Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 34
Busca::..
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Case
20/09/2012 02h44

 CASE

 

Grupo Empresarial de Caxias do Sul conquista mercado de fixação

 

As empresas Metalmatrix e Macrosul, que fazem parte da holding que fatura mais de R$ 120 milhões por ano, ganharam destaque no setor por unificar agilidade e flexibilidade e constatar crescimento superior a 400% nos últimos oito anos

 

A GRX Mundi, nome da holding criada pelos diretores Sérgio e Cristiano Grillo que leva as iniciais do sobrenome da família, está sediada em Caxias do Sul – RS e engloba quatro empresas: Metalmatrix, Macrosul, Autotravi Borrachas e AMMX Empreendimentos Imobiliários. O nome do grupo, criado este ano, ainda não foi muito exposto pois está em período de planejamento. “Até o final de 2012 estaremos divulgando e trabalhando com o nome do Grupo GRX Mundi para o mercado. A marca foi criada e agora estamos realizando o trabalho de inclusão das empresas que compõem o grupo”, explica Cristiano.
 
Cada uma possui uma história de sucesso e foram inauguradas de acordo com pesquisas e necessidades de mercado. Mas o destaque desta matéria da Revista do Parafuso vai para duas empresas que trabalham especificamente com o setor de fixadores: a Metalmatrix e a Macrosul.

Metalmatrix
 
Fundada em 1999, a Metalmatrix Indústria Metalúrgica Ltda. é especialista em abraçadeiras metálicas, que são compostas de fita, carcaça e parafuso. Sua atividade inicial era a terceirização dos serviços de matrizaria, mas, após dois anos de atividades, os sócios diretores sentiram a necessidade de fabricar algum produto, e a oportunidade de produzi-las se deu pelos problemas de entrega e atendimento que os concorrentes passavam nesta época. Assim, começou a fabricação de apenas uma linha de abraçadeiras revestidas com borra- cha, utilizadas na fiação de veículos, e logo conquistou seus dois primeiros clientes: a Marcopolo e a Randon. Com o aumento da demanda, e tendo em vista novos negócios, a empresa passou a produzir outros tipos de abraçadeiras para diversas utilidades.
 
 Hoje, a Metalmatrix se consolida como fornecedora de abraçadeiras tipo rosca sem fim, que são dispostas em várias linhas: 13 delas produzidas em aço carbono e inoxidável e quatro trabalhadas em nylon (também conhecidas como Enforca Gato), em parceria com a empresa italiana SapiSelco, da qual possui exclusividade de distribuição no Brasil e na América Latina. São diversos os modelos comercializados: Minor e Super (9 mm), Borboleta, Flex (14mm), Normix, Tucho, Magote, Pontilhada, Janela, Com Borracha, Termoretrátil, U e U Reforçada. Comandada pelos sócios Cristiano Grillo e José Bertuol, a empresa possui 10 mil m² de área, com 2,6 mil m² de construção, 130 funcionários, laboratório compartilhado com o grupo empresarial e uma carteira com mais de mil clientes ativos. O mercado em que mais atuam é o comércio, fornecendo para ferragistas, distribuidores automotivos, de peças agrícolas e de elementos de fixação. Também possui uma forte participação nas indústrias agrícola, de transporte e naval, e estão se preparando para fornecer produtos para montadoras automotivas, concluindo a fase final da certificação ISO/TS 16949.
 
