Editorial
O aço nacional, na foto e no filme
A produção brasileira de aço caiu, mas a média da década é essa aí...
Após superar de forma inédita mais de 36 milhões de toneladas de aço, no ano de 2021, a produção brasileira do setor caiu 5,84% em 2022. No entanto, as 33,9 milhões de toneladas produzidas no ano passado está na média dos últimos dez anos.
Como esse item é de fundamental importância para o setor de fixadores, buscamos no Instituto Aço Brasil (IAB) dados sobre o quanto se produziu de 2013 a 2022. Entidade que representa as aciarias instaladas no Brasil, o IAB mostra que na última década foram fabricadas um pouco mais de 337 milhões de toneladas entre aços longos e planos, média anual de 33,7 milhões, praticamente o mesmo volume do ano passado.
Analisando em dois quinquênios, entre 2013-2017 a conta fechou com um pouco mais de 167,6 milhões de toneladas, média/ano de 33,65 milhões; enquanto 2018- 2022 ficou em 169,4 milhões, média/ano de 33,88 milhões.
Concluindo, se a intenção é fazer avaliações com seriedade sobre cenário econômico, mais do que olhar a foto, é preciso ver o filme.
Feiras, Made in & out Brazil
Nesta edição não demos conta de tantas feiras, com diversas páginas ocupadas por matérias sobre a Feicon (construção), S. Paulo, Brasil; a Fastener Fair Global, Stuttgart, Alemanha; finalizando com o Fastener Show de Taiwan (foto).
Acima: Fang Chang (Taitra - tradutora Brasil-Taiwan), Hironobu Okada (Taitra - tradutor Japão- -Taiwan), Jens Kastner (*jornalista, Alemanha), Goto Daiki (*Japão), Katherine Lai (Taitra de Düsseldorf, Alemanha), Chip Lippincott (*Fastener Tech. Magazine, EUA), Kobayashi Daisuke (*Fastening Journal, Japão), Mr. Ken (Taitra - tradutor Japão-Taiwan); Abaixo: Brook Lai (Taitra – coord. da equipe, Taiwan), Sergio Milatias (*Revista do Parafuso, Brasil), Irem Baysal (*Fastener EurAsia Magazine), Francisco Ruiz Molina (*Mexico Ind. Magazine)
Sergio Milatias