Balcão
Em boas mãos, a Viapar Parafusos esbanja saúde
Uma revenda sob os cuidados de um profissional de enfermagem

Valdocir e Marcel Dorneles
Funcionário de uma revenda de peças para linhas agrícola da New Holand Ford, Valdocir Dorneles abriu negócio similar ao fim das atividades de sua ex-empregadora, em Campo Novo, RS. Depois, ele adicionou transporte de carga aos negócios, com um caminhão movimentando leite para a Parmalat, posteriormente só carga seca. Um dos pontos de entrega era o município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, RS.
Hoje com mais de 250 mil habitantes, oficializada cidade em 1741, o nome Viamão tem origem incerta. Como os índios mbyá-guaranis e kaingangs foram seus habitantes primitivos, uma possível origem estaria no termo “ibiamon”, que signifi ca “Terras de Ibias” (pássaros), segundo o portal www.viamao.rs.gov.br. Historicamente, a cidade tem forte tradição de atividades do campo, como a agropecuária, ampliada hoje por indústrias moveleiras, da unidade local da Ambev e outras.
Voltando ao transporte, numa certa ocasião Valdocir precisou de parafusos para manutenção do caminhão, algo disponível só em Porto Alegre. Essa foi a senha para abrir a Viapar Parafusos, em 2000. Com a saúde de Valdocir abalada, entre 2005 e 2012, seu filho Marcel Dorneles, “um guri” de 17 anos e estudante de enfermagem, teve que se incumbir do bem do pai e dos bens da família. Em 05/10/2022, cheio de vitalidade, o fundador e Marcel nos receberam na Viapar para nos contar sobre esse momento feliz, e sobre o futuro. Já o Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem do Marcel foi sobre o problema do pai.
A Viapar conta hoje com seis pessoas, mais 150 m² de área, 11 mil itens num estoque, estrangulado, com uma nova sede própria em fase de projeto que terá mais do que o dobro do espaço atual.
Em fixadores predominam as linhas Belenus, Ciser e Jomarca. Entre outros tipos de itens, como ferramentas e máquinas, o destaque fica com a Amatools, BelTools, Berwanger, Irwin e Vonder.
Viapar Parafusos