Notas
Recall de arruela da Mercedes Benz envolve 6.326 proprietários
Os proprietários dos veículos comerciais Sprinter e utilitários esportivos modelo GLK foram convocados, já no primeiro mês de 2015, para a substituição da arruela de vedação do tensionador e reaperto. Isso porque, segundo a empresa, com a deformidade dessa peça há a possibilidade de vazamento de óleo sobre as partes quentes do motor, o que pode acarretar em princípios de incêndio no compartimento do motor, com possibilidade de acidentes e/ou danos físicos e materiais aos ocupantes dos veículos e/ou terceiros.
Modelos envolvidos: Sprinter Chassi e Furgão 311 CDI, 415 CDI e 515 CDI e Sprinter Van de Passageiros 415 CDI e 515 CDI – fabricados entre junho de 2014 a novembro de 2014 – Chassis (não sequenciais) de 8AC906633EE093682 a 8AC9066551E106099 - Utilitário esportivo GLK 220 CDI – fabricados entre março de 2014 a julho de 2014 – Chassis (não sequenciais) de WDCGG8EWXEG317248 a WDCGG8EW3FG363800. A duração do serviço é de 1h30 minutos.
Informações: www.mercedes-benz.com.br.
NR Máquinas está de sede nova
Fabricante através dos processos de corte e dobra de arames, a NR expandiu sua produção de ganchos, pitões e escápulas com uma nova sede. Preocupado em estar próximo aos grandes centros urbanos, o engenheiro e diretor da NR, Nilson Honório (foto), anunciou que a produção está agora na Rua Coronel Antônio Marcelo, 208, no bairro do Belenzinho, zona leste da capital paulistana, após mudança do Brás.
Essa localização facilita não só o acesso de fornecedores e clientes, como o de funcionários. “A cidade de São Paulo atrai muitas pessoas em busca de bons negócios, sendo que a periferia, para quem é de fora, é sempre mais difícil. Além disso, a nova unidade é maior e vai alavancar os negócios com revendas em todo o Brasil”, concluiu Honório.
Informações: nrmaquinas@nrmaquinas.com.br.
Porca gera recall em mais de 280 mil pick-ups Dodge Ram nos EUA
A convocação, anunciada em dezembro de 2014, envolveu 287.945 unidades do modelo 2005. Segundo a U.S. National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade norte-americana responsável pela segurança automotiva, o afrouxamento da chamada “porca pinhão” poderia ser a causadora de acidentes. O órgão já tinha recebido queixas de 15 proprietários da marca sobre o mesmo problema. Alguns condutores relataram que a desconexão do eixo traseiro ocorreu com pouco ou quase nenhum ruído, trafegando em média a 80 km/h ou mais, sendo que em dois casos o carro girou descontrolado.
Um porta-voz da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) informou ocorrência de três acidentes com este modelo, ainda fabricado pela antiga gestão da Chrysler Group. Essa ação envolveu 259.956 unidades nos EUA, 21.779 no Canadá, 8.802 no México e 408 fora da América do Norte.
Com informações do NYT
Triumph faz recall de parafuso e porca para motocicletas
Em 14 de janeiro de 2015, a Triumph Motorcycles Brazil iniciou uma convocação de proprietários de 1.436 motocicletas comercializadas no Brasil para substituição do parafuso e da porca de fixação do cavalete lateral das motocicletas. Este recall é necessário porque foi constatada a possibilidade de ruptura deste parafuso, o que poderia deixar o cavalete lateral instável, com a chance de queda da motocicleta quando estacionada – podendo ocasionar danos físicos aos indivíduos que estiverem ao seu redor.
Modelos envolvidos: Tiger Explorer, Ano/Modelo: 2012/2013 e 2013/2014, chassis: SMTF02XK4CJ535510 a 97NF02XK9FM670390; e Tiger Explorer XC, Ano/ Modelo: 2013/2014, chassis: SMTF03XK0EJ605352 e 97NF03XK4FM670383. O tempo gasto na execução do serviço é de 30 minutos.
Informações: 0800-7272025.
MSC adquire a Simufact
A Simufact Engineering, empresa líder em softwares de simulação computacional para conformação mecânica, quente e frio, foi adquirida em fevereiro de 2015 pela MSC Software. Segundo comunicado de Volker Messing (foto), diretor de Marketing & Comunicação da Simufact, mais informações serão disponibilizadas em um encontro com a imprensa durante a Hannover Fair - Alemanha, no próximo 14 de abril, com a presença de Michael Wohlmuth, diretor gerente e CEO e Hendrik Schafstall, diretor gerente e CTO.
Rodafuso lançou porcas antifurto para caminhões, ônibus e carretas
Fabricante nacional de parafusos e porcas de rodas, a Rodafuso apresentou para o mercado sua linha especial antifurto. São porcas fixadoras de rodas de caminhões, ônibus e carretas que, além de manter um transporte seguro, visa preservar o patrimônio dos transportadores de cargas.
