Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 100
Busca::..
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Notas
08/10/2023 05h43

Notas

Mais de 10 mil toneladas de fixadores para produção de motos

A tendência é que produção nacional passe 1,7 milhão de unidade em 2023

É conhecida a substancial participação do setor de fixadores automotivos na fabricação de motocicletas, incluindo itens de aplicações críticas, que envolvem a segurança de pessoas.

Em seu processo de montagem, cada motocicleta demanda em média 6 kg entre parafusos, porcas e outros, segundo Rubens Cioto, diretor do Centro Tecnológico de Fixação, Sorocaba, SP.

Tanto automóveis quanto motocicletas são produzidos no Brasil sob o conceito Completely-Knocked-Down (CKD). Portanto, não necessariamente nossos fabricantes de motos compram parafusos e afins feitos por aqui.

De qualquer forma, o mercado local em 2023 pode vir a consumir mais de 10 mil toneladas, isso porque o setor de motocicletas tem retomado o crescimento nos últimos cinco anos, e no ritmo cerca de 1,7 milhão de unidade podem ser alcançadas até o final do ano. Também há a sonhada possibilidade de ultrapassar a barreira dos dois milhões ainda em 2024, resultado obtido pela última vez em 2012, quando 2,136 milhões de unidades “caíram na estrada”.

Tal como a tabela mostra, no primeiro trimestre de 2023 as montadoras locais colocaram no mercado 397.070 novas unidades, 21,37% acima do bom primeiro trimestre de 2022 (40,61% acima do primeiro trimestre de 2021), desempenho conforme mostra a tabela.

Böllhoff fortalece sua gestão

Dr. Jens Bunte, dr. Carsten Löffler, dra. Cathrin Wesch-Potente, Michael W. Böllhoff e Wilhelm A. Böllhoff 

Engenheira mecânica com doutorado, Cathrin Wesch-Potente traz consigo muitos anos de experiência em tecnologia de produção e montagem, bem como na transformação digital de empresas. Antes de ingressar no Grupo Böllhoff, ela foi diretora administrativa do Cluster de Excelência para Tecnologia de Produção Integrativa na renomada Universidade de Tecnologia de RWTH Aachen, entre outras coisas. Recentemente, a dra. chefiou a divisão de transformação digital na Phoenix Contact, onde também gerenciou a unidade de processos e soluções digitais como chefe adjunta.

www.boellhoff.com

Spirafix traz máquinas pnta broca, de ponta

Ricardo Chou, Roberto Nakai (diretores da Spirafix) e Chi Wei Liao (presidente da PMM) 

Feira do setor de parafusos, a recente edição da Taiwan International Fastener Show marcou a inclusão da PointMaster Machinery Co Ltd. (PMM) entre as marcas representadas no Brasil pela Spirafix. Fabricante taiwanesa, a PMM produz linhas de máquinas automáticas utilizadas na formação de ponta broca em parafusos, feitos em aço carbono e inox.

Notória por seus elevados níveis em qualidade, Taiwan é a fonte das linhas de máquinas e ferramentas que a Spirafix fornece para indústrias parafuseiras em todo o Brasil. 

 

Dimac MCV3, a escolha ideal para fabricação de fixadores

As máquinas de escolha com mesa rotativa tornaram-se essenciais na produção

Os mais recentes avanços tecnológicos revolucionaram as linhas de máquinas de escolah, tal como a nova geração da Dimac MCV3, ideal para inspeção e seleção em peças grandes como parafuso, pinos de roda e juntas esféricas, itens entre M6 e M20, e comprimento até 250mm. Na configuração dos controles, a flexibilidade da MCV3 é ideal para fixadores, capaz de inspecionar com facilidade em até 300 ppm.

Sua avançada tecnologia de correntes parasitas permite a detecção de trincas e o controle de tratamento térmico com precisão e alta velocidade. Os controles de empenamento e a completa inspeção dimensional em 360° acrescentam mais uma faixa inspeção abrangente e classificação ao processo, garantindo peças com alta qualidade.

