos preparados para demandas dos mais exigentes mercados globais. Tamanha foi a aceitação por grandes revendedores europeus que já temos clientes estratégicos na Alemanha, Espanha, França, Espanha e Polônia. A exportação Belenus tornou-se uma realidade e importante alternativa para o crescimento", concluiu Ézio Ruocco, vice-presidente da Belenus.
Hatebur - Carlo Salvi

Reinhard Buhrer e Christian Bürgin (Hatebur); Ayumi Yoshihara (Hatebur - Japão), Tijen çoban (Hatebur - Turquia) e Thomas Christoffel (Hatebur/Carlo Salvi); Federico Uslenghi, Roberto Razza, Danieli Zucchi e Alessandra Fasolo (Carlo Salvi); Carsten Stöckinger (Carlo Salvi - Alemanha)
“Atuando em conjunto nessa edição da feira, as equipes Hatebur e Carlo Salvi puderam expor ainda mais aos muitos visitantes detalhes de nossa ampla linha de prensas automáticas. E isso passa desde as linhas de conformação a frio Carlo Salvi, em diâmetros a partir de M0,6, até as linhas Hatebur, de conformação semi-quente/quente em diâmetros de até M90. Também muito oportuno foi poder encontrar antigos amigos e clientes e apresentar-lhes novos integrantes da gestão de ambas as empresas. Na escala de avaliação de 1 a 10 faltou o 11, tal foi a intensidade e relevância dos encontros no estande. Por parte da Carlo Salvi, seus principais são Itália e Alemanha, mas no evento vale destacar a elevação da presença, e relevância, de empresários da Turquia e do leste da Europa. Sobre os produtos que mais se destacam são, sempre, os modelos de dupla ação CS 001 e CS 002”, disse Daniele Zucchi, do marketing da Carlo Salvi.
Dörken

Onnen Freiherr von Bredow, Christos Tselebidis, Martin Juros, René Rother e Klaus Gradtke
Sólido nome global na produção de sistemas de flocos de zinco, a Dörken apresentou na FFG o que ela possui de mais avançado em tecnologia e inovação protetiva contra a corrosão. “De forma impressionante, esse evento provou sua condição de plataforma global para fabricantes, atacadistas, distribuidores e fornecedores de tecnologia de fixação”. No estande Dörken, os especialistas -incluindo os Key Account Managers René Rother e Klaus Gradtke- mantiveram interações com visitantes sobre as linhas protetivas Dörken. Um destaque foi o novo topcoat DELTAPROTEKT® TC 502 GZ. O produto é um topcoat híbrido com excelentes propriedades de coeficiente de atrito para uso em componentes métricos. Ele fornece uma janela de coeficiente de atrito muito estreita, não contém poli-tetra- -fluor-etileno (PTFE) e tem acabamento prateado.
“Estar de volta na FFG após quatro anos é gratificante ”, disse Christos Tselebidis, vice-presidente de vendas de revestimentos industriais. “O evento foi excepcional, desde a preparação até o último minuto, tudo funcionou perfeitamente. O mais importante foram interessantes interações que obtivemos com parceiros atuais e potencialmente novos.
Sacma

Luca Romanò e Enrico Brigatti
“Como novidade na FFG apresentamos a máquina automática de rosqueamento interno da HS Aspe, empresa adquirida pelo Grupo Sacma. Modelo T10 (foto), ela é capaz rosquear internamente todo tipo de porcas, peças ocas e semi-ocas, em alta velocidade. Na escala de 1 a 10, a nota 8 é bem apropriada, mais do que o esperado. Sobre regiões mais promissoras, na Europa ou outros países, os resultados são satisfatórios de todas as regiões do globo, tudo muito bem distribuído. Estamos muito satisfeitos com esta situação e gratos pela confiança que o mercado tem pela Sacma”, disse Luca Romanò, executivo internacional do Grupo, ao lado de Enrico Brigatti, diretor comercial da Sacma.
Ainda na FFG, a laminadora combinada de rosca e perfil RP620-R1-RR12, da Ingramatic SpA, outra empresa do Grupo Sacma, obteve o terceiro lugar na premiação Route To Fastener Innovation - 2023.
Bülte Plastics

