Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 47
Busca::..
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Eventos - Macrosul
16/09/2014 11h14

Eventos

 

Enxuta, Macrosul passa dos 40

 

O líder da empresa homenageada, Sérgio Grillo, inovou na comemoração oferecendo reunião-almoço com palestra técnica de especialista em Lean Manufacturing  

 

O evento ocorreu no dia 22 de julho, na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC, durante uma reunião que acontece toda segunda-feira no local - algo muito parecido com o que faz o Rotary Club, a ONG mundial. Os presentes, que somaram mais de 200, assistiram falas breves de membros da direção do CIC, como Carlos Heinen, Celestino Loro, Analice Carrer e Reomar Slaviero, em homenagem ao fundador da empresa.

Vale ressaltar o emocionado discurso de Cristiano Grillo, filho de Sérgio Grillo, um dos diretores da holding GRX, formada pelas empresas Macrosul, Metalmatrix e Autotravi. Na sequência, Márcio Korzeniewski (ex-DHB Sistemas Automotivos) fez uma abordagem geral sobre as atividades da empresa e, finalizando a cerimônia, foi entregue uma placa do quadragésimo aniversário, entregue pelas mãos de Carlos Heinen, presidente do CIC.

Até o encerramento, o evento ficou nas mãos do palestrante Carlos Louzada, da EPR Américas, trazido especialmente pela aniversariante para apresentar um resumo sobre Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). O palestrante tem um relevante histórico de serviços em gigantes como a Bunge, Kerry, GM, Volkswagen, Peugeot, entre outras. Antes da EPR, Louzada foi diretor superintendente da TBM Consulting, na América Latina, empresa comandada por Anand Sharma*, o guru da produtividade.

*Indiano radicado em EUA, Anand Sharma é o co-autor do livro “A Máquina Perfeita”, obra que descreve como empresas líderes, pioneiras da produção “puxada”, trabalham sua fabricação por pedidos, reduzindo estoques, minimizando o espaço físico e eliminando desperdícios.  

 

 

                                                                                      Técnicas de Lean Manufacturing

Durante sua palestra, Louzada comentou que seu campo de trabalho é muito fértil. Ao entrar em qualquer chão de fábrica fica fácil notar o desperdício, que passa imune aos olhos de quem ali vive, no dia-a-dia. Ele citou o caso do estudo por meio de fotografias das linhas de produção para encontrar pontos para mudança e melhoria (filosofi a Kaizen).

No encontro com a Revista do Parafuso em 2006, citando um simples exemplo, Louzada dizia que numa simples inversão do movimento de trabalho da esquerda para a direita, numa célula de produção, se obtém significativos ganhos de tempo. Se em uma operação alcançarmos uma redução de 10 segundos por operário a cada 5 minutos, multiplicando por dez operários em um turno de 8 horas pode-se alcançar economias perto de 30 horas/mês, isso sem considerar a presença de ativos espalhados por todos os lados, imagem ainda muito comum no universo manufatureiro, que organizadas podem fazer grandes diferenças.  

 

Time is on my side

Em 1974, um garoto – ou melhor, um guri, conforme o linguajar gaúcho – integrante de uma empresa do setor de itens de borracha para aplicação em veículos automotores passou a representá-la comercialmente. Ele previu que parafusos e similares teriam demandas cada vez maiores na região, visão essa que o tornou um grande representante da Autotravi (empresa de autopeças de borracha co-fundada por Ângelo Grillo, pai de Sérgio José Grillo), além de dar origem e vitalidade à Macrosul Borrachas e Parafusos Ltda. A empresa tem atuação bem diversificada, mas a base de tudo tem girado na sua condição de centro de suprimentos para o setor automotivo, principalmente na região de Caxias do Sul/RS, onde atende empresas locais fabricantes de ônibus, máquinas e implementos agrícolas e rodoviários, empresas metal-mecânica, além da construção civil. É considerada uma das mais atuantes distribuidoras de fixadores e, principalmente, em Kanban, consultoria técnica e desenvolvimento de produtos, equipada com laboratório próprio, tendo estrutura no nível das grandes fabricantes nacionais de elementos para fixação. Faz parte da holding GRX, capitaneada pela Autotravi, a jovem Metalmatrix - fabricante de abraçadeiras, ambas homologadas ISO TS 16949, e a Macrosul - que possui 140 colaboradores diretos, alguns atuantes nas demais unidades, como o escritório comercial em Porto Alegre/RS, em Curitiba/PR e o novíssimo centro de distribuição em Jundiaí/SP, forte indicativo de expansão contínua. Também possui forte influência como marca, haja vista sua presença em mídias e feiras, inclusive internacionais, como nos EUA e México.

 

 Cássio Couto, Carlos Valentini, João Carlos Krewer, Fernanda Fruert, Cristiano Grillo, Geancarlo Tolazzi, Ândria Tedesco (Macrosul), Carlos Louzada (EPR), Cláudia Pontel (Macrosul), Diego Cardoso (Metalmarix) e Márcio Korzeniewski (macrosul)

 João Grancescutti (Susin Francescutti), Márcio Korzeniewski (Macrosul), Roberto Junkes, com Freymund Germer e Edison Boether (Fey), Fausto Citolin (Macrosul) e Carlos Louzada (EPR)

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com