O enorme mundo da construção civil
A 17ª Feicon Batimat reuniu 650 expositores e atraiu 172 mil visitantes durante os cinco dias de evento
O Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, SP, foi o cenário principal das empresas que tem negócios vinculados a área de construção civil. Entre os dias 24 a 28 de março, uma multidão visitou os 650 expositores – vindos de 34 países – que participaram da 17ª Feicon Batimat – Feira Internacional da Indústria da Construção. “Durante os cinco dias de realização, os corredores do evento mantiveram-se bastante movimentados, com expositores fechando negócios e realizando novas parcerias. Tivemos visitantes altamente qualificados entre arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas, home-centers e centenas de compradores do exterior. Apresentamos 2.500 lançamentos para quem está construindo ou reformando”, declarou o diretor da feira, Jair Saponari. Simultaneamente, foi realizado o Núcleo de Conteúdo, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, com diversas atividades paralelas, como o Seminário Brasileiro de Material de Construção ANAMACO 2009, V Simpósio SINCOMAVI, Cidades Sustentáveis – Conceitos e Aplicações Práticas, Seminário Fatores Críticos de Sucesso na Construção Civil – Coordenação de Projetos e Planejamento e Controle de Obras, Fórum Internacional de Arquitetura Esportiva e Seminário Green Building Council – Construindo um Futuro Sustentável. Juntos, a Feicon Batimat e o Núcleo de Conteúdo formaram a Semana Internacional da Indústria da Construção 2009. A próxima edição já tem data marcada: de 6 a 10 de abril de 2010, no mesmo local.
Bemfixa
Na oitava participação da Bemfixa na Feicon, a gerente comercial da empresa, Rosana Silva, demonstrou grande satisfação com o evento. Segundo ela, a marca lançará em 2009 três novas linhas com diversos itens para fixação. “Mas ainda é segredo e não podemos revelar mais detalhes”, ponderou a gerente, destacando que nos últimos meses, foram efetivadas diversas contratações para a área administrativa e de produção. Rosana enfatizou que em 2008 foram lançadas algumas linhas de prateleiras, com maior valor agregado se comparado aos encartelados. “Foi um grande sucesso que impulsionou nosso faturamento”, confidenciou a gerente, que prevê para a Bemfi xa um crescimento de 25% ou mais para este ano.
Fixtil
Mesmo em um período onde as previsões não são otimistas, o mercado de fixação tem mostrado uma outra realidade. Nos últimos meses, os números no orçamento da Fixtil Acessórios para Fixação, apontam um crescimento, e com base nestes dados momentâneos e ações pontuais, o diretor comercial Luis Carlos Lopez espera fechar este primeiro semestre com uma margem de 15% de aumento. “Mas o mercado ainda está um pouco oscilante e não podemos afirmar que isso permaneça. Porém, esse resultado contribui para uma visão mais positiva”, opinou. Durante a feira, a marca apresentou alguns lançamentos, como as placas de sinalização em alumínio alto adesivo e uma nova linha de puxadores com design diferenciado e moderno. Segundo Lopez, a empresa é certificada e rastreia todos os seus produtos, num mix de mais de 2.500 itens. Para garantir a qualidade, a Fixtil faz regularmente auditorias nos fornecedores, bem como é auditada cinco vezes ao ano pela ISO 9001, que renova ou não a certificação. “Nós vivemos do resultado do cliente, por este motivo, oferecemos qualidade com preços competitivos”, encerrou.
Âncora
Seguindo a tendência das soluções verdes, onde o lema é proteger o planeta, a Ancora Sistemas de Fixação lançou na Feicon, o chumbador ecológico de resina, sem componentes nocivos a natureza e ao ser humano. Também foram apresentadas as novas barras roscadas, fitas para drywall e parafusos telha. “A feira é um dos incrementos para os negócios. Realizamos entre 500 e 600 bons contatos, e mostramos às pessoas nossos produtos, diretoria, presidência e toda a estrutura da fábrica”, salientou Haroldo Izarelli, gerente de engenharia e produto. Estima-se que a empresa cresça em 2009 cerca de 30% , e para não perder o ritmo, contratou representantes e supervisores regionais. A Âncora participará também da Construsul e feiras compartilhadas com parceiros pelo Brasil inteiro.
“Esses eventos são uma injeção de incentivo. As pessoas precisam deixar esse negócio de crise de lado e trabalhar. Se cada um fizer a sua parte, vamos continuar no ritmo que vínhamos. Estamos sentindo que será um ano muito bom para o ramo de construção”, encerrou.
Ciser
Quando o assunto é investir em imagem e divulgação, a Ciser Parafusos e Porcas é presença garantida, tanto que participou de todas as edições da Feicon. Possui uma linha de produtos bem diversificados e uma equipe de vendas espalhadas por todo o Brasil e Mercosul.
O segmento da construção civil é um departamento muito importante para a empresa, e por isso, está sempre atualizada com o mercado para ofertar novos serviços. O gerente regional de vendas do interior de São Paulo, Jaime Mauer, comentou que cerca de 200 pessoas por dia, com real interesse em fazer negócios, visitaram o estande. “Diversas empresas que nos prestigiam já são nossas clientes, por este motivo, utilizamos essas feiras para reforçar o nome Ciser, que tem 50 anos de atividades”. Para 2009, estão programados nove lançamentos na linha de buchas e agregados de fixação.
Eredi Baitelli
A Eredi Baitelli, localizada em Zocco di Erbusco, província di Brescia, na Itália, produz elementos de fixação de 0,7 mm a 37 mm de diâmetro, em latão, AVP, alumínio e bronze. Atende o segmento automotivo, hidrosanitário, doméstico, torneiras, válvulas, pneumático, gás e acessórios. “A Feicon foi a nossa primeira experiência no Brasil, e mesmo não sendo direcionada ao principal mercado que atendemos, tivemos contatos importantes, que certamente abrirão um novo leque para a Eredi Baitelli”, declarou otimista a gerente de exportação, Silke Müller.
Famastil Taurus
Para a Famastil Taurus, uma feira tem que proporcionar mais do que o valor institucional à empresa e tem que ser financeiramente rentável no momento em que acontece. “Criamos uma cultura diferente: a pessoa entra em nosso espaço e é recebida com uma proposta de negócio. Muitos têm assimilado essa ideia, tanto que em média efetivamos mais de 200 vendas por edição da Feicon, gerando cerca de R$ 1 milhão somente nestes dias de realização”, confi denciou o diretor comercial, Michel Gasparin. A Famastil tem feito vários lançamentos, seja no ramo de construção civil e pesada, mecânica, jardinagem, irrigação, utilidades (que engloba os fixadores) e ferramentas.
“Oferecemos ao lojista uma solução completa em termos de ferramentas e acessórios, num total de 2.200 referências”. No mercado brasileiro, a empresa cresceu mais de 30% no primeiro bimestre de 2009, em comparação a 2008. “Sentimos uma pequena queda nas vendas para o exterior, onde não temos uma distribuição direta. Exportamos para quase toda a América Latina, e temos negócios pontuais na Inglaterra, Portugal, África do Sul, Angola”, contou Gasparin. A companhia tem planos de participar neste ano da Construir Minas Gerais, Construir Rio de Janeiro, Constru Bahia e de uma feira em Belém.
|