Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 16
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Fundamentos do Marketing
30/06/2009 02h11

Benchmarking x Benchmarketing

Neologismo é um fenômeno linguístico; cria uma palavra derivada de outra com novo sentido ou uma variação dele. Assim, benchmarketing nada mais é que um neologismo derivado de benchmarking. A confusão entre os dois termos não é um privilégio de brasileiros, ela ocorre no mundo. O benchmarking estuda processos bem sucedidos em uma ou mais companhia para aplicá-los ou adaptá-los em outra empresa, ou seja, é uma forma de aprender com os outros.

Obviamente este processo destina-se à implementação de um novo sistema ou às inovações existentes que necessitem de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Não se trata de cópia, não é espionagem e, muito menos,a contratação de um técnico da concorrência. Uma empresa que decide adotar uma pratica de benchmarking deve considerar as diferenças tais como: ramo de atividade, objetivos, diferenças organizacionais, custos etc. A empresa modelo para o benchmarking não precisa, necessariamente, ser uma concorrente apenas reconhecida. Literalmente traduzido, benchmarking é “marco de referência”, sendo:

- um processo contínuo,
- uma investigação que fornece informações valiosas,
- um processo de aprendizado com outros,
- um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina,
- uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo.

Benchmarking não é:
- um evento isolado,
- uma investigação que fornece respostas simples e “receitas”,
- cópia, imitação,
- rápido e fácil,
- mais um modismo da administração.

Como exemplos práticos, podemos supor um fabricante de parafusos com deficiências no processo de estocagem de produtos que poderia aprender com um processo bem sucedido de um fabricante de pregos. Ou uma companhia aérea que poderia aprender como reduzir os tempos de fila com os processos adotados nos parques da Disney. Mais que suposições, estas práticas são marcas adotadas com sucesso por diversas empresas. Benchmarking pode ser aplicado em qualquer área ou atividade humana, inclusive no marketing; neste caso continua sendo benchmarking no marketing e nunca benchmarketing.
 

Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@whiteoak.com.br

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com