Capaz de operar 24 horas, trata-se de um equipamento robusto, confiável e em conformidade com a Indústria 4.0, podendo ser programada remotamente e integrada em amplas redes e sistemas, otimizando a produção,gerando relatórios estatísticos em tempo real, aptos ao compartilhamento com listas de peças não conformes, classificadas para cada critério de inspeção. Além disso, a MVC3 pode ser equipada com equipamentos auxiliares, como alimentadores e máquinas automáticas de embalagem em caixas, uma solução completa para linhas de produção de fixadores, o que garante que processos sejam otimizados, economizando tempo e dinheiro na instalação.

Sobre o software Dimac, ele permite suporte remoto ou local, sendo que os clientes dispõem de serviços de suporte técnico e peças de reposição em 24 horas, garantindo que inatividades na produção sejam minimizadas.

Desde seu lançamento, a MCV3 tem tido grande sucesso de vendas no Brasil, estando representada pela ATF Soluções, dirigida pelo sr. Robson Gomes, que responde por suporte técnico, consultoria em ensaios não destrutivos, além da reposição de peças e pós-venda.

Qualinox faz aniversário

Paulistana da gema, a fabricante de arruelas completou 30 anos

O ano de 2023 marca o centésimo aniversário da Vila Jaguara, nos arredores da cidade de São Paulo, SP, que também é o bairro sede da Qualinox, fabricante de arruelas que, por sua vez, está celebrando 30 anos de atividades.

Do ponto de vista logístico, a sede da empresa, com mais de mais de 2,0 mil m², conta com uma condição privilegiada, sendo vizinha da saída oeste do Rodoanel Mário Covas, além de sua proximidade com as Marginais Pinheiros e Tietê.

Além de arruelas redondas, quadradas, côncavas, ovais, retangulares, sextavadas, abauladas e repuxadas, o portfólio da Cia inclui itens de formatos similares e estamparia em geral, peças processadas em prensas com capacidade de 4 a 130 toneladas.

Com a ponte entre as linhas de fixadores asiáticas e o mercado brasileiro, a empresa até então focada em processar peças em inox sofreu para se adaptar e sobreviver, especialmente por meio da inclusão de itens especiais, diversificando o portifólio Qualinox, fabricando em qualquer formato e em qualquer tipo de material, com a linha de produtos saltando de cresceu de 300 para os atuais 7 mil itens.

“Com ferramentaria própria fabricamos nossas matrizes que, além mais econômico, nos permite fabricar em prazos recordes, atendendo, principalmente, os setores aeronáutico, automotivo, bicicletas, brinquedos, construção civil, eletrificação, eletrodomésticos, estruturas metálicas, linha branca, motopeças, naval, óleo e gás e telecomunicações”, disse Davi de Assis Netto, fundador da Qualinox.

vendas@qualinox.com.br 

Ciser tem novo diretor comercial

Incumbido de liderar as operações de vendas de uma das mais importantes marcas de fixadores no Hemisfério Sul, Luiz Henrique Pereira dos Santos é natural de Curitiba, PR.

Formado em engenharia civil, gestão empresarial e contabilidade, e finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Henrique iniciou sua carreira no Grupo Votorantim, atuando por 11 anos na área comercial, lidando com construtoras, varejo e a indústria. Desde 2014 atuou por nove anos na Docol, Joinvile, SC, onde foi gerente nacional no mercado de engenharia, posteriormente no canal varejo, além de ter liderado a área de vendas nas aquisições de novas categorias de produtos. De 2019 em diante ocupou o cargo de diretor de vendas, esteve à frente da equipe comercial e de pós-venda.

Na Ciser, ele será responsável pelas áreas de vendas, marketing, exportação, administração de vendas, pricing e inteligência de mercado.

“A Ciser tem grandes oportunidades de mercado, e minha expectativa é somar com a equipe, para juntos crescermos e entregarmos resultados cada vez melhores”, avaliou o executivo. 

Salvatore De Giorgi e Nei Teodoro integrados à diretoria do Sinpa

Feira do setor de parafusos, a recente edição da Taiwan International Fastener Show marcou a inclusão da PointMaster Machinery Co Ltd. (PMM) entre as marcas representadas no Brasil pela Spirafix. Fabricante taiwanesa, a PMM produz linhas de máquinas automáticas utilizadas na formação de ponta broca em parafusos, feitos em aço carbono e inox.