“Considerando que furtos de veículos de cargas são comuns, rodas e pneus são os alvos mais fáceis”, explicou Hans Kittler (foto), CEO da empresa. “Essa linha é para rodas de aço e alumínio, divididas em M22 x 1,5 (VW, Iveco, Ford, Mercedes, Randon e outros), 7/8” x 11F (Scania e outros) e 7/8” x 14F (Volvo). Cada jogo de 20 porcas acompanha uma chave de roda especial”, concluiu.
Outra linha em ascensão da empresa é a Top Press, de presilhas para cabos de aço, em destaque na Brasil Offshore 2015, feira do setor Oil & Gas, de 23 a 26 de Julho em Macaé/RJ.
Arber Parafusos completa 60 anos
Com apenas uma máquina de fabricar arruelas de pressão e dois funcionários, que o diretor Arno Bernardes fundou a empresa que levou o seu nome em 20 de abril de 1955. Com o crescimento dos negócios, o número de funcionários e o espaço aumentando, a companhia se firmou como fornecedora de peças especiais no mercado nacional. Hoje, a Arber é focada em peças conformadas a frio e soluções em fixaçao para indústrias dos mais diversos segmentos, com foco na indústria automotiva.
Com o falecimento do fundador em 1978, sua esposa Brigitte Staedele Bernandes assumiu o controle da empresa e a comanda até hoje ao lado dos filhos e neto, que comemoram 60 anos de vitórias.
Trava do cinto de segurança faz Mercedes Benz se envolver em outro recall
Já em sua segunda convocação do ano, a Mercedes Benz anunciou, no dia 19 de fevereiro deste ano, um recall dos automóveis Classe C, modelo C 200, para substituição das travas dos cintos de segurança central e lateral direito traseiros. O desprendimento da trava de fixação pode ocasionar danos físicos aos ocupantes destes assentos e dos assentos dianteiros.
Os modelos envolvidos foram fabricados entre 15 a 24 de outubro de 2014 e correspondem aos chassis (não sequenciais) de WDDWF4CWOFF113457 a WDDWF4CWOFF119064. A duração do reparo, em média, é de 30 minutos. Informações: www.mercedes-benz.com.br.
Nota de Falecimento
Norberto de Souza, diretor da Consultec Consult. Ind. e Com. de Forjados Ltda., de Brusque/SC, que representava no Brasil a CPM GmbH, desenvolvedora dos softwares de simulação de processos de conformação. Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina, faleceu em 24 de dezembro de 2014, aos 57 anos.
Na foto, Souza abordou o tema “Simulação de casos de falhas na conformação a frio”, pela CPM GmbH , durante o Senafor em 2010.
Recall na área de fixação do volante envolve 3.785 unidades de Fox e CrossFox 2015
A Volkswagen do Brasil convocou os proprietários do Fox e CrossFox 2015, fabricados de 3 de fevereiro de 2014 a 21 de janeiro deste ano, para a substituição do volante de direção com controle multifuncional. Foi constatada a existência de peças com dimensões fora do especificado na área de fixação do volante, podendo ocasionar perda do controle da direção, ocasionando acidentes graves ou fatais.
Estão envolvidos veículos com chassis entre F4000024 e F4900425. O tempo de reparo é de aproximadamente uma hora.
Informações: 0800 019 8866, www.vw.com.br.
Ford realiza recall por problemas na abraçadeira
A Ford anunciou, em 13 de fevereiro último, um recall envolvendo 7.996 proprietários da Ranger 2.2 Diesel por haver risco de vazamento de combustível nos veículos, com possibilidade de incêndio, ferimentos aos ocupantes e terceiros. Segundo a empresa, o posicionamento da abraçadeira pode causar atrito e possíveis danos à tubulação de combustível.
Os modelos envolvidos são de 2013 e 2014, produzidos de 23 de abril de 2012 até 19 de março de 2014, com finais de chassis (8 últimos dígitos): 2013 de DJ026660 até DJ133123, 2014 de EJ131786 até EJ221601. Informações: 0800 703 3673, www.ford.com.br.
Anunciada a nova diretoria do Sinpa para o quadriênio 2015-2019
Paulo Solimeo |
Fernando Martins |
Alessandro Merkle |
Leonardo Rollo |
Ao circular esta edição, talvez já esteja confirmada oficialmente a composição da nova diretoria do Sindicato da Indústria de Parafusos, Porcas, Rebites e Similares no Estado de São Paulo, o Sinpa. De 2015 a 2019, esta chapa terá o papel de atuar na direção dos interesses das produtoras nacionais de elementos de fixação. A eleição ficou marcada para março último, com a posse ocorrendo em abril.
Desde 2001 a entidade esteve sob a presidência de José Gianesi Sobrinho, este que deverá passar a gestão para Paulo Solimeo, executivo da Acument/Fontana. Solimeo terá ao seu lado Fernando Martins, da Continental Parafusos (1º vice-presidente), Alessandro Merkle, da Ciser (2º vice) e Leonardo Rollo, da Metalac (3º vice). Gianesi fará parte do Conselho Fiscal Efetivo.
|