Eventos
Um sol e um futuro para cada um
A energia fotovoltaica é um futuro cada vez mais real, como mostrou a Intersolar 2022
Entre os dias 23 e 25/08/2022 o pavilhão Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, SP, recebeu novamente um evento importante, mas não importante apenas para negócios, e sim de relevância para o futuro da humanidade, no caso o de energia obtida do Sol.
Maior feira e congresso da América do Sul para o setor, a Intersolar South America abrange a cadeia que envolve produtos e serviços para a captação, armazenamento e gestão de energia solar, sendo também um centro de exposição e debates sobre tecnologia, por meio do seu congresso composto de especialistas renomados.
Abundante há bilhões de anos, só agora a “coisa começou a pegar de verdade”, ou seja, a obtenção desse tipo de energia já caminha para entrar em nossas casas com a aquisição e implantação de equipamentos para tal, assim como tem sido com qualquer eletrodoméstico “comprado em varejo”. E vale observar que na velocidade dos avanços não é otimismo exacerbado considerar viver já numa casa sem dependência das geradoras de energia.
Num exemplo disso, o CEO da Belenus, controladora da BelEnergy, relatou que podemos obter a energia do sol e até abastecer nossos próprios carros elétricos, tipo: “um posto Ipiranga para chamar de seu”. Mais adiante o leitor verá no espaço em que o executivo falou.
Boa leitura!
Max Del
Ricardo Araújo, Lindolfo Pascutti, Wilson Pereira e Renata Silva, completando o grupo com Giovanna, Rose e Anderson Biason
Esta edição traz a última foto de Anderson Biason, diretor da Max Del. Ele se foi no dia 27/08/2022, deixando aqui sua imagem radiante de entusiasmo.
Walsywa
Com sua ampla linha de produtos para fixação e know-how construído em quase seis décadas, a Walsywa exibiu na Intersolar 2022 novos acessórios para a linha solar, entre eles três tipos de suportes: Telha Trapezoidal; p/Telha Cerâmica; L, para guia solar. (Foto - Fabrizio Eizo, João Garcia, Dayllon Silva, Guilherme Barros, Adão Lopes e Egon Preilipper)
“Demonstramos a aplicação do adesivo WA230 em blocos de concreto para suporte da estrutura de placas solares em telhados planos, solução desenvolvida para que evitar que haja furação na laje devido à impermeabilização, evitando assim riscos de infi ltrações de água no imóvel. O WA230 possui excelente resistência mecânica à tração e cisalhamento, podendo ser aplicado em inúmeros tipos de materiais base, inclusive em concreto. Por ser uma bisnaga de 300ml, ele pode ser aplicado com aplicadores de silicones convencionais”, disse Fabrizio Eizo, gerente de Engenharia e Suprimentos da empresa.
Inox-Par Parafusos
Com sua complexa linha de componentes para fixação de painéis solares e outras instalações periféricas fotovoltaicas, sejam elas de solo ou suspensas (como em telhados), a Inox-Par tem na Intersolar uma de suas ações principais Brasil afora. (Foto - Luiz Bezerra e Eduardo Lopes )
Uma novidade na feira coube à linha de hastes solar ponta brocante, somada aos demais componentes para o setor, segundo informou Luiz Bezerra e Eduardo Lopes, diretores.
Em “lucratividade humana”, vale lembrar que a empresa é pioneira em ações em pró do terceiro setor. Nas palavras de Lopes, “o triunfar passa obrigatoriamente por se solidarizar com as camadas mais carentes da sociedade”.
BelEnergy
Entre as linhas solar da BelEnergy (Grupo Belenus), a novidade foi o equipamento para abastecer carros elétricos. (Foto - Sergio Lucas)
"Equipamento essencial para proprietários de carros elétricos, é algo que se pode ter em casa ou no trabalho. Oferecemos os modelos carga rápida (trifásico) e lenta (monofásico). No trifásico um carro médio, por exemplo, demandaria três horas de carga para obter cerca 350 km de autonomia; nove horas no monofásico. Sobre consumo, um carro médio demanda cerca de R$ 20,00 em eletricidade de geradoras convencionais para rodar 100 km”, disse Sergio Lucas, CEO do Grupo. “Nessa exibição incluímos painéis fotovoltaicos, inversores e itens que demandam essas instalações, como componentes elétricos e muitos fixadores", compleu.
Dapco
“Presente em todas as edições da feira, na Dapco temos atuado neste segmento buscando ajudar na padronização dos elementos de fixação em aço inoxidável, conferindo segurança, qualidade e confiabilidade. Nosso diferencial está no pioneirismo em inovação, mantemos um amplo estoque e rapidez nas entregas, tudo dentro de um rígido controle de qualidade”, disse Marcelo Moraes, gerente da Dapco. (Foto - Tiago Ramos, Radamés Duarte, Medina Silveira, Marcelo Moraes e Gustavo Abujamra)
“Nesta edição o número de visitantes esteve maior e mais qualificado, o que resultou em negócios imediatos dentro da feira. Estamos em constante ampliação da linha de produtos, e neste ano trouxemos suportes para telha cerâmica, além da exclusiva linha em aço inox 316 para aplicação em regiões litorâneas”, concluiu.
Perda irreparável para familiares e amigos, o segmento industrial de fixadores do Brasil se despediu, em 27 de Agosto de 2022, de Anderson Luiz Biason, diretor da Indústria Metalúrgica Max Del. A dedicação, persistência e criatividade de Anderson foram fundamentais para o crescimento e progresso da Max Del, empresa familiar fundada há 45 anos por seu pai, Sr. Américo Maximiliano Biason. Ao longo de sua trajetória profissional, Anderson contribuiu para que a Max Del fosse reconhecida por seus clientes e pelo mercado como fornecedora de excelência em parafusos e similares para diversas aplicações e especialista em peças especiais para o setor automotivo, sendo uma empresa certificada ISO9001, IATF16949, ISO14001, ISO45001 e CQI-9.