Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 48
Busca::..
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Case
05/11/2014 05h44

 Case

 
Âncora se prepara para ano de boas novas 
 
 
Empresa jovem, fabricante de fixadores para construção civil, iráinaugurar um centro de distribuição em SC e nova linha de chumbadores em 2015
 
 
 

Com apenas 22 anos de estrada, a especialista em sistemas de fixação Âncora se mostrou moderna e visionária durante a sua trajetória. Fundada pelos antigos diretores da revendedora R. Simioni, Renato e Roberto Simioni, que trouxeram a fábrica para Vinhedo – SP em 1992, (veja matéria na edição RP46, Junho/Julho 2014) a empresa começou em um pequeno galpão fabricando chumbadores em poucas quantidades para o setor de construção civil. Com apenas três anos de atuação, começaram a produzir um número cada vez maior e, em 1998, lançaram uma linha adicional de produtos, de pinos e finca pinos, e começaram a estampar chumbadores – que, até então, eram usinados.

Elaine Rodrigues, diretora comercial/Canais e nossa entrevistada, explicou que a empresa sempre trabalhou em busca de diferenciais para o cliente, o que esclarece o sucesso de tantos anos. “Quando a Âncora surgiu no mercado, existiam concorrentes que tinham mais de 50 anos no setor. E ninguém acreditava no futuro da empresa. Fomos trabalhando então as falhas do mercado, ouvindo o que o cliente queria, as necessidades de cada um. Também implementamos coisas inovadoras, como o sistema de código de barras, que ninguém possuía na época, e o nosso site – que se tornou um dos primeiros da internet. Aliando tudo isso a um produto de qualidade e bom    atendimento e você verá o nosso diferencial”.  

Na foto à esquerda: Renato Simioni (diretor geral), Roberto Bernardi (diretor comercial), Roberto Simioni (diretor conselheiro), Carlos Codima (diretor industrial), Elaine Rodrigues (diretora de canais) e Ricardo Muniz (diretor de novos negócios)

Diferente do começo da sua história, a Âncora hoje possui mais de 30 famílias de produtos. Entre eles estão os chumbadores mecânicos e químicos, parafusos para concreto, brocas, rebites, barras, produtos de fixação à pólvora, linha estrutural ASTM, pregos, telas, arames, acessórios e ferramentaria, que somam um volume de comercialização de mais de 10 milhões de fixadores/ mês. Possui mais de 200 colaboradores trabalhando em 25 mil m² de área, sendo 7 mil m² destinados somente ao setor fabril e 70% do espaço destinado ao estoque, que conta com mais de 3 mil itens.

Ainda, possui um moderno laboratório para testes e treinamento que, inclusive, fez parte dos investimentos da empresa para 2014. “Investimos   cerca de R$ 3 milhões entre estrutura, equipe, máquinas, certificações de materiais e com a equipe e treinamentos. Temos um crescimento anual em torno de 25%, sempre comparado ao período anterior. E este ano nossa expecta- tiva é alcançar 26%”, explicou Elaine. Além do laboratório, podemos mencionar como parte das melhorias a ampliação do estoque, o lançamento de uma nova linha de chumbadores – chamada Codbolt – e a futura inauguração do centro de distribuição em Lages, SC. “O novo centro deverá entrar em operação no começo de 2015”, comentou.  

Temos um crescimento em torno de 25% e este ano nossa expectativa é alcançar 26%”  

Já o Codbolt, outro lançamento para o próximo ano, é um chumbador expansivo para estruturas metálicas composto por parafuso grau 5, jaqueta especial e cone com travamento. Permite ligações entre elementos onde não se pode ter acesso à parte posterior das vigas metálicas. Será produzido nas medidas: ½ x 3, 5/8 x 3 ½ e ¾ x 4 ½. Inclusive, este nome Codbolt foi adotado como uma homenagem da empresa ao seu criador, o diretor industrial Carlos Codima. Para o seu desenvolvimento, foram investidos mais de R$ 2 milhões.  

Atendimento diferenciado

“Durante esses anos viemos segmentando. Cada cliente tem um perfil diferente, então decidimos criar uma área específica para cada atendimento e, assim, aperfeiçoar nossa relação com o comprador”, explica Elaine. As equipes são dividas em: Canais, atendimento para atacadistas, revendedores e distribuidores; e Pro, atendimento às construtoras, instaladoras e obras específicas. “Vendemos para mais de 5 mil pontos de distribuição. Hoje, nos tornamos referencial no atacado, justamente por oferecer material a pronta entrega, embalagem customizada e o atendimento diferenciado”.

Importação

Atua com fabricação e importação. Seu carro-chefe, os chumbadores mecânicos (além dos projetos especiais e customizados), continuam na parte de fabricação. Já outros materiais, como as brocas, por exemplo, vêm de um parceiro da Europa. Elaine afirma que, para a empresa se tornar competitiva no mercado, é preciso apostar nos importados. “Possuímos parceiros na Ásia e Europa, mas temos um controle muito rigoroso quanto à qualidade dos produtos que adquirimos. Para isso, temos uma equipe que inspeciona o material no local antes de embarcar para nós aqui no Brasil. A parte de importação tem um volume muito grande de saída, se analisar por faturamento. Mas por volume de material o nacional ainda ganha”, finaliza.

  Certificações

A Âncora faz parte do grupo de membros do Green Building Council Brasil, uma organização não governamental que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil. Também possui certificação pelo ETA/Socotec Eurofins para ensaios de carga e VOC (composto orgânico volátil) dos chumbadores químicos e selantes, que foram realizados pela Falcão Bauer.

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com