Os dois eventos, que contaram com a participação de empresas do setor parafuseiro, movimentaram mais de R$ 400 milhões em negócios
Nos dias 8 a 12 de abril, aconteceu no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, mais uma edição da Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação, integrada pela 16 ª Feicon Batimat e 11ª Expolux, com novidades apresentadas pelos 680 expositores.
Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Semana apresentou mais de 2.000 lançamentos para o mercado de construção e iluminação, sempre tendo a sustentabilidade como foco. Veja algumas novidades do setor de elementos de fixação:
Bemfixa
Genuinamente brasileira, a empresa, que está no mercado há 39 anos, apresentou durante a Feira a “Bucha Universal BX”. Fabricada em nylon 6.6, seu grande diferencial são as seis zonas de expansão que garante maior segurança na fixação e ancoragem em superfícies sólidas, ocas, gesso e paredes de drywall.
Possui ainda aletas exclusivas que evitam a rotação da bucha e garantem melhor aplicação ao parafuso. Aumenta em 20% a capacidade de carga em relação às buchas tradicionais. Com mais de 2 mil itens disponíveis em várias embalagens, a Bemfixa produz artigos direcionados para o comércio varejista e atacadista de materiais de construção, ferragens, ferramentas e materiais elétricos, além dos home-centers e supermercados.
Fixtil
Duas animadas performances marcaram a participação da Fixtil na Feicon/2008. Uma delas foi a apresentação bem humorada de um ator que demonstrou, em especial para as mulheres, a melhor forma de aplicação das buchas de fixação da marca. A outra foi um show com bailarinas de dança do ventre. O objetivo foi atrair a atenção de quem passava pela feira e, de quebra, conhecer melhor os produtos da empresa. Dos lançamentos mostrados no evento, a Fixtil trouxe a linha de parafusos e buchas especiais para fixação em placas de drywall, oco e forros de gesso.
O “POC” é um parafuso que a medida que é apertado, a bucha se deforma até se transformar em um nó, provocando um travamento de segurança. É indicado para fixação de objetos com pesos leves e médios. Já o “PBG” é um parafuso com bucha especial indicada para fixação em forro de gesso na vertical. Possui abas que se abrem com o aperto do parafuso, provocando um travamento perfeito e seguro. Este produto é recomendado para fixar objetos leves, explica Luiz Carlos Lopes, diretor.
A “BTB” é uma bucha toggler bolt com parafuso máquina. Indicada para fixações médias e pesadas, tem um reforço em metal que se prende à parte interna da parede por meio do ajuste de um guia plástico, que desliza sobre o parafuso.
Ciser
Fundada em 1959 pela família Schneider, em Santa Catarina, a Ciser foi criada para atender a um mercado que se ressentia da falta de parafusos, que eram então importados. Dentre as novidades, a empresa apresentou durante o evento o “Tenex”.
Esta parafuso é capaz de desenvolver uma tensão mínima pré-estabelecida, aplicando-se um determinado torque pela porca, ao mesmo tempo em que aplica um torque contrário para separar a espiga ranhurada da ponta do parafuso, por meio de um equipamento apropriado.
A instalação do Tenex deve ser feita com parafusadeira elétrica e não existe a possibilidade de aperto excessivo, uma vez que o dimensionamento da secção de cisalhamento é calibrado.
Jomarca
A Jomarca tem produzido fixadores para os mais diversos segmentos do mercado há mais de 38 anos. Possui hoje um parque fabril totalmente reformulado e modernizado com tecnologia de ponta, com cerca de 32 mil m² de área e capacidade produtiva para 600 milhões de peças por mês.
Na Semana, além da sua linha completa de parafusos, ferramentas, material elétrico e acessórios plásticos, a empresa apresentou um complemento da linha de parafusos fabricados em inox, chumbadores e uma nova linha de parafusos autobrocantes.
Para a empresa, segundo Adriana Prata (foto), gerente de Marketing, “a participação na Feira trouxe resultados muito produtivos, no sentido de prospecção de novos clientes e na geração de um relacionamento maior com os já existentes. A Jomarca acredita ser importante participar desse tipo de evento, por ser feito um importante trabalho de marketing institucional junto aos revendedores, sempre com o intuito de fortalecer a marca nas revendas e nos distribuidores”.
Walsywa
A Walsywa é uma empresa 100% nacional com 40 anos de mercado especializada na produção e vendas de produtos de fixação para construção civil. Ela apresentou na Feicon o “CBolt”, um chumbador do tipo parafuso em peça única, de haste roscada e cabeça sextavada flangeada para fixação de peças e equipamentos diversos nos mais variados materiais-base.
Dentre as vantagens, seu uso permite uma instalação rápida e fácil, ideal para aplicações repetitivas. É removível, reutilizável e não deixa peças no furo. Por ser peça única, proporciona excelente aparência e evita perda de componentes pela obra. Seu sistema de rosca não cria tensões no concreto e por isso pode ser aplicado em distâncias menores da borda, resistindo melhor à vibrações, cargas dinâmicas e de impacto. Isso sem falar do diâmetro da broca ser igual ao nominal do chumbador em medidas standard, e pode ser instalado com chave de impacto ou chave comum. |