Livros
Caminho das Pedras
O livro “Manual de Boas Práticas de Gestão” traz recomendações importantes para empresários que buscam competitividade e sustentabilidade
O Professor Engenheiro Paulo Regner é um dos responsáveis pelo processo de criação de empresas competitivas e sustentáveis no Rio Grande do Sul. Regner sempre se preocupou em formar pessoas a partir de uma perspectiva especial – a da construção de equipes e alta performance. Para isso, além de ações de cunho meramente técnico, ele se atentou com a formação de cidadãos na medida em que, só com a formação integral dos indivíduos, é possível gerar sociedades sustentáveis econômica e socialmente.
Regner lançou no dia 03 de novembro, na Livraria Cultura, em Porto Alegre, RS, o livro “Caminho das pedras: manual de boas práticas de gestão”. A obra disponibiliza uma série de ferramentas estratégicas que podem ser aplicadas nas diversas áreas de uma empresa.
O objetivo é instruir uma melhoria contínua nos processos, na produção e na gestão empresarial, impactando de forma positiva nos resultados e no crescimento da indústria. Destina-se a gerentes, supervisores e chefias, sendo também útil em pequenas empresas, aos quais apresenta um roteiro para torná-las mais rentáveis. O livro está dividido em três seções: comunicação e sensoriamento de dados; estratégias de negócios e metodologia para melhoria de gestão.
O texto é conciso, claro, e sem ser omisso, mostra o caminho “das pedras”, assuntos apresentados de forma lógica, do mais simples ao mais complexo, seguindo a experiência de 50 anos do autor no setor de autopeças (ex-diretor da Dana).
Dentre os assuntos tratados destaca-se: paradigmas; percepção; motivação; prestígio; liderança; credibilidade; poder; autoridade; controle; reconhecimento; confiança; “achômetro”; inovação; estratégias; custos; recursos humanos; estresse; obesidade; segurança; responsabilidade social e meio ambiente; sistema de medidas / ISO; uso dotempo; qualidade total; 5 porquês; 5S; 7 perdas; Kaizen; PDCA; curva ABC; programa mestre de produção.
Para Regner, tudo parte da necessidade de os profissionais se apropriarem de conceitos sólidos e amplos. Na primeira parte do livro, o autor trata das principais definições e conceitos básicos. Três macrotópicos principais são destacados, a saber: 1.1 - A importância da comunicação para o sucesso profissional; 1.2 - As diferentes formas
de comunicação; 1.3 - A questão de transformar as pessoas em agentes de mudança. No desenvolvimento os conceitos, o autor deixa claro que, para se tornar um cidadão e profissional leal, honesto, correto e competente, é necessário desenvolver aspectos de cunho comportamental (persuasão, percepção, motivação e credibilidade, entre outros). O ponto: lidar com pessoas é cada vez mais central e relevante no mundo moderno.
A busca da geração de autonomia tecnológica e de gestão também é um ponto crucial da trajetória do autor. Para que as empresas inovem, faz-se necessária a escolha de pessoas certas e de negócios coerentes. Regner tratou deste tema inúmeras vezes ao longo de sua vida. O livro é publicado em parceria com o SENAI- RS.
Informações:
Regner - pregner@terra.com.br
|