MÁQUINAS E FERRAMENTAS
Sistema de fixação Alcoa substitui solda
na produção de vagões da AmstedMaxion
Segundo publicação em 2012 na Revista Ferroviária, a AmstedMaxion está utilizando o sistema de fixação Hulk, da Alcoa Fastening Systems, nos protótipos dos vagões AmaxMine, fabricados para a MRS Logística. Cerca de1,8 mil fixadores foram utilizados em cada um dos vagões.
Este sistema de fixação é utilizado nas laterais e nos fundos dos vagões, em substituição as soldagens. O apertodos colares e pinos são feitos através de tensionamento, com a deformação interna dos colares nas ranhuras dos pinos. Segundo Leonardo Carvalhaes, gerente comercial para América Latina da Alcoa, “este sistema de fixação ajuda a não perder o aperto do parafuso e da porca e a fixação é ajustada de acordo com o diâmetro das peças”. Ele ainda explicou que a fixação é tão forte, que para retirá-la, é necessário usar um maçarico ou uma ferramenta de corte.
Por sua vez, o diretor de engenharia da Amsted-Maxion, Paulo Maurício, disse que a fixação está sendo bem recebida pelos clientes, principalmente pela facilidade de troca das chapas dos vagões, quando necessário.
O sistema de fixação Hulk existe há 10 anos, masnão era divulgado pela Alcoa no Brasil. O mesmo era fornecidopor representantes e, há um ano, após uma pesquisade mercado, a Alcoa decidiu conduzir as comercializações no País. O produto é fabricado nos Estados Unidos, mas a empresa conta com um warehouse em São Paulo,capaz de fornecer os produtos em curto lead time.
Segundo o gerente comercial da Alcoa, a fixação também é utilizada pela Progress Rail, Bombardier, Randon e Usiminas Mecânica. A tecnologia também está sendo aplicada nos carros dos monotrilhos que a Bombardier está fabricando para a Linha 15-Pratado Metrô de São Paulo.
Alcoa
www.alcoa.com.br
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