Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 68
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Editorial
12/04/2018 04h53

Editorial

Marketing: uma velha atividade

 

Por influência do professor Hans Müller, que escreveu artigos sobre Marketing nesta RP, passamos a considerar este tema como “toda atividade comercial que busca satisfazer necessidades e desejos, num processo de troca onde haja demanda”. Sobre esta sopa de letrinhas, a origem de Marketing provém do inglês “mark to act”, ou seja, “agir no mercado”.

Em tempos recentes o Marketing viralizou de maneira pejorativa, tornando-se para muitos como “um conjunto de ações imorais e ilusionionistas”, ou seja, uma atividade promocional de valor pouco ou nada confiável. Mas se trata de algo muito sério e antigo, surgido nos primórdios da humanidade, onde já se fazia Marketing, embora imperceptivelmente.

Até os séculos XXIIX e XIX muito do que já existia apenas passou a ter nomes e normas, entre elas as definições de Idade Antiga, Média, Moderna etc. Observe: Quando em 1453 (d.C.) os turcos otomanos tomaram a Constantinopla eles não sabiam que estavam “encerrando a Idade Média (iniciada após a queda do Império Romano, em 476 d.C.,) e começando a Idade Moderna”. Em outro exemplo, os elementos químicos já estavam por aí desde o Big Bang, quando em 1869 o químico russo Dmitri Mendeleev organizou o que chamamos de Tabela Periódica. Portanto, tudo que se fez foi coletar dados, organizá-los e nomeá-los.

Simultaneamente a tudo isso, ações comerciais visando satisfazer necessidades e desejos – buscando vender mais e/ou vender por mais – já eram praticadas em locais marcados (Market) entre agricultores, artesãos e tudo que movia a economia, antes e durante esses períodos. Assim, fazer Marketing é algo muito velho, desde o primeiro vestígio de organização da humanidade, como lá pelas margens Rio Nilo, sob o faraó Menés (3100 a.C.). Assim, de moderno em Marketing só a sopa de letrinhas.

 

Boa leitura!
Sérgio Milatias
COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com