Fanny e Stefan Bülte
“Empresa familiar de quase 70 anos, fabricante de fixadores plásticos, atualmente a Bülte tem como CEO Stefan Bülte. Em breve, sua filha, Fanny Bülte, assumirá seu posto. Na FFG a participação ocorreu com as equipes de vendas da Alemanha e França. Essa edição valeu muito pelo retorno da interação direta com o cliente após a pandemia. Apresentamos novidades entre nossas linhas de fixadores plásticos produzidos na Alemanha. Além de nossa extensa linha standard, valeu abordar a atuação em peças especiais. Embora esta seja a feira a líder mundial na indústria de fixadores, tivemos muitos visitantes do leste da Europa e Alemanha. Na escala de 1 a 10, a nota 9 ficou justa. Sobre o mercado brasileiro, sabemos do seu potencial de desenvolvimento itens Made in Germany. Atentos às oportunidades, buscamos um parceiro local que venha facilitar a integração da Bülte no Brasil, bem como na facilitação da gestão logística e outros”, completou Cecilia Ruiz, gerente de marketing.
Böllhoff

Wilhelm Böllhof
"Essa foi a primeira vez que o grupo Böllhoff expôs na FFG. Temos dois diferentes propósitos: 1) desenvolver nossas próprias tecnologias de fixação; 2) ser um fornecedor global de fixadores e serviços. Essa segunda unidade de negócios é nomeada internamente por ‘Fastener Service Supply’. No evento, em especial, estivemos focados em representá-la, considerada para nossos clientes, parceira de logística, compras e serviços. Numa avaliação entre 1 a 10 posso considerar 8 na participação na feira, tendo como ponto positivo, em qualquer evento, o contato mais próximo, sobretudo após o longo período de restrições. Como ponto negativo vejo a quantidade de outras boas empresas dentro do nosso segmento de mercado. Claro, isso é só uma brincadeira. A competitividade é saudável para o negócio e nos impulsiona a sermos melhores a cada dia”, disse Wilhelm Böllhoff diretor do grupo, respondendo sobre quais regiões da Europa e outros países indicaram maior expansão dos negócios após a feira: “Devido à localização que aconteceu o evento, nossos resultados foram concretizados na Alemanha, Norte, Oeste e Leste Europeu. Mas também foi possível nos conectarmos com alguns parceiros asiáticos.”
Growermetal
.jpg)
Equipe Growermetal
Fabricante de arruelas e similares, a Growermetal tem como ponto forte itens para aplicações críticas, como no setores ferroviário e automotivo, inclusive no Brasil. Na premiação Route To Fastener Innovation - 2023 a empresa obteve segundo lugar com o Grower SpheraTech, conjunto de fixação, uma combinação de duas arruelas, uma superior esférica e outra de assento cônico. Este conjunto propicia travamento seguro em superfícies não paralelas e, portanto, evita danos ou quebras da junta aparafusada causada pela flexão da cabeça ou a haste do parafuso.
Dimac srl

Massimo Agrati, Marco Chierichetti, Alessio Parodi e Simone Silvestri
Comandada por Massimo Agrati, a Dimac apresentou na FFG a MCV4, uma nova máquina de escolha, com alto desempenho para inspeção de fixadores com cabeça, entre M4 e M16, comprimento de 15 mm a 120 mm. Ela é capaz de checar até 800 peças por minuto, com controles dimensionais ópticos e aspectos gerais, para avaliação de trincas, em alta velocidade e tratamento térmico por Eddycurrent. "Tivemos muitos visitantes impressionados com a máquina funcionando, vendida após a feira. Além da MCV4, mostramos a SPC-EVO, uma solução semi-automática para o controle SPC e coleta de dados adequada para peças brutos e finas. Ela possui um sistema patenteado que gera economia de tempo e dinheiro para os controles SPC na indústria de estamparia", completou Massimo.
Nord-Lock

Wilco Schuurs, Brian Troest, Rob Berends, Lara Drexel, Marc Allocca
"Com grande sucesso, na FFG apresentamos diversas inovações, tal como um item para a indústria europeia de construção em aço, que é a introdução do conjunto de aparafusamento estrutural sem manutenção. Tal inovação busca revolucionar a segurança em juntas aparafusadas nas estruturas, sem demandar manutenções periódicas. Trata-se de um kit HV, que inclui parafuso e porca de alta resistência, com um par de arruelas de travamento em cunha Nord-Lock Steel Construction (SC), em conformidade com ETA - 20/0010. Este item foi projetado para desempenho duradouro e livre de manutenção, garantindo uma junta segura mesmo nas condições mais críticas. Outra inovação foi o Superbolt NXT, um tensor multi-jackbolt, com instalação até 30% mais rápida que qualquer outro tensor. Além disso, a Nord-Lock Group está consolidando sua marca no mercado com sua linha de parafusos conectados à Internet, com sensor de carga”, concluiu Marc Allocca, o diretor de Marketing e Comunicações Nord-Lock.
Made in Brazil – Alemanha 2023
Não poderíamos finalizar sem mostrar "um pouquinho de Wilco Schuurs, Brian Troest, Rob Berends Lara Drexel, Marc Allocca brasil iaiá", com nossos patrícios perambulando por Stuttgart.
