“Salvador era um empresário muito à frente das outras pessoas. Percebeu uma necessidade do mercado em adquirir produtos em bronze, latão e cobre, por exemplo, e começou a trabalhar de um modo diferenciado. Assim, a fábrica cresceu e ganhou corpo, investiu em tecnologia e desenvolveu equipamentos voltados para este segmento”, explica Murilo.
Arena se destacou também pela implantação de um modelo próprio de gestão, valorizando o potencial dos funcionários e exercendo uma política salarial que concedia gratificações e prêmios por produtividade em uma época em que não havia ainda legislação a respeito, meados da década de 60. Ainda, em 1964, inaugurou a Fundação Salvador Arena, com o objetivo de concretizar projetos sociais e educacionais e perpetuar seus ideais humanitários. Isto também ajudou a alavancar a instituição e, em 1985, foi inaugurada a segunda fábrica da empresa.
Pouco antes de falecer, em 1998, Arena havia colocado a TM em posição de destaque no setor industrial brasileiro,tendo sido classificada entre as maiores indústrias privadas do País, líder em produtos transformados em cobre. Escolheu a Fundação para ser a herdeira universal de todo o seu patrimônio e aplicar parte de sua renda em programas sociais que acolhessem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Atualidade
Hoje, a empresa - mantida pelo Conselho Curador da Fundação - conta com três fábricas, um total de 186 mil metros quadrados de áreconstruída e computa cerca de dois mil funcionários. O investimento constanteem novas tecnologias contribuiu para este grandedesenvolvimento. Inclusive, ampliou a participação no mercado internacional. Segundo Murilo, a TM investiu em 2011 na compra de duas fábricas, uma no Chile e Latão Liga 270 fio-máquina, composto por 65% de cobre e 35% de zinco; Latão CLA (Corte Livre Americano) Liga 360, com 60% de cobre e 40% de zinco; Bronze Liga 651, um produto um pouco mais nobre, pois são adicionados elementos como alumínio, silício e zinco. outra na Argentina, para a produção de barras de latão. “Hoje, exportamos barras de cobre para a América do Sul e EUA, o que nos dá um retorno de 3 a 4% do faturamento global. Com estas novas aquisições, pretendemos crescer um pouco mais acima do PIB deste ano”.
Ainda, colocará em operação a partir de maio de 2012 equipamentos novos na unidade de laminados, contabilizando cerca de R$ 100 milhões em obras de engenharia civil, aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta – como um conjunto de fornos Ebner para tratamento térmico, laminadores e linhas de corte -, instalação e capacitação da mão de obra.
Suas linhas de produção envolvem a aplicação do cobre em diversos formatos: barras, vergalhões, perfis, fios, laminados, tubos para refrigeração, tubos para aplicação industrial, tubos para condução de água e gás, buchas de bronze e capas de bronze TM 23, barramentos de cobre para aplicações na indústria siderúrgica e de fornecimento de energia, bem como buchas e tarugos de bronze TM 620. Os materiais empregados podem ser divididos em três vertentes: cobre puro, para produção de fios elétricos, geralmente focados para o setor de energia; ligas de latão, onde é adicionado o elemento zinco e se produz a maior variedade de itens – cerca de 20 mil; e ligas de bronze, adicionando-se o estanho para uma série de aplicações nas indústrias. Já o setor parafuseiro, conta com três ligas principais no segmento cobre:
Latão Liga 270 fio-máquina, composto por 65% de cobree 35% de zinco;
Latão CLA (Corte Livre Americano) Liga 360, com 60% de cobre e 40% de zinco;
Bronze Liga 651, um produto um pouco mais nobre, pois são adicionados elementos como alumínio, silício e zinco. |
“Nossa produção de máteria-prima para o setor de fixadores chega 400 toneladas por ano, enquanto a nossa fabricação anual total gira em torno de 90 mil toneladas. Nossos principais mercados, por ordem de atuação, são os segmentos de construção civil, refrigeração, tubos industriais, indústria metal-mecânica (onde se encontra o mercado de fi xação), energia, vestuário e agrícola. Contamos com cerca de sete mil clientes ativos englobando todas essas áreas e somos certificados pelo ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007”, afirma o diretor Albano. A TM fechou o ano de 2010, seu último balanço divulgado, com R$ 889.216 mil de receita líquida de vendas.
Murilo também destaca que, além do constante crescimento, a TM possui alguns diferenciais que a tornam única no ramo. “Compromisso com a qualidade, variedade de produtos, bom atendimento, melhoria contínua, valorização aos colaboradores e responsabilidade social. Estes foram preceitos que Salvador Arena nos deixou e fazemos questão de dar continuidade a estes valores”.
Responsabilidade social e ambiental
O maior sonho de Arena era criar uma escola modelo. Por isso, chegou a montar um colégio dentro da fábrica para proporcionar aulas aos funcionários após o expediente.
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