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Entrevista
25/03/2015 03h56

Entrevista

 

Wagner Yumoto, do Y2 Studio, fala sobre comunicação nos websites  

 

O que toda empresa que busca uma boa aparição online, aumentar vendas e clientes, deve saber  

 

Formado em Publicidade, Propaganda e Artes Visuais, Wagner Yumoto está na direção da agência Y2 Studio há 13 anos, desenvolvendo campanhas de marketing, projetos gráficos e digitais. Nessa entrevista à RP, o especialista em comunicação online destaca a importância dos websites para conquistar novos clientes e negócios, além de dar dicas de como a sua marca pode interagir no meio virtual.

Revista do Parafuso: Qual foi o motivo da criação da Y2 Studio?

Wagner Yumoto: A empresa foi estabelecida em 2002 e se desenvolveu a partir da necessidade crescente por projetos de internet com maior especialização. Percebi que a linguagem e os profissionais envolvidos precisariam ser mais direcionados às novas linguagem e ferramentas e não apenas adaptando o conteúdo e a forma já existente.

No que consiste o seu trabalho hoje? O que a Y2 pode oferecer?

Hoje meu trabalho consiste em entender a necessidade do cliente, seus principais problemas em relação à presença online e propor ações que tenham foco em resultados. As ações consistem em soluções baseadas em desenvolvimento e estruturação de sites, e-commerces, campanhas de marketing digital, gerenciamento das redes sociais da empresa, gestão de conteúdo e comunicação visual.

Cada uma das ações é implementada sempre focada no resultado. Um exemplo é em relação ao e-commerce, depois de uma ação de divulgação é possível acompanhar o número exato de pessoas que estão visitando uma determinada página do site.

Hoje é muito importante para uma empresa, de qualquer segmento, que ela esteja “presente” no mundo virtual. Como você vê essa exposição?

Muitas empresas seguindo esse conceito de estar “presente” no mundo virtual desenvolveram o site, criaram suas fan pages, registraram seus domínios e e-mails empresariais, mas esqueceram de dar continuidade a esses projetos. Muitos sites de hoje foram criados há 3, 5 anos e nunca foram atualizados, tanto em relação a sistemas e linguagens de programação como conteúdo.

O Google, o mais importante mecanismo de pesquisa, constantemente é atualizado para melhor indexação das páginas da internet. Se o seu site não estiver alinhado às regras do buscador, pode ter certeza que estará perdendo consultas importantes. Então estar presente não é apenas ter um site, é necessário um trabalho constante, é necessário dar vida a essa presença online. As empresas que não se atualizarem sobre essa questão, estarão perdendo uma oportunidade única de criar um novo canal realmente eficiente e uma ferramenta muito poderosa de interação com novos mercados e clientes.  

 Quais os principais benefícios de um site para a marca?

1 Atualmente, em alguma etapa de seleção de um produto ou serviço, o site é um espaço para consulta. Nesta hora os novos contatos estarão avaliando a estrutura da empresa, a qualidade dos serviços e produtos, a credibilidade que sua marca passa. Por isso, a comunicação visual, fotos e o conteúdo básico precisam estar dentro de um padrão profissional para que essa primeira impressão seja boa.

O site da empresa pode ser utilizado para os próprios colaboradores conhecerem cada setor dela, sua missão, visão e valores. Com esse objetivo, o site pode servir também de comunicação entre os colaboradores. As mesmas ferramentas podem ser utilizadas para constituir um site interno ou parte de uma intranet, onde todos os produtos e serviços seriam organizados de forma simples e direta para cada um ter acesso mais rapidamente às informações.

3 Interagir com seus clientes de forma a melhorar a imagem da sua marca ou empresa. Essa troca de informações pode ser interessante para localizar possíveis problemas na sua marca, produto ou serviço. O site, nesse sentido, pode ser utilizado como fonte de pesquisa.

Aumento de contatos via Google. Um site bem estruturado, com conteúdo relevante, vai trazer mais visitas e muito mais pessoas vão conhecer sua marca.

5 Integrar o site ao Ecommerce. Hoje é viável ter uma operação que integre o site à vendas diretas tanto na B2B como B2C.

6 Fonte de informações para divulgação nas redes sociais. Apesar das redes terem um conteúdo específico, muitos dados ainda podem estar centralizados no site, então o ideal é trabalhar em conjunto. Isso ajuda a criar um engajamento maior para a marca.  

 

  Qual a relação de um bom site com o marketing?

Hoje não podemos trabalhar de forma separada as ações de marketing, digamos convencional, com as ações do marketing digital. Elas precisam estar integradas, pois a troca de informações entre o site, fan page e o marketing se complementam. Um exemplo: atualmente temos um cliente que se destaca pela agilidade no lançamento de produtos para o mercado de peças de reposição. São produtos que precisam ser impressos e divulgados para a rede de representantes, distribuidores, revendas e consumidores finais. Existe uma ação para cada tipo de mídia em que elas se comunicam de forma sincronizada, assim as informações chegam ao seu público de forma rápida e no tempo certo para cada setor.

O que as empresas devem fazer para apresentar um bom visual?

O primeiro passo a ser verificado é se a marca atual (logotipo ou logomarca) representa realmente o que a empresa é ou gostaria de alcançar. Neste sentido, é interessante efetuar um estudo mais detalhado para verificar se a marca não necessita de uma reformulação ou modernização. Estando de acordo e com a Logo atualizada, a comunicação visual deve seguir a mesma linha, sendo criada para o perfil correto do público a ser alcançado. Isso reflete também na criação do site, que deve seguir as mesmas diretrizes do manual de comunicação visual da empresa, só se adaptando para outros formatos dos vários dispositivos como tablets, smartphones, notebook e pcs com as várias resoluções de telas.  

  • O maior desafio é conscientizar as empresas de que, para se ter resultados efetivos na internet, é preciso de profissionais qualificados  

Quais os maiores desafios nesse segmento?

Vejo que o maior desafio é conscientizar as empresas de que, para se ter resultados efetivos na internet, é preciso de profissionais qualificados e empresas comprometidas a longo prazo. É uma relação de parceria, em que ambas as partes precisam ter retorno. As empresas, principalmente as mais conservadoras, precisam se conscientizar de que um site pode ser localizado por empresas de qualquer parte do mundo e essa primeira impressão pode significar um novo negócio ou não.

Além de um bom visual, o site também precisa de um bom conteúdo. Quais são suas sugestões para que ele se torne atrativo e conquiste o cliente?

A palavra chave é relevância, o conteúdo precisa informar o que o cliente/internauta está buscando e se possível ir um pouco além, de forma simples, clara e direta. Quanto menos cliques ele precisar para achar o que procura, melhor. O próprio Google segue esse conceito, um dos principais motivos dele se sobressair dos outros buscadores: entregar conteúdo relevante da forma mais rápida e direta possível.

A pedido da Revista do Parafuso, você analisou alguns sites das empresas do setor de fixação. O que pode nos dizer sobre eles?

No geral, são poucos os sites que se apresentam com o mínimo necessário. Alguns são completos na questão de informações, mas pecam na interação e atualizações mais dinâmicas. Muitos são bem mais antigos do que os 5 anos que citei e utilizam de formatos antiquados tanto de estrutura como linguagem.

Wagner Yumoto

wagner@y2studio.com.br

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