Notória por seus elevados níveis em qualidade, Taiwan é a fonte das linhas de máquinas e ferramentas que a Spirafix fornece para indústrias parafuseiras em todo o Brasil.  

Faleceu Marcelo Henrique Manzato

 

“Hoje, completamos mais um ano da história de sucesso da Manzato Parafusos, e seu legado no segmento de fixação em todo o Brasil. Mas, infelizmente, com a perda precoce de Marcelo Manzato, nosso diretor, nossa comemoração de 53 anos é singela e discreta. Obrigado ao teu legado Marcelo, e obrigado a todos. Juntos, estamos aprendendo como seguir e, sempre, superar as expectativas de quem muito ensinou". Trecho da nota no site www.manzato.com.br 

 

SouthWind e GI na Expomafe 2023

Paul Beiswenger (GI), Young Kim (3 View), J. Graef, Esther Caparelli e Felipe (SouthWind)  

Feira de máquinas-ferramenta e automação industrial, a Expomafe aconteceu entre os dias 09 e 13/05/2023 na cidade de São Paulo, SP, no pavilhão São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes).

Entre as diversas linhas que representa no Brasil, a expositora SouthWind (SW) apresentou o VisionLab, sistema de medição instantânea para laboratório ou chão de fábrica, equipamento produzido pela General Inspection (GI), EUA.

O VisionLab permite a inspeção dimensional e/ou visual das peças em 360 graus, com a capacidade de medir grande número de cotas em segundos, economizando horas em relação a processos convencionais, gerando elevados ganhos em produtividade e eficiência.

vendas@southwind.com.br

E-mail incorreto:

 

No artigo "Método de checagem, auditoria de torque", veiculado na nesta Revista do Parafuso, edição RP98, especificamente na página 22, o e- -mail correto do autor, o professor Júnior Cesar, deveria, deveria estar grafado como juniorcsalemao@gmail.com, diferentemente do publicado erroneamente.

 

ParafusoPar na Meia Maratona de Santo André

Marcelo Ramos, Luciana Silva, Themmyan Mendes, Jiselma Santos, Nilda Gomes, Nelson Lima, Sergio Milatias, Roberto Gouvea, Ademir Rotta e Michele Uehara

Em 25/06/2023 a ParafusoPar, revenda de fixadores, levou sua equipe de corrida pelos 21 km da XX Meia Maratona de Santo Andre, cidade da Grande São Paulo, SP

Recall para troca de pinos no Jeep Wrangler

Em abril passado a FCA - Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. iniciou uma convocação envolvendo a linha de veículos Jeep Wrangler, ano e modelo 2021 e 2022. Segundo nota da FCA, se faz necessário o comparecimento em uma concessionária Jeep para realização de análise e, se necessário, a remoção de um pino instalado indevidamente na estrutura traseira do veículo.

Foi identificada a possibilidade do contato do pino com o tanque de combustível, durante uma colisão, podendo ocasionar vazamento de combustível e, havendo uma fonte de ignição, poderá causar o risco de incêndio com potenciais danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros. Mais informações: www.jeep.com.br

Recall para reaperto de modelo VW

Iniciado em maio desse ano, um recall da Volkswagen gerou a convocação dos modelos Nivus, Polo, Saveiro e Virtus, unidades produzidas entre 2022 e 2023, para inspeção realização de reaperto em alguns itens de fixação.

Segundo a VW, em suas linhas de montagens, mundo afora, cada aperto e cada torque aplicado nos parafusos é rastreado, ou seja, monitorado e checados pelos seus sistemas, o que facilita ações como reparos.  Fonte: www.autopapo.uol.com.br

 

 Missão comercial de Taiwan em São Paulo

Agência semigovernamental de promoção do comércio de Taiwan com outros países, o Taiwan Trade Center do Brasil (Taitra) prepara a vinda ao Brasil de uma missão comercial do setor de parafusos e afins, além de fabricantes de máquinas e ferramentas para uso nesse tipo de indústria. Missão que viaja o mundo e já esteve no Brasil, esse encontro reunirá empresas taiwanesas e brasileiras, agendados para o próximo mês de outubro, em São Paulo, SP.

Informações: brazil@taitra.org.tw 

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com