Segundo o sócio - diretor Grillo, a palavra de ordem é competir com criatividade. Ele se refere ao mercado dinâmico, como o que estamos vivendo, de uma competitividade nunca vista. Inclusive,por volta de 2009, foi realizada uma pesquisa com 400 dos maiores executivos no mundo, onde ficou postada que a maior frustração dos pesquisados se referia à pouca agilidade e flexibilidade de seus colaboradores. Grandes exportadores sofrem deste mal e é aí que a Metalmatrix está apostando e vencendo, focando no solucionar das necessidades e não apenas no dueto escala/preços.
                                                                                                                             
Algumas de suas maiores conquistas foram a certificação ISO 9001:2008, o início do processo para certificação ISO/TS 16949, a ampliação do parque fabril em duas oportunidades e o crescimento superior a 400% nos últimos oito anos. “Lembro-me da primeira exportação e confesso que emociono com esta passagem”, afirma Grillo. Ainda, a Metalmatrix comemorou o fato de ser a única empresa do setor no Brasil que recentemente participou da National Hardware Show, em Las Vegas - EUA, considerada a maior feira dos segmentos DIY - do it yourself. Como desafios, a empresa pretende ampliar ainda mais a linha de produtos, alcançando novos mercados, inclusive o externo, firmando-se entre os principais fabricantes de abraçadeiras das Américas.
 
O espírito empreendedor somado a capacidade dos gestores e suas equipes, como destaca a gerente de marketing, Cláudia Pontel, é a chave do sucesso da Metalmatrix, que ano após ano se consolida como um dos maiores fornecedores de abraçadeiras no mercado brasileiro e latino americano. Em 2012, a empresa colocará no mercado mais de 50 milhões de peças, um crescimento de 25% em relação a 2011. Isto se deve, segundo Grillo, à união de flexibilidade e agilidade no oferecimento dos serviços, seu principal diferencial. “Soma-se também a qualidade dos produtos, bom atendimento e, principalmente, comprometimento com as necessidades dos clientes. Nosso posicionamento estratégico sempre será A garantia do melhor abraço”, complementa.

Macrosul
 
 
Fundada em 1974, a Macrosul Borrachas e Parafusos Ltda. revende parafusos, porcas, arruelas, rebites, abraçadeiras e demais itens de fixação. Atualmente, sua movimentação está acima de 35 mil itens, sendo que 18 mil estão em estoque, com giro de 11 mil produtos por mês. Entre eles estão parafusos sextavados, fendados e rebites repuxo. Com 120 funcionários operadores, atende as indústrias metal mecânica, moveleira, construção civil, montadoras de ônibus e veículos agrícolas. Segundo Cesar Resadore, diretor-executivo, um dos diferenciais mais marcantes, além do moderno laboratório tecnológico, é o conceito de vendas. “O modo convencional, ou seja, onde o cliente entra em contato, cota e confirma o pedido está um pouco obsoleto. Atualmente, o dinamismo do mercado requer atuações mais modernas do que os velhos sistemas, por isso trabalhamos através do princípio fixo e móvel de Kanban. Trata-se de um segmento com altas taxas de crescimento, onde esperamos quadruplicar esta atividade em três anos”, explica. Recentemente, passou a contar com loja própria, visando atender a demanda local, instalada dentro das dependências da sede com cinco profissionais disponíveis full time.

Foi por causa da excelência e qualidade nos serviços e produtos prestados na área de sistemas de fixação que a Macrosul recebeu o prêmio Top of Quality Brazil, conferido pela Cia. Nacional de Eventos & Pesquisas (CNE), que reconhece as empresas que se destacaram nacionalmente em diversos setores de atuação e atesta a confiabilidade da marca. “Este prêmio fortificou ainda mais o posicionamento da Macrosul e comprovou os diferenciais que o nosso cliente vivencia: atendimento personalizado, consultoria na área de fixadores, gerenciamento e redução de estoques, racionalização de projetos e análises de laboratório personalizadas”, finaliza Resadore.

Linha do tempo:
•1945 (67 anos) – Fundação da Autotravi Borrachas e Plásticos
•1974 (38 anos) – Fundação da Macrosul Borrachas e Parafusos
•1999 (13 anos) – Fundação da Metalmatrix Indústria Metalúrgica
•2012 – Criação da holding GRX Mundi, que englobará as  empresas Macrosul, Metalmatrix, Autotravi Borrachas e Plásticos e AMMX Empreendimentos Imobiliários.
 
 

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com