O mundo business está repleto de exemplos de empresas que fracassam apesar de possuírem ótimos produtos capazes de atender às necessidades dos consumidores mais exigentes, com preços pertinentes e uma distribuição inteligente. Via de regra, o problema é detectado na política de comunicação. Empresas que adotam política de comunicação sabem exatamente o que dizer; para quem dizer e como dizer. As técnicas de comunicação interna, também conhecidas por “Endomarketing” têm forte influência na sinergia de trabalho, motivação e transparência.
A comunicação externa exige um profundo conhecimento a respeito da mensagem a ser transmitida e dos diversos públicos a serem atingidos. Cabe identificar, neste artigo, a diferença básica entre propaganda e publicidade. Propaganda é a atividade focada em “propagar” enquanto a publicidade é o ato de tornar algo público. A indústria automobilística tem ótimos exemplos de publicidade e propaganda utilizados nas mais diversas mídias; TV, revista, jornal, rádio e web, entre outros, quando procuram incentivar as vendas – propaganda, ou quando fazem um “recall” – publicidade.
Uma velha piada recorrente nas rodas de profissionais da propaganda é sobre o ovo de pata que é um produto muito superior ao ovo de galinha. A diferença é que ao colocar o ovo a pata se cala ao contrário da galinha que apronta o maior escândalo. O planejamento da política de comunicação é tarefa para profissionais especializados capazes de identificar as melhores oportunidades, os melhores momentos, as melhores mídias e as melhores mensagens que, em conjunto, agreguem valor aos produtos e estimulem suas vendas. Foi-se o tempo em que o “dono” da empresa colocava um “reclame” dizendo que sua empresa ou produtos são os melhores do mercado. Quem elege o melhor produto é o cliente, nunca o fornecedor!
*Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
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