Gestão & Negócios
Férias
Recentemente perguntaram-me: “Como faço para convencer meu chefe que preciso de férias?”. Esta pergunta me chamou a atenção por este tema ser ignorado por empresas e empregados. Parece que perdemos o real significado das férias. Ela é um direito do trabalhador previsto na legislação trabalhista por um único motivo, mas existem empregadores e funcionários que nunca perceberam sua importância. Em muitos casos, se não fosse lei, as férias seriam ignoradas.
Há empregados que se negam a tirar um período de descanso por entenderem que colocarão seus cargos em risco de perdêlos. Por outro lado, há empresas que o veem como um período de prejuízo por terem que pagar salários sem a contrapartida do trabalho. Se na sua empresa nunca houve um debate sobre a importância das férias, é hora de fazê-lo. Certamente promoverá mudanças de comportamento das chefias e dos empregados, promovendo um ambiente mais produtivo.
Férias é o principal antídoto contra a rotina laboral e doméstica que nos impede ver outras formas de realizar tarefas cotidianas. Mudar a rotina e abstrair-se em atividades fora do contexto do dia-a-dia pode nos oferecer outros horizontes. Energias renovadas fatalmente geram aumento da criatividade.
Sentir saudades de uma pessoa, da família, dos amigos, dos colegas e até mesmo do ambiente de trabalho, evoca um sentimento de valor que a rotina degrada sistematicamente. Afastar-se, sentir falta e retornar para supri-la é um tônico revigorante comumente desprezado.
O estresse pode ser positivo quando provoca a saída da zona de conforto, mas quando é resultado da rotina laboral pode causar sérios riscos à saúde física e mental. Se o momento de repouso se apresentar como uma imposição do empregador ou do empregado pode também ser estressante por gerar insegurança de uma ou outra parte.
Portanto, lembre-se que as férias não devem ser encaradas como um malefício ao empregador ou benefício ao trabalhador; é um período de descanso e renovação de energias, necessário para uma relação de trabalho profícua e duradoura.
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@wocs.com.br
|