Editorial
Marketing: uma velha atividade
Por influência do professor Hans Müller, que escreveu artigos sobre Marketing nesta RP, passamos a considerar este tema como “toda atividade comercial que busca satisfazer necessidades e desejos, num processo de troca onde haja demanda”. Sobre esta sopa de letrinhas, a origem de Marketing provém do inglês “mark to act”, ou seja, “agir no mercado”.
Em tempos recentes o Marketing viralizou de maneira pejorativa, tornando-se para muitos como “um conjunto de ações imorais e ilusionionistas”, ou seja, uma atividade promocional de valor pouco ou nada confiável. Mas se trata de algo muito sério e antigo, surgido nos primórdios da humanidade, onde já se fazia Marketing, embora imperceptivelmente.
Até os séculos XXIIX e XIX muito do que já existia apenas passou a ter nomes e normas, entre elas as definições de Idade Antiga, Média, Moderna etc. Observe: Quando em 1453 (d.C.) os turcos otomanos tomaram a Constantinopla eles não sabiam que estavam “encerrando a Idade Média (iniciada após a queda do Império Romano, em 476 d.C.,) e começando a Idade Moderna”. Em outro exemplo, os elementos químicos já estavam por aí desde o Big Bang, quando em 1869 o químico russo Dmitri Mendeleev organizou o que chamamos de Tabela Periódica. Portanto, tudo que se fez foi coletar dados, organizá-los e nomeá-los.
Simultaneamente a tudo isso, ações comerciais visando satisfazer necessidades e desejos – buscando vender mais e/ou vender por mais – já eram praticadas em locais marcados (Market) entre agricultores, artesãos e tudo que movia a economia, antes e durante esses períodos. Assim, fazer Marketing é algo muito velho, desde o primeiro vestígio de organização da humanidade, como lá pelas margens Rio Nilo, sob o faraó Menés (3100 a.C.). Assim, de moderno em Marketing só a sopa de letrinhas.
Boa leitura!
Sérgio Milatias