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Notas
16/09/2014 11h04

 Notas

 

Faleceu Karl Hassmann

 

 

Austríaco, fundador da Metalúrgica Hassmann, uma das mais importantes fábricas brasileiras de parafusos, especialmente itens automotivos, Karl faleceu aos 84 anos, no dia 1 de setembro de 2014. Na edição RP24, de novembro de 2010 a empresa foi retratada na seção Case, de onde extraímos a fotografia desta nota.  

 

  

 

Tese de mestrado em Ferrita Delta mostra os riscos dessa fase em fixadores automotivos  

 

Segundo Robson Bussoloti, autor do trabalho “Ferrita Delta em Parafusos Tratados Termicamente – Caracterização e Consequências” do Departamento de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, a falha de componentes em veículos, especificamente parafusos de alta resistência, trouxe a necessidade de se estudar as causas e efeitos deste problema. Isso porque os fixadores utilizados na suspensão de automóveis sofrem grandes solicitações de carga, necessitando de processos de fabricação especialmente delineados para que suportem esses esforços, e essa falha pode potencializar o risco de acidentes, colocando em perigo a vida de pessoas. Este estudo foi realizado com o apoio da Metaltork Parafusos, Fundação Salvador Arena e Grupo Gerdau.  

Vale aguardar: Uma versão resumida deste mestrado será publicado como artigo técnico em uma de nossas próximas edições.

robson@metaltork.com.br

 

Spin e Cobalt são convocados para recall no Brasil por falha em fixadores  

 

Em agosto último, a GM (General Motors) convocou recall para os modelos 2015 do Chevrolet Spin e Cobalt, que possuem câmbio manual. De acordo com a Fundação Procon, são 2.325 unidades com número de série do chassi de FB105045 a FB121919, fabricadas entre 6 de junho e 1º de julho de 2014, que podem ter problemas nos parafusos de fixação do coxim esquerdo do conjunto motor e transmissão. 

Segundo a fabricante, há possibilidade de utilização de parafusos de comprimento fora da especificação do projeto, o que pode ocasionar a perda de sustentação do conjunto motor/transmissão e o seu deslocamento da posição original, ocasionando um possível desencaixe do eixo de tração do veículo, acarretando a perda repentina de tração, com risco de acidentes e lesões graves aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Os proprietários devem agendar o serviço para inspeção dos parafusos. O tempo estimado é de 15 (quinze) minutos. Caso seja necessária a substituição dos parafusos e da transmissão manual, o tempo estimado é de até seis horas. Mais informações na Central de Relacionamento Chevrolet 0800-702-4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br.    

 

Divina visita  

Em agosto passado, a Jomarca recebeu em sua sede um grande atacadista de Minas Gerais. Trata-se da Cofer, empresa com 40 anos de experiência no mercado de ferro e aço, cuja sede fica situada na cidade de Divinópolis, cerca de 120 km de Belo Horizonte. A visita, além de tratar de negócios, indica a solidez entre ambas empresas.

O anfitrião, Ricardo Marques Castelhano, recebeu o diretor Ramisses Rodrigues acompanhado de seu sucessor, Ramisses Rodrigues Jr., e também Amir Houssami Jr., da Brazilian Tour, do setor de turismo.  

 

Fastener Fair Brasil divulga programação do simpósio  

 

A FFB acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro no Expo Center Norte – São Paulo. Dedicada ao setor de fixação a feira conta exposição de empresas de parafusos e similares. Paralelo a isso, irá apresentar aos visitantes seu tradicional simpósio técnico, gratuito, que promoverá a interação dos profissionais do setor. Trata-se de um ponto de encontro para troca de informações e experiências, difundindo resultados de estudos e pesquisas de especialistas que apresentarão suas últimas descobertas. Confira a programação: www.fastenerfair.br.com  

 

César Resadori assumiu representação da Hassmann  

 

A Metalúrgica Hassmann, fabricante de elementos de fixação para diversos setores industriais, passou a contar com o César Resadori (ex-Macrosul) como novo representante comercial, desde julho deste ano. “A Hassmann está inaugurando uma nova fase de divulgação, com uma ampla área e clientela para atuar. Minha operação é no RS”, explica Resadori. A linha de produtos da Hassmann é constituída de parafusos sextavados, flangeados, de rodas, solda, rebites e peças especiais - tendo capacidade para produzir mais de 30 mil diferentes itens, conformados a frio de diâmetros de 5 a 24 mm e forjados até 30 mm, nos mais diversos e classes de resistência que o mercado consome.

“A maior preocupação da Hassmann é com a qualidade. Com o laboratório mais bem equipado do segmento, tem disponível equipamento moderno para ensaios de fadiga por ressonância e microscópio eletrônico de varredura para testes da estrutura metalográfica, fraturas, falhas e composição química pontual, aumentando um milhão de vezes”, finaliza Resadori.  

 

Mercedez-Benz convocou recall para elementos de fixação    

Os proprietários dos caminhões 815 Accelo e 915E e chassis para ônibus LO 916, fabricados de fevereiro a junho de 2014, foram chamados pela montadora para verificação e, se necessário, substituição dos parafusos do suporte de freio no conjunto carcaça do eixo traseiro.

Segundo informações divulgadas pelo Procon/SP, a rosca de fixação do suporte de freio do conjunto carcaça, fabricado pela Dana de México, pode estar fora dos parâmetros de tolerância. Isso pode implicar, em casos extremos, a soltura do conjunto freio do eixo traseiro e a consequente redução do potencial de frenagem do veículo, podendo ocasionar acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros.

Os modelos envolvidos são os caminhões 815 Accelo e 915E chassis (não sequenciais) de 9BM979028ES022622 até 9BM979726EB967069 e os chassis de ônibus LO 916 chassis (não sequenciais) de 9BM979277EB950161 até 9BM979277EB967689. Para atendimento e mais informações, a Mercedez disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br.  

 

Fernando Martinez é o novo gerente comercial da General Fix    

Com passagens por grandes empresas no setor de fixação, Fernando Martinez assume um dos mais jovens players do mercado brasileiro de fasteners. Praticamente vizinha da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, a distribuidora General Fix, que faz parte do grupo Metaltork, busca uma expansão de 25%, já nos próximos seis meses, estima Fernandes.

“Um dos nossos focos é aprimorar e adequar o tipo de atendimento por setor, sobretudo porque nossa atuação se divide entre indústrias e varejo”, comentou.

Segundo o executivo, a média de giro da empresa está em 150 toneladas/mês, sendo que o número deve ser arredondado para 200 t, em breve.    

 

 

Importações de ferramentas de conformação precisam apresentar licença do Decex  

Desde o dia 21/08/14 todas as ferramentas de conformação a frio ou quente classificadas na NCM-8207.30.00 passaram a necessitar de L.I (Licença de Importação) antes do embarque, cuja concessão é realizada pelo Decex - Departamento de Operações de Comércio Exterior.

Ferramentas de embutir, estampar ou puncionar estão sob a vigência dessa nova norma. Estarão sujeitas a licenciamento não automático previamente ao embarque dos bens no exterior para fins da verificação de que trata o inciso V do art. 16 do Anexo I ao Decreto 7.096/2010.

Nos casos de mercadorias embarcadas anteriormente ao inicio da vigência desse tratamento, as correspondentes licenças de importação poderão ser deferidas sem restrição de embarque - desde que tenham sido registradas no Siscomex em até 30 dias da data de inclusão da anuência do Decex, na forma dos parágrafos 3 e 4 do artigo 17 da Portaria Secex nº 23/2011. Após esse prazo, a retirada da restrição ficara condicionada a apresentação do respectivo conhecimento de embarque para o Banco do Brasil.

Artes Marciais: Infalível como um lutador de artes marciais, o governo do Brasil continua em sua luta contra a modernidade.    

 

A 13 ª edição da Fastener Trade Show Suzhou será em outubro    

Gigante em quase todos os setores da manufatura mundial, a China fascina e, ao mesmo tempo, assombra o mundo com sua expansão crescente em todos os setores e todas as direções do globo terrestre.

Dessa forma, não é nenhuma novidade sua impactante presença em toda a cadeia de produtos e serviços em fixação mecânica, tendo esta nação mais uma edição da Fastener Trade Show Suzhou, entre 29 e 31 de outubro próximo, em Suzhou, cidade da província de Jiangsu, com mais de seis milhões de habitantes.

O evento terá mais de 600 expositores de fixadores dividindo 12 mil metros quadrados entre dois salões, e a presença de mais de 12 mil compradores, locais e estrangeiros.

Segunda maior província chinesa, estando apenas 80 km de Xangai, Suzhou teve em 2013 crescimento de 9,5%, com um PIB local em mais de US$ 900 milhões.

De acordo com a organizadora, esta edição terá a companhia da 3ª edição da Bearing Show, feira do setor de rolamentos, além da expansão em expositores de máquinas, ferramentas, equipamentos, produtos e serviços para tratamento de superfície, matérias-primas e muitos outros.

www.fastenertradeshow.com

cfastener@hotmail.com  

 

Aperto inadequado em parafusos causam recall do Camaro e outros modelos GM  

 

Segundo o portal norte-americano Torque News (www.torquenews.com), a General Motors anunciou o recall em carros 2014 sob a preocupação de que os parafusos que fixam o conjunto da direção e partes da suspensão dianteira podem não terem sido devidamente apertados, o que poderia ocasionar afrouxamento e súbita perda de controle durante a condução, gerando riscos a segurança de ocupantes e terceiros. Além do Camaro, a convocação envolveu outros modelos Chevrolet 2014, como o Buick Regal, Cadillac XTS e o Impala.

A GM, por sua vez, agiu bem rápido, sendo estimado o envolvimento de apenas 106 veículos.

“Um dia daqueles”  

Além dos parafusos da suspensão e direção mal fixados, os modelos envolvidos têm uma outra coisa em comum: todos foram montados na undiade GM de Oshawa, Canadá. Com base no baixo número de veículos envolvidos neste recall, ao que parece, um trabalhador teria tido um dia ruim, cometendo 106 erros, ou o sistema automatizado de torqueamento não estava devidamente calibrado. De qualquer forma, o número de carros afetados é muito baixo, mas o perigo potencial é significativo o suficiente